quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Fim de ano ! Aportando em Terras Novas, tempo de Partilhas e Luas de Primavera esperando o Verão

 Chegamos até aqui, viajamos por mares profundos, quando partimos nem imaginávamos tantas aventuras que iriamos passar!

Foi um trimestre de aprendizados estudos e trabalhos. Conhecemos mais crianças lindas, brincamos, fizemos arte, exploramos técnicas com reciclado, jogamos jogo da memória feito especialmente para oficina, jogo da velha improvisado com bandeja de isopor e tampinhas. Até caça ao tesouro teve!!! Com as tampinhas (tesouro da Cristal) que encontramos na praia... As crianças do caixa mágica chegaram junto para a oficina de bichinhos do fundo do mar com reciclado, acertaram o nome de todos animais que tinhamos feito especialmente para crianças. Transbordaram criatividade!!! Os menorzinhos também arrasaram! Teve dia das crianças na feira de Piratininga, fizemos pela primeira vez desenho livre com os materiais doados para o projeto na Ecosol, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, lápis e borracha. Maravilhoso foram mais de 20 crianças! Aprendemos a fazes slime. A oficina dos animais do fundo do mar também teve mais que 15 crianças participando tudo junto, faltou tesoura, mas dividiram bonitinho o material!

Vamos celebrar nossa partilha final num evento dia 16, onde vou fazer jogos da memória com o projeto caixa mágica, de reciclado. Estaremos lá!

E continuando com nossas novidades, terminamos nosso ciclo na UFRJ, estou oficialmente formada pela faculdade, em Licenciatura em Artes Visuais; E dando continuidade pesquisando uma pós para que minha formação possa contribuir para meu sonho de construí-la Cristal. Penso em Pedagogia, só por causa de vc querida escolinha.

A UFRJ abriu meus caminhos, nunca pensei em diploma, sempre achei que era o aprendizado que contava mais que um mérito etc. Mas vemos a importancia do rito, do ciclo, da formação em si. Para mim um enorme aprendizado, a quantidade e conteúdo que nesse ano eu me aprofudei é inexplicável, é muita coisa, um resgate infinito e maravilhoso! Fiz minha primeira prova de concurso para o Município, para professora de Artes, e é essencialmente recompensador saber que tive uma média que poderia ter me aprovado 6,3. Só não estou aprovada nesse concurso pois troquei uma questão certa de português pela alternativa errada, sem esse movimento estava APROVADA, sério, que interessante né, quem diria, eu completamente vinda de uma imersão em agricultura familiar quase ser aprovada no concurso público.

Não paramos por aí!!!Passamos numa entrevista de emprego para uma escola em PARATY!!! Simm, fiz até a preparação vocal antes e deu certo! Lá fomos nós para as águas mais profundas que existem revimos nossos amigos nos lavamos no rio pereque, participamos da Flip, vimos o maracatu tira mofo. Tudo certo. Fizemos uma aula teste maravilhosa na escola centro de ensino integrado de Paraty, as professoras adoraram a gravura em isopor e a aula sobre canoas, falamos sobre o tema indigena, artesanato, origem da gravura, em fim foi super legal. Mas infelizmente a professoara que ia ceder a vaga voltou atras e eles não precisavam mais de professora...

Seguimos e fizemos uma prova para a Escola Força Máxima, estou aguardando a resposta, foi tudo interpretação de texto;

A escola Prisma Montessori também chegou a fazer contato, mas choveu muito a escola teve problemas no dia da entrevista, nunca mais retornaram, também poderia ser uma experiência interessante né. Mas já contrataram outra pessoa.

Esse mês não fizemos oficina na Feira de Piratininga, estamos aguardando pra saber se vamos fazer oficina domingo agora.

Não produzi muitos trabalhos de arte nesse trimestre, fiz alguns marca-livros, poucos pastéis e pintei um pouco, inclusive um lindo quadro para o Seu Marcos.

Fomos desclassificados do edital Fomentão da prefeitura (uma colega estava insrita em 2 coletivos e não podia), e o Artes Integradas deve voltar ano que vem. Nossa proposta é fazer camisa, logo, flyer, instagram e oferecer oficinas em espaços culturais (mais que isso a proposta é intinerante em areas artísticas da fotografia artes visuais e artesanato é bem legal), mas valeu a experiência de participar do edital, organizamos objetivos, orçamento, portfolios, justificativa etc etc

Fomos conhecer o trabalho do nosso colega Chapolim lá no complexo do alemão, o FORRMIGA PRETA, anarquistas e mega originais e criativos o espaço é um mundo, muita coisa mesmo. Fizemos serigrafia, foi uma troca linda e muito especial! Maravilha mesmo!

Também fomos visistar nosso amigo Zé Reticências, pintamos telas com pigmentos com cola, levei papelão pintamos. Vi mais trabalhos do Zé, ele conhecer meus trabalhos de Arte, foi muita sintonia artística, vi os videos do Zé e conheci a experiência dele com pintura e outros. Valeu muito!!!!

Fomos no Sitio de Marcinho em Itaipuaçu e brincamos muito mesmo com Antônia que está com 1 aninho, cantamos, brincamos muito muito mesmo, viva as crianças!!!!!!!! Também plantamos milho, e tiramos matinhos dos canteiros! Que saudade disso hein!

Lí Olga Benário, li todo o livro em 1 dia, devorei, também li Em Nome da Rosa, depois de passar praticamente 3 meses para ler Keruac.

Continuando fizemos um montão de cursos

Comunicação Não Violenta, Criatividade e Agilidade Emocional pelo Sororidade Conecta.

Também fiz o curso A BNCC nos Anos Finais Ensino: arte; tiramos 8!!!

Introdução a educação Antiracista, tiramos 8!!!

Curso de aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia, tiramos 9.1!!!

E por fim foram 3 meses que voaram e concluímos o programa Capacitação em Empreendimento Feminino -Mulher Líder da CODIM.

Foi uma experiência incrível, são muitas trocas, de vida, de luta, de trabalho. Conectamos com o dinheiro e a prosperidade. Estudamos, Linkedin, Plano de negócios, finanças, Marqueting digital, Mídia Social,  Negociação, Liderança Feminina (estratégias), Como contar uma boa estória (Storytelling), 

E sim! Não paramos aí! Seguimos participando da Plataforma PLAF, sobre gestão e estrutura escolar, podemos lá refletir nossas ações educativas, mensurar, estender, projetar melhor nosso sonho, conhecer melhor o barco e nossas ferramentas e possibilidades. Sou verdadeiramente grata por chegar até aqui com esse sonhos nosso sonho de crianças de liberdade de aprendizagem e evolução. Vamos conseguir, passinhos, pequenos mais muito significativo. Que possamos retornar Ano que vem com toda essa potência, colhendo esses frutos deliciosos e empoderados e plantando mais!!!

 Mulher Líder


 Marca Livro

 Parceiras de arte e artesanato Luiza e Lila



 Queridona D.Marlene

 Galinha


 Chapolim


 Caixa Mágica



Nenhum comentário:

Postar um comentário