Inicio terceiro trimestre, dia 10/10/2023
e vamos com Música, Dança, Teatro e Artes Visuais!!!! Polivalência na vida**
Aprofundamos nosso conhecimento sobre o contexto da educação, e cada vez mais indo para águas mais profundas.
Lemos Michel Focault que fala sobre o sistema militar e de repetição de exercícios que "capacitam" o indivíduo sócio e culturalmente.
Aprendemos sobre Jean Piaget (cognitivista) o aprendizado atravéz da assimilação acomodação sendo o ensino reversível uma solução, com pesquisa e reflexão uma certa reequlibração e evolução (Piaget inclui a evolução das percepções desenvolvidas como praxis para o conhecimento familiarizar-se pertencer e agir no mundo! ).
Conhecemos melhor Paulo Freire, sobre ensinar para liberdade, uma reflexão crítica sobre prática, assunção da identidade cultural a relação dialética entre autoridade, sobre adivinhas e intuição na aprendizagem e a realizaçãom da realidade como aventura humana(pensei nos nossos mapas do tesouros, nosso percurso didático e todos os elementos dos piratas).
Paulo Freire também pensa numa revolução coletiva, em resistência , diferenças e diversidades (a trajetóia de cada um, autonomia), fala em espontaneidade e atendimento aos excluídos.
Ausubel (aprendizagem com conhecimentos prévios) acreditava no desdobramento do Eu, sobre analise das influências de saberes e interações. Explica uma aprendizagem significativa (pontes) e uma estrutura cognitiva (mensagem). Utiliza conceitos e desencadeamento de aprendizagens (combinatórias, receptivas, verbais e propositais)/sibordinadas ou assimiladas como obliteração, como uma programação. A reorganização de tudo se dá por meio de fatos inclusivos ou diferenciados.
Vygotsky (sociointeracionista) vê que para aprender certas coisas é necessário uma maturidade cerebral. "Falar para si mesmo" ter "essencialismo", onde o corpo somático responde a uma alfabetização abstrata, só o pensamento científico qualifica, ou seja assume o funcionamento intelectual com reflexão e controle. Daí concepções de idade mental, transferência cultural-histórica, desenvolvimento proximal, a cooperação do ambiente e companheiros, mindset etc.
Skinner(comportamental) nos fala sobre o estímulo-resposta e seus efeitos discriminatórios - de condicionamento, modelagem e generalização.As variáveis de input e output.
Giroux - o professor é agente transformador, com um ensino que não seja neutro.
Carl Rogers (humanista)
Partilhas gerais da Arte- Educação dos estudos:
linhas da Psicologia da educação*
*Behaviorismo "caixa negra" - punição recompensa experiência repetitivas
*Conectivismo - fontes, redes, diversidade, tecnologia, estado atual
ABORDAGEM TRIÂNGULAR- Ana Mae Barbosa.
FAZER FRUIR REFLETIR (PCN)
6 dimensões do conhecimento em Arte
1 CRIAÇÃO
2 CRÍTICA
3 ESTESIA
4 EXPRESSÃO
5 FRUIÇÃO
6 EXPRESSÃO
Competência Específica
1- Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente (povos indígenas e tradicionais)
2- Linguagens e práticas intergradas (uso de novas tecnologias)
3-Matrizes estéticas e culturais (ex: Brasil e manifestações contemporâneas)
4-Experenciar percepção, expressividade e imaginação/ Resignificar o espaço da escola.
5-Recursos tecnológicos - registro, pesquisa e criação artística.
6-Problematizar Arte/Mídia/Mercado/Consumo.
7-Questões Políticas, utilizar intervenções artísticas (por meio de exercício)
8-Autonomia, crítica, coletivo e colaboração.
9- Patrimônio artístico Nacional e Internacional/ Material e Imaterial.
Proposta pedagógica BNCC - O que ensinar, como ensinar, quando ensinar, como/quando avaliar
10 competencias gerais
Conhecimento- Habilidades- Atitudes- Valores
Parâmetros para currículos
Carácter Essencial
@@@
SOBRE:
Projetos
Unidade Temática
Interdisciplinaridade
-> compatiblidade com o aprendizado
->construir regras coletivamente
Artigo 79-B O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Cosnciência Negra;
temáticas anti-racistas -estética - identidade - representatividade
Mais observações: Alunos Protagonistas
Djamila Ribeiro:
ALFABETIZAÇÃO é o processo de aprendizado da leitura e da escrita
LETRAMENTO é o uso da competência fa leitura e da escrita nas práticas sociais.
outro: Na BNCC o ensino infantil (brincar, expressar, explorar, participar, conviver e conhecer-se) os campos de experiência (o eu,o nós,o outro/corpo, gestos e movimentos/traços, sons, cores e formas/escuta, fala, pensamento e imaginação/espaços, tempos, quantidades, relações e transformação) são comuns
bebês 1ano a 6m/ crianças bem pequenas 1ano e 7m e 3anos e 11m/ crianças pequenas 4 a 5
mas os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são específicos para cada faixa etária. No ens. fundamental também, porém as habilidades são específicas.
leitura exemplo da BNCC
E1 - Etapas de Ensino
02 - Faixa etária
EO - Campo de experiência
03 - Posição da habilidade
mais: Artigo 22 - Finalidade da Educação básica: desenvolver o educando, formação para cidadania e meios para progredir no trabalho e estudos posteriores.
Atendimento a crianças na escola:
4h parcial/ 7h integral
carga horária 1000h- 200 dias - por ano!
no ensino infantil o controle de frequencia é de 60% 800h
no fundamental 75%
e o Ensino Fundamental dura 9 anos, começando aos 6 anos. > conteúdo obrigatório ex: estudo dos símbolos nacionais como tema transversal.
leitura, escrita,cálculo, vida social, atitudes e valores
Anos Iniciais(1o ao 5o) e Anos Finais(6o ao9o )>> Linguagens e componentes curriculares
lingua portuguesa
Arte
Educação Física
Matemática
Ciências
História
Geografia
Ensino Religioso (facultativo)
Importante LDB 9.394/96 - Art 3: PRINCIPIOS
1-Igualdade
2-Qualidade
3-Gestão Democrática
4-Liberdade
5-Valorização do Magistério
++++
Características da Didática - PROFESSOR/ ALUNO/CONTEÚDO : 'para que este ensino será utilizado'
.Planejamento
.Processo - organização e mediação
.Avaliar aprendizagem
Materiais didáticos: obras didáticas, obras pedagógicas, sofwares e jogos educacionais, obras literárias, materiais de reforço, plano de aula e atividades, materiais de formação, materiais destinados à gestão escolar
ainda sobre os materiais é necessário :
qualidade física do material
Foco e coerência
Rigor/ Usabilidade (atende à expectativa?)
Logística (estruturar, qualificar e realizar)
'METODOLOGIA é como o ENSINO será aplicado'
Atividades Pedagógicas é a aula estar relacionada ao objetivo, está relacionada a formação dos estudantes
Escola e Sociedade - (coletivo e político): Juízo de valor e Pesquisa.
******
Assuntos importantes da História : as tendências pedagogicas
Progressistas e Liberais
1- Liberais (capitalismo, pedagogia institucional, 50 anos no cenário educacional):
status, individualista, mérito, progressivistas(Dewey), manutenção, tradição(jesuítas 1549, método expositivo), igualdade(desigualdade social) - renovada não- diretiva (Carl Rogers> tendencias conservadoras renovadas> professor auxiliador), teoria não crítica, tecnicista (skinner), adequação, ajustamento e adaptção
2- Progressitas
transformação, conscientização, resistência, desigualdade em contextos de realidades sociais (análise crítica ex: Karl Marx), vivencia grupal e conteúdos universais (libertária), conexao teoria e prática,amadurecimento
finalidade socio-politica :
libertadora - Paulo freire: temas geradores, problematizações, oprimidos x opressores, aluno no centro
libertária- Frenet : autogestão, conteúdo livre, professor conselheiro, conteúdos a disposicao do aluno, educação estética
crítico social : (Libaneo e Saviani)
PPP - Projetos políticos pedagógicos (protagonismo e cidadania)*assuntos específicos para cada área de conhecimento.
-pensamento cientifico
-comunicação
-cultura digital
-conhecimento
-autonomia
-empatia e cooperação
-autocuidado e autoconhecimento
-argumentação
-autogestão
é obrigatório o estudo da História e cultura Afro-Brasileira e Indígena.
ECA = Estatuto da criança e do adolescente -
lei 8.069/90 - Proteção Integrada para criança até os 12 anos. ESTADO-FAMILIA-SOCIEDADE
& art. 56 -Em caso de maus tratos , evasão escolar e elevados níveis de repetência (não considera-se a aprovação automática) os dirigentes do ensino fundamental deverão comunicar-se com o Conselho Tutelar.
-- classes multiseriadas, considera o percurso e a qualidade do aprendizado'''' deve ter histórico escolar de cada criança e também uma sequencia curricular por exemplo a alfabetização- A ESCOLA DEVE SE ADEQUAR AO ALUNO.
DCN -
- Cada Municipio Estado e Federação vai dizer qual conteúdo será trabalhado (documentos)
- Avaliação da aprendizagem, Avaliação Interna e Externa, Avaliação de redes de educação básica. (Art 46)
Artigo 29 - Educação Especial
lei Brasileira da Educação - Inclusão da pessoa com deficiência Nº 13.149 (2015)
* Nise da Silveira -- terapia e Arte
Sobre NÓS, para Realizar nosso sonho
PRECISAMOS DE :
PLANEJAMENTO
JUSTIFICATIVA
ORÇAMENTO
DOCUMENTAÇÃO
PROFESSORES
PNE- Plano Nacional de Educação
diretrizes: Artigo 214
Artigo 3o- Metas-- referência "censo" -- etapas e níveis
Artigo5o- Monitoramento contínuo e avaliações periódicas.
Artigo 8o: Planos de Educação (prazo 1 ano) - planejamento estratégico participativo
ex:cultura e politicas sociais, acessibilidade, pop. tradicionais
Artigo 9o- Estados , Municipios e Distrito Federal tem leis específicas para seus respectivos sistemas de ensino (são aprovados)
Branding --- elementos que geram sensações e lembranças: letras, cores, formas, sons
multidisciplinaridade - das disciplinas/objeto de estudo TEMA em comum.
interdisciplinaridade - componentes currículares estudados em conjunto
transdisciplinaridade - uma metodologia integral ex: compreensão global.
Getúlio Vargas dec. 20 (Escola Nova, reformas) inclui "Cantos Orfeônicos" com o ensino de música nas escolas
1948- Surge a Escolinha de Artes do Brasil
LDB 5692/71 Introdução da Educação Artística no currículo educacional
LDB 9394/96 - Arte é componente curricular obrigatório, definido nos PCN de Arte em 4 linguagens: Artes Visuais, dança, música e teatro.
LDB- ARTIGO 3° 'A democracia deve ser o ponto de partida e chegada em todo processo educativo'
LDB- ART. 15° Autonomia pedagogica e administrativa, e de gestão financeira.
LDB-Artigo 4o: XII Garantia da Educação Digital, 'letramento digital'. Técnicas, ferramentas e recursos digitais.Artigo 60 da lei 5692/7 - "será obrigatória a inclusão da educação moral e cívica, educação física e Artística, Programas de saúde nos currículos 1o e 2o graus..." ( Niskier,1998,p.82)
Jhon Dewey relaciona a ARTE em seu estado bruto como "regar uma planta", "ascender o fogo da lareira" -- Escola Nova
Ana Mae Barbosa (1991, p.37 e 38) "que a história da arte é importante conhecer as características das classificações de estilos, a relação de uma forma de expressões com caracteristicas sociais, e com psicologia social da época"
- A.M.B - "A arte ajuda a desenvolver a inteligencia tradicional, o QI, aquele que mede nossa capacidade mais lógica de memorizar e identificar padrões"
- A.M.B - dimensões Apreciação, Produção, Contextualização
"A escola nãp pode ignorar as funções vitais que as artes desempenharam em nossa sociedade. Elas possibilitam o auto-conhecimento, a constituição do pensamento e da consciencia, e o desenvolvimento da expressão e criação. Assim levam-nos a conhecer mais nosso povo e nossa história, suas ideias e concepções de mundo"
~ Augusto Rodrigues, Anísio Teixeira, Helena Antipoff e Noemia Varella~
algumas referências: Tião Rocha ; o Olhar do outro - Pedagogia da Roda, as linguagens interagem
Augusto Boal - Teatro do Oprimido
GOOGLE ARTE E CULTURA
Um pouco de cronologia:
1961 LDB 4024/61 - surge a palavra arte no ensino
1971 LDB 5692/71- Educação Artística como atividade
1996 LDB 9394/96 - Obrigatoriedade do Ensino de Artes
Lei 13.278 2 de maio de 2016 -4 linguagens da Arte para o ensino de Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário