terça-feira, 10 de outubro de 2023

terceiro trimestre Revisões e Navegação!

 


Inicio terceiro trimestre, dia 10/10/2023

e vamos com Música, Dança, Teatro e Artes Visuais!!!! Polivalência  na vida**

Aprofundamos nosso conhecimento sobre o contexto da educação, e cada vez mais indo para águas mais profundas.

Lemos Michel Focault que fala sobre o sistema militar e de repetição de exercícios que "capacitam" o indivíduo sócio e culturalmente.

Aprendemos sobre Jean Piaget (cognitivista) o aprendizado atravéz da assimilação acomodação sendo o ensino reversível uma solução, com pesquisa e reflexão uma certa reequlibração e evolução (Piaget inclui a evolução das percepções desenvolvidas como praxis para o conhecimento familiarizar-se pertencer e agir no mundo! ).

Conhecemos melhor Paulo Freire, sobre ensinar para liberdade, uma reflexão crítica sobre prática, assunção da identidade cultural a relação dialética entre autoridade, sobre adivinhas e intuição na aprendizagem e a realizaçãom da realidade como aventura humana(pensei nos nossos mapas do tesouros, nosso percurso didático e todos os elementos dos piratas).

Paulo Freire também pensa numa revolução coletiva, em resistência , diferenças e diversidades (a trajetóia de cada um, autonomia), fala em espontaneidade e atendimento aos excluídos.

Ausubel (aprendizagem com conhecimentos prévios) acreditava no desdobramento do Eu, sobre analise das influências de saberes e interações. Explica uma aprendizagem significativa (pontes) e uma estrutura cognitiva (mensagem). Utiliza conceitos e desencadeamento de aprendizagens (combinatórias, receptivas, verbais e propositais)/sibordinadas ou assimiladas como obliteração, como uma programação. A reorganização de tudo se dá por meio de fatos inclusivos ou diferenciados.

Vygotsky (sociointeracionista) vê que para aprender certas coisas é necessário uma maturidade cerebral. "Falar para si mesmo" ter "essencialismo", onde o corpo somático responde  a uma alfabetização abstrata, só o pensamento científico   qualifica, ou seja assume o funcionamento intelectual com reflexão e controle. Daí concepções de idade mental, transferência cultural-histórica, desenvolvimento proximal, a cooperação do ambiente e companheiros, mindset etc.

Skinner(comportamental) nos fala sobre o estímulo-resposta e seus efeitos discriminatórios - de condicionamento, modelagem e generalização.As variáveis de input e output.

Giroux - o professor é agente transformador, com um ensino que não seja neutro.

Carl Rogers (humanista)


Partilhas gerais da Arte- Educação dos estudos:

linhas da Psicologia da educação*

*Behaviorismo "caixa negra" - punição recompensa experiência repetitivas

*Conectivismo - fontes, redes, diversidade, tecnologia, estado atual

ABORDAGEM TRIÂNGULAR- Ana Mae Barbosa.  

FAZER FRUIR REFLETIR (PCN)

6 dimensões do conhecimento em Arte

1 CRIAÇÃO

2 CRÍTICA

3 ESTESIA

4 EXPRESSÃO

5 FRUIÇÃO

6 EXPRESSÃO

 Competência Específica

1- Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente (povos indígenas e tradicionais)

2- Linguagens e práticas intergradas (uso de novas tecnologias)

3-Matrizes estéticas e culturais (ex: Brasil e manifestações contemporâneas)

4-Experenciar percepção, expressividade e imaginação/ Resignificar o espaço da escola.

5-Recursos tecnológicos - registro, pesquisa e criação artística.

6-Problematizar Arte/Mídia/Mercado/Consumo.

7-Questões Políticas, utilizar intervenções artísticas (por meio de exercício)

8-Autonomia, crítica, coletivo e colaboração.

9- Patrimônio artístico Nacional e Internacional/ Material e Imaterial.

Proposta pedagógica BNCC - O que ensinar, como ensinar, quando ensinar, como/quando avaliar

10 competencias gerais

Conhecimento- Habilidades- Atitudes- Valores

Parâmetros para currículos

Carácter Essencial

@@@

SOBRE:

Projetos

Unidade Temática

Interdisciplinaridade

-> compatiblidade com o aprendizado

->construir regras coletivamente

Artigo 79-B O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Cosnciência Negra;

temáticas anti-racistas -estética - identidade - representatividade

Mais observações: Alunos Protagonistas

Djamila Ribeiro: 

ALFABETIZAÇÃO é o processo de aprendizado da leitura e da escrita

LETRAMENTO é o uso da competência fa leitura e da escrita nas práticas sociais.


outro: Na BNCC o ensino infantil (brincar, expressar, explorar, participar, conviver e conhecer-se) os campos de experiência (o eu,o nós,o outro/corpo, gestos e movimentos/traços, sons, cores e formas/escuta, fala, pensamento e imaginação/espaços, tempos, quantidades, relações e transformação) são comuns

bebês 1ano a 6m/ crianças bem pequenas 1ano e 7m e 3anos e 11m/ crianças pequenas 4 a 5

 mas os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são específicos para cada faixa etária. No ens. fundamental também, porém as habilidades são específicas.

leitura exemplo da BNCC

E1 - Etapas de Ensino

02 - Faixa etária

EO - Campo de experiência

03 - Posição da habilidade


mais: Artigo 22 - Finalidade da Educação básica: desenvolver o educando, formação para cidadania e meios para progredir no trabalho e estudos posteriores.

Atendimento a crianças na escola: 

4h parcial/ 7h integral

carga horária 1000h- 200 dias - por ano!

no ensino infantil o controle de frequencia é de 60% 800h

no fundamental 75%

e o Ensino Fundamental dura 9 anos, começando aos 6 anos.  > conteúdo obrigatório ex: estudo dos símbolos nacionais como tema transversal.

leitura, escrita,cálculo, vida social, atitudes e valores

Anos Iniciais(1o ao 5o) e Anos Finais(6o ao9o )>> Linguagens e componentes curriculares

lingua portuguesa

Arte

Educação Física

Matemática

Ciências

História

Geografia

Ensino Religioso (facultativo)

 Importante  LDB 9.394/96 - Art 3: PRINCIPIOS

1-Igualdade

2-Qualidade

3-Gestão Democrática

4-Liberdade

5-Valorização do Magistério

++++

Características da Didática - PROFESSOR/ ALUNO/CONTEÚDO : 'para que este ensino será utilizado'

.Planejamento

.Processo - organização e mediação

.Avaliar aprendizagem

Materiais didáticos: obras didáticas, obras pedagógicas, sofwares e jogos educacionais, obras literárias, materiais de reforço, plano de aula e atividades, materiais de formação, materiais destinados à  gestão escolar

ainda sobre os materiais é necessário :

qualidade física do material

Foco e coerência

Rigor/ Usabilidade (atende à expectativa?)

Logística (estruturar, qualificar e realizar)

'METODOLOGIA é como o ENSINO será aplicado'

Atividades Pedagógicas é a aula estar relacionada ao objetivo, está relacionada a formação dos estudantes

Escola e Sociedade - (coletivo e político): Juízo de valor e Pesquisa.

******

Assuntos importantes da História : as tendências pedagogicas

Progressistas e Liberais

1- Liberais (capitalismo, pedagogia institucional, 50 anos no cenário educacional):

status, individualista, mérito, progressivistas(Dewey), manutenção, tradição(jesuítas 1549, método expositivo), igualdade(desigualdade social) - renovada não- diretiva (Carl Rogers> tendencias conservadoras renovadas> professor auxiliador), teoria não crítica, tecnicista (skinner), adequação, ajustamento e adaptção

2- Progressitas

transformação, conscientização, resistência, desigualdade em contextos de realidades sociais (análise crítica ex: Karl Marx), vivencia grupal e conteúdos universais (libertária), conexao teoria e prática,amadurecimento

finalidade socio-politica :

libertadora - Paulo freire:  temas geradores, problematizações, oprimidos x opressores, aluno no centro

libertária- Frenet : autogestão, conteúdo livre, professor conselheiro, conteúdos a disposicao do aluno, educação estética

crítico social : (Libaneo e Saviani)


PPP - Projetos políticos pedagógicos (protagonismo e cidadania)*assuntos específicos para cada área de conhecimento.

-pensamento cientifico

-comunicação

-cultura digital

-conhecimento

-autonomia


-empatia e cooperação

-autocuidado e autoconhecimento

-argumentação

-autogestão

é obrigatório o estudo da História e cultura Afro-Brasileira e Indígena.


ECA = Estatuto da criança e do adolescente - 

lei 8.069/90 - Proteção Integrada para criança até os 12 anos. ESTADO-FAMILIA-SOCIEDADE

& art. 56 -Em caso de maus tratos , evasão escolar e elevados níveis de repetência (não considera-se a aprovação automática) os dirigentes do ensino fundamental deverão comunicar-se com o Conselho Tutelar.

-- classes multiseriadas, considera o percurso e a qualidade do aprendizado'''' deve ter histórico escolar de cada criança e também uma sequencia curricular por exemplo a alfabetização- A ESCOLA DEVE SE ADEQUAR AO ALUNO.

DCN -

-     Cada Municipio Estado e Federação vai dizer qual conteúdo será trabalhado (documentos)

-     Avaliação da aprendizagem, Avaliação Interna e Externa, Avaliação de redes de educação básica. (Art 46)

Artigo 29 - Educação Especial

lei Brasileira da Educação - Inclusão da pessoa com deficiência Nº 13.149 (2015)

* Nise da Silveira -- terapia e Arte

Sobre NÓS, para Realizar nosso sonho

PRECISAMOS DE :

PLANEJAMENTO

JUSTIFICATIVA

ORÇAMENTO

DOCUMENTAÇÃO

PROFESSORES


PNE- Plano Nacional de Educação

diretrizes: Artigo 214

Artigo 3o- Metas-- referência "censo" -- etapas e níveis

Artigo5o- Monitoramento contínuo e avaliações periódicas.

Artigo 8o: Planos de Educação (prazo 1 ano) - planejamento estratégico participativo

ex:cultura e politicas sociais, acessibilidade, pop. tradicionais

Artigo 9o- Estados , Municipios e Distrito Federal tem leis específicas para seus respectivos sistemas de ensino (são aprovados)

Branding --- elementos que geram sensações e lembranças: letras, cores, formas, sons

multidisciplinaridade - das disciplinas/objeto de estudo TEMA em comum.

interdisciplinaridade - componentes currículares estudados em conjunto

transdisciplinaridade - uma metodologia integral ex: compreensão global.

Getúlio Vargas dec. 20 (Escola Nova, reformas)  inclui "Cantos Orfeônicos" com o ensino de música nas escolas

1948- Surge a Escolinha de Artes do Brasil

LDB 5692/71 Introdução da Educação Artística no currículo educacional

LDB 9394/96 - Arte é componente curricular obrigatório, definido nos PCN de Arte em 4 linguagens: Artes Visuais, dança, música e teatro. 

LDB- ARTIGO 3° 'A democracia deve ser o ponto de partida e chegada em todo processo educativo'

LDB- ART. 15° Autonomia pedagogica e administrativa, e de gestão financeira.

LDB-Artigo 4o: XII Garantia da Educação Digital, 'letramento digital'. Técnicas, ferramentas e recursos digitais.Artigo 60 da lei 5692/7 - "será obrigatória a inclusão da educação moral e cívica, educação física e Artística, Programas de saúde nos currículos 1o e 2o graus..." ( Niskier,1998,p.82)

Jhon Dewey  relaciona a ARTE em seu estado bruto como "regar uma planta", "ascender o fogo da lareira" -- Escola Nova

Ana Mae Barbosa (1991, p.37 e 38) "que a história da arte é importante conhecer as características das classificações de estilos, a relação de uma forma de expressões com caracteristicas sociais, e com psicologia social da época" 

- A.M.B - "A arte ajuda a desenvolver a inteligencia tradicional, o QI, aquele que mede nossa capacidade mais lógica de memorizar e identificar padrões"

- A.M.B - dimensões Apreciação, Produção, Contextualização

"A escola nãp pode ignorar as funções vitais que as artes desempenharam em nossa sociedade. Elas possibilitam o auto-conhecimento, a constituição do pensamento e da consciencia, e o desenvolvimento da expressão e criação. Assim levam-nos a conhecer mais nosso povo e nossa história, suas ideias e concepções de mundo" 

~ Augusto Rodrigues, Anísio Teixeira, Helena Antipoff e Noemia Varella~

algumas referências: Tião Rocha ; o Olhar do outro - Pedagogia da Roda, as linguagens interagem

Augusto Boal - Teatro do Oprimido

GOOGLE ARTE E CULTURA

Um pouco de cronologia:

1961 LDB 4024/61 - surge a palavra arte no ensino

1971 LDB 5692/71- Educação Artística como atividade

1996 LDB 9394/96 - Obrigatoriedade do Ensino de Artes

Lei 13.278 2 de maio de 2016 -4 linguagens da Arte para o ensino de Arte.


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