quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Estudo


 

16/02/2023

Começamos  nossa navegação com uma proposta de aprofundar os aprendizados do último semestre de 2022.

Investigando conteúdos bibliográficos e legislativos  do contexto artístico , estudando o PCN, LDB, O Romantismo, a História da Arte Brasileira- Modernismo sec. XX, Gravura Histórica (técnicas e relações com impressão), História e Cultura: Buscando definições para objeto complexo (perspectiva e conceitos teóricos), Arte, História e História da Arte, História da Arte : Entre intenções e práticas; Por uma História Cultural da Arte : Da produção da Obra a sua Apropriação; História da Arte – Introdução; Ensino da Arte; Fundamentos Metodológicos de Arte ; Artes Visuais, Artes Visuais na Educação Infantil: Ideias e práticas correntes; Arte Educação no Brasil; Artes na Educação Infantil de acordo com a BNCC;  Artes Visuais na Educação; Ensino de Artes : Dificuldades, experiências e desafios. Currículo de Artes Visuais; Formação do Professor; Histórico e tendências pedagógicas no Ensino da Arte.

Resgatamos algumas propostas didáticas que se perderam durante nossas navegações

Fizemos um  quadro Do AbcdoE: Para conhecermos melhor nossa pedagogia para alfabetização e introdução da Leitura e Escrita na primeira infância.

Como o livro Azul Dourado, de Contos sobre nossas vivências e experiências

Costuramos um livrinho que conta nossa Estória e também um mini livrinho de feltro com memória da Estória da Ana, nossa querida flor de laranjeira;

Fizemos novos personagens guardiões de reciclado, uma sereia, ainda não tem nome.

Desenvolvemos um método para a construção dos mapas evolutivos e então o percurso para o tesouro com isopor e grafismos, pintamos com tintas naturais ficou um resultado interessante, mas temos que aprimorar a lógica do MAPA.

Esse último trimestre não vimos Ayá nem Sol, mas estão cumprindo suas missões nas suas escolas. Fizemos um quadro de ABC que significa profundamente nossos aprendizados. Sol vai começar a escrever e Ayá já lê, são meus filhos queridos por isso são tesouros da Cristal, trocamos experiências que nos valem muito. Matemática, História, Jogos, Geografia, Literatura, Ciências, Artes, Música , em fim muitas trocas durante esses anos, que só nos fazem Evoluir, Solzinho Sebastião já está falando e se comunica grandemente.

Nossos Guardiões

Seguimos pintando, pintamos placa, suportes, fizemos um trabalho para Contação de Estórias, um chapéu, um carro, um homem, uma nuvem, uma lua em fim, penduramos essas imagens em galhinhos e esperamos nossas crianças para brincar e aprender.

Temos participado de feiras de artesanato vendendo Bloquinhos construtivos para criancinhas menores. Uma ideia super interessante sustentável e que ainda está em fase de crescimento.

Coloco nossos marca-textos para venda, insistimos nessa boa ideia pois além de útil, de reaproveitamento e didático podemos continuar com nossas trocas e ampliar nosso campo de conhecimento com outros artesãos e artistas.

Também estamos testando o novo material artístico que por enquanto está substituindo o lápis aquarelável, que é o pastel oleoso, já temos uns 20 trabalhos é bom que exercita a expressão de forma diferente, outra sensibilidade, mais cor, mais bruto, menos tempo, em fim outra dedicação.

Segue uma lista de Oficinas para quando começarmos a trabalhar em sala de aula, ou dar Oficinas

- Trabalhos com tintas, mistura de cores, uso de água pincéis > secagem, quantidade de tinta, tinta pra compartilhar.

- Recorte e Colagem, atenção a quantidade de cola (usar pincel), atividade livre, páginas de revistas, mistura e restos de papéis> atenção as formas, texturas desenhos e figuras. Construir imagens (paisagens, pessoas etc.)

- Desenho; ter um bom apontador (ajudar as crianças a apontar), ensinar a fazer cabeça, corpo, cabelo, olho, nariz, boca, árvore, folha, casa, estrela, animal. Usar primeiro o lápis para desenhar. Colorir o fundo.

-Nanquim – desenho, sombra, luz, grafismo, linhas e  geometrias.

- Aquarela- Fazer desenho e com pouca tinta e pouca água fazer a pintura> desenhar antes. Cores variadas, fazer degradês . (Usar uma paleta feita de tampinhas de garrafa pet ).

-KILIM- enrolar pedaços recortados de cartolina (em tiras coloridas), fazer uma boa quantidade. E colocar na figura projetada (coração, borboleta, flor), ou na Letra do Nome.

-Maquete : Desenhar casas com régua, ou prédios, estabelecimentos, deixando uma sobra a parte para colar a maquete , antes, pintar bem bonito. Fazer árvores, pessoas, animais; Para fazer a árvore amassar uma folha colorida de verde e colar no tronco;

-Árvore genealógica: produção independente, fazer a SUA árvore que fale das SUAS origens. Usar cola colorida, purpurina, pontas de lápis de cor, canetinha, lápis de cor, miçanga etc.

-BISCUIT: separar os pedaços da massinha que vão ser usados (pois seca rápido) e criar GRAFISMOS em superfície alternativa (CD)e ou  fazer objetos criativos  como alimentos e coisas (violão, televisão etc).

-Argila> numa superfície de papelão coberta por plástico de cozinha ou sacola plástica comum, colocar na mesa a argila e os potes com água; Modelar peixe, flor, imagem de pessoas, anjos, cestas etc. Ter espátulas e palitos para a criação;

-Massinha: Distribuir as cores e falar do tema escolhido ou não, fazerem suas expressões, cabeças, corpos cocares etc. colocar miçangas bem bonitas para enfeitarem. Se for imagem plana colar num papel para expor.

- Massa corrida.: Fazer placas com massa corrida bem espalhada num pedaço de papelão pedir para as crianças desenharem grafismos indígenas esperar secar e colorir com tinta.

 

*** Fazer MURAIS bem acabados, com molduras de cartolina ou outro papel mais duro e resistente para exposição dos trabalhos, fazer texto de referência pedir para assinarem os nomes se possível a data. Pesquisar modelos para exposição (Inventar! Pensar espaço que vai ocupar e saber dividir por temas experenciados).

Outras idéias da CRISTAL:

- Produzir um livro de retalhos, construindo uma estória contada ou lida em sala; temas como Religião, Território Brasileiro, Povos Originários.  Linha e agulha, retalho, tesoura, alfinete, tecido de preferência feltro. Também pode pintar um personagem com tinta de tecido recortar e aplicar no livro;

-Construir um mapa do tesouro , com desenhos e pistas gravados numa bandeja de isopor por um objeto perfurante, dar exemplo de símbolos  por exemplo um quadrado pode ser um obstáculo, um triângulo um ganho, o circulo as etapas e assim vai. Pintar com tinta natural, argilas e espirulina que tem o tom de terra especial para o mapa e imprimir em papel jornal bem grande, podendo haver intervenções com pincel e reproduzir de acordo com que se aproximam do tesouro.

-Experiência com pastel oleoso: Uma atividade abstrata, subjetiva, surreal, para conhecer o inconsciente, o pirata. Apresentar artistas modernos expressionistas, contemporâneos . Falar da impressão dos traços linhas formas na questão autoral e histórica dos sujeitos e fazer uma comunicação entre esses estilos para produção com o pastel; Apresentar VAN GOGH;

- Despertar da Consciência com lápis aquarelado, percepções e linguagens o processo criativo e cognitivo para introdução à técnica.

-Método e manejo livre de fios coloridos, diversos tamanhos e texturas. Fazer trançados, arranjos manuais e artesanais , uma prática para coordenação artística, fazer mandalas unindo pedaços produzidos para uma grande conexão;

- CRIAR UMA TELA; pode usar suportes alternativos, como madeira, papelão etc. Com tinta acrílica projetar Fundo, cores, recortes de planos e/ou imagens reais ou abstratas . Capacidade e habilidade para fazer desenho de figuras comuns mulher, animal, planta, símbolos ; Promover um olhar crítico e questionador; em fim narrar um fato ou acontecimento que queira ou possa ser reproduzido

-   Com papel que seja “duro” que sirva para o uso de tinta e possa ficar suspenso. De preferência bege. Projetar um desenho, imagem de figuras LIVRES , que venham à “cabeça” por exemplo: “bichos”, “carro”, “lua”, ”árvore” e pedir pra criança pensar numa Estória, pois esses serão seus personagens , e com 4 figuras montar um Conto. Recortaremos as imagens depois de pintadas (com pincel) e penduraremos em galhos com fita. Daí na próxima aula cada um vai interpretar com seu personagem pendurado o seu conto de forma teatral e anímica. Irão narrar a Estória para seus colegas que irão fazer o mesmo. Pode ser uma atividade em grupo.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário