16/02/2023
Começamos nossa
navegação com uma proposta de aprofundar os aprendizados do último semestre de
2022.
Investigando conteúdos bibliográficos e legislativos do contexto artístico , estudando o PCN, LDB,
O Romantismo, a História da Arte Brasileira- Modernismo sec. XX, Gravura
Histórica (técnicas e relações com impressão), História e Cultura: Buscando
definições para objeto complexo (perspectiva e conceitos teóricos), Arte,
História e História da Arte, História da Arte : Entre intenções e práticas; Por
uma História Cultural da Arte : Da produção da Obra a sua Apropriação; História
da Arte – Introdução; Ensino da Arte; Fundamentos Metodológicos de Arte ; Artes
Visuais, Artes Visuais na Educação Infantil: Ideias e práticas correntes; Arte
Educação no Brasil; Artes na Educação Infantil de acordo com a BNCC; Artes Visuais na Educação; Ensino de Artes :
Dificuldades, experiências e desafios. Currículo de Artes Visuais; Formação do
Professor; Histórico e tendências pedagógicas no Ensino da Arte.
Resgatamos algumas propostas didáticas que se perderam
durante nossas navegações
Fizemos um quadro Do
AbcdoE: Para conhecermos melhor nossa pedagogia para alfabetização e introdução
da Leitura e Escrita na primeira infância.
Como o livro Azul Dourado, de Contos sobre nossas vivências
e experiências
Costuramos um livrinho que conta nossa Estória e também um
mini livrinho de feltro com memória da Estória da Ana, nossa querida flor de
laranjeira;
Fizemos novos personagens guardiões de reciclado, uma
sereia, ainda não tem nome.
Desenvolvemos um método para a construção dos mapas
evolutivos e então o percurso para o tesouro com isopor e grafismos, pintamos
com tintas naturais ficou um resultado interessante, mas temos que aprimorar a
lógica do MAPA.
Esse último trimestre não vimos Ayá nem Sol, mas estão
cumprindo suas missões nas suas escolas. Fizemos um quadro de ABC que significa
profundamente nossos aprendizados. Sol vai começar a escrever e Ayá já lê, são
meus filhos queridos por isso são tesouros da Cristal, trocamos experiências
que nos valem muito. Matemática, História, Jogos, Geografia, Literatura,
Ciências, Artes, Música , em fim muitas trocas durante esses anos, que só nos
fazem Evoluir, Solzinho Sebastião já está falando e se comunica grandemente.
Nossos Guardiões
Seguimos pintando, pintamos placa, suportes, fizemos um
trabalho para Contação de Estórias, um chapéu, um carro, um homem, uma nuvem,
uma lua em fim, penduramos essas imagens em galhinhos e esperamos nossas
crianças para brincar e aprender.
Temos participado de feiras de artesanato vendendo
Bloquinhos construtivos para criancinhas menores. Uma ideia super interessante
sustentável e que ainda está em fase de crescimento.
Coloco nossos marca-textos para venda, insistimos nessa boa
ideia pois além de útil, de reaproveitamento e didático podemos continuar com
nossas trocas e ampliar nosso campo de conhecimento com outros artesãos e
artistas.
Também estamos testando o novo material artístico que por
enquanto está substituindo o lápis aquarelável, que é o pastel oleoso, já temos
uns 20 trabalhos é bom que exercita a expressão de forma diferente, outra
sensibilidade, mais cor, mais bruto, menos tempo, em fim outra dedicação.
Segue uma lista de Oficinas para quando começarmos a
trabalhar em sala de aula, ou dar Oficinas
- Trabalhos com tintas, mistura de cores, uso de água
pincéis > secagem, quantidade de tinta, tinta pra compartilhar.
- Recorte e Colagem, atenção a quantidade de cola (usar
pincel), atividade livre, páginas de revistas, mistura e restos de papéis>
atenção as formas, texturas desenhos e figuras. Construir imagens (paisagens,
pessoas etc.)
- Desenho; ter um bom apontador (ajudar as crianças a
apontar), ensinar a fazer cabeça, corpo, cabelo, olho, nariz, boca, árvore,
folha, casa, estrela, animal. Usar primeiro o lápis para desenhar. Colorir o
fundo.
-Nanquim – desenho, sombra, luz, grafismo, linhas e geometrias.
- Aquarela- Fazer desenho e com pouca tinta e pouca água
fazer a pintura> desenhar antes. Cores variadas, fazer degradês . (Usar uma
paleta feita de tampinhas de garrafa pet ).
-KILIM- enrolar pedaços recortados de cartolina (em tiras
coloridas), fazer uma boa quantidade. E colocar na figura projetada (coração,
borboleta, flor), ou na Letra do Nome.
-Maquete : Desenhar casas com régua, ou prédios,
estabelecimentos, deixando uma sobra a parte para colar a maquete , antes,
pintar bem bonito. Fazer árvores, pessoas, animais; Para fazer a árvore amassar
uma folha colorida de verde e colar no tronco;
-Árvore genealógica: produção independente, fazer a SUA
árvore que fale das SUAS origens. Usar cola colorida, purpurina, pontas de
lápis de cor, canetinha, lápis de cor, miçanga etc.
-BISCUIT: separar os pedaços da massinha que vão ser usados
(pois seca rápido) e criar GRAFISMOS em superfície alternativa (CD)e ou fazer objetos criativos como alimentos e coisas (violão, televisão
etc).
-Argila> numa superfície de papelão coberta por plástico
de cozinha ou sacola plástica comum, colocar na mesa a argila e os potes com
água; Modelar peixe, flor, imagem de pessoas, anjos, cestas etc. Ter espátulas
e palitos para a criação;
-Massinha: Distribuir as cores e falar do tema escolhido ou
não, fazerem suas expressões, cabeças, corpos cocares etc. colocar miçangas bem
bonitas para enfeitarem. Se for imagem plana colar num papel para expor.
- Massa corrida.: Fazer placas com massa corrida bem
espalhada num pedaço de papelão pedir para as crianças desenharem grafismos
indígenas esperar secar e colorir com tinta.
*** Fazer MURAIS bem acabados, com molduras de cartolina ou
outro papel mais duro e resistente para exposição dos trabalhos, fazer texto de
referência pedir para assinarem os nomes se possível a data. Pesquisar modelos para
exposição (Inventar! Pensar espaço que vai ocupar e saber dividir por temas
experenciados).
Outras idéias da CRISTAL:
- Produzir um livro de retalhos, construindo uma estória
contada ou lida em sala; temas como Religião, Território Brasileiro, Povos Originários. Linha e agulha, retalho, tesoura, alfinete,
tecido de preferência feltro. Também pode pintar um personagem com tinta de
tecido recortar e aplicar no livro;
-Construir um mapa do tesouro , com desenhos e pistas
gravados numa bandeja de isopor por um objeto perfurante, dar exemplo de
símbolos por exemplo um quadrado pode
ser um obstáculo, um triângulo um ganho, o circulo as etapas e assim vai.
Pintar com tinta natural, argilas e espirulina que tem o tom de terra especial
para o mapa e imprimir em papel jornal bem grande, podendo haver intervenções
com pincel e reproduzir de acordo com que se aproximam do tesouro.
-Experiência com pastel oleoso: Uma atividade abstrata,
subjetiva, surreal, para conhecer o inconsciente, o pirata. Apresentar artistas
modernos expressionistas, contemporâneos . Falar da impressão dos traços linhas
formas na questão autoral e histórica dos sujeitos e fazer uma comunicação
entre esses estilos para produção com o pastel; Apresentar VAN GOGH;
- Despertar da Consciência com lápis aquarelado, percepções
e linguagens o processo criativo e cognitivo para introdução à técnica.
-Método e manejo livre de fios coloridos, diversos tamanhos
e texturas. Fazer trançados, arranjos manuais e artesanais , uma prática para
coordenação artística, fazer mandalas unindo pedaços produzidos para uma grande
conexão;
- CRIAR UMA TELA; pode usar suportes alternativos, como
madeira, papelão etc. Com tinta acrílica projetar Fundo, cores, recortes de
planos e/ou imagens reais ou abstratas . Capacidade e habilidade para fazer
desenho de figuras comuns mulher, animal, planta, símbolos ; Promover um olhar
crítico e questionador; em fim narrar um fato ou acontecimento que queira ou
possa ser reproduzido
- Com papel que seja
“duro” que sirva para o uso de tinta e possa ficar suspenso. De preferência
bege. Projetar um desenho, imagem de figuras LIVRES , que venham à “cabeça” por
exemplo: “bichos”, “carro”, “lua”, ”árvore” e pedir pra criança pensar numa Estória,
pois esses serão seus personagens , e com 4 figuras montar um Conto.
Recortaremos as imagens depois de pintadas (com pincel) e penduraremos em
galhos com fita. Daí na próxima aula cada um vai interpretar com seu personagem
pendurado o seu conto de forma teatral e anímica. Irão narrar a Estória para seus
colegas que irão fazer o mesmo. Pode ser uma atividade em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário