terça-feira, 28 de maio de 2024

com os adolescentes, uma nova7 experiência para nós

 



Plano de aula

1º ano

Tema :Incorporando a arte

Subtema> surgimento do teatro

Justificativa:

Explicar o surgimento do teatro com as danças africanas e mitos de Dionísio, tragédias gregas.

Objetivo: fazer máscaras que falem sobre a expressão teatral a representação de estórias trágicas, como de Édipo.

Objetivo específico:

-Desenvolver o conteúdo histórico do teatro, contextualização

-Os elementos das tragédias possam ser interpretados e identificados

-Construir com o suporte de materiais reciclados uma expressão de significados abrangentes culturais e sociais.

-produção de ideias gregas como situações irreparáveis da relação dos deuses e o homem

-Falar sobre dança africana e máscaras nos rituais

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem Visual: Linhas, texturas, formas, geometria e cores

- Linguagem Artística: Teatro e composição com colagem

-Pesquisa, conteúdo histórico - contextualização

- Habilidades BNCC  - corporeidade, expressão, comunicação, leitura de imagem

 

Procedimentos metodológicos:

1-      Ensinar sobre as danças africanas, sua representatividades

2-      Introduzir o teatro grego, seu principio e principais influências

3-      Falar sobre expressividade com os alunos principalmente nas tragédias gregas

4-      Contar estória de édipo

5-      Pedir para produzirem mascaras que contem uma estória como as das mitologias, mas atuais.

 

Perguntas para observação

 

1-      O que está por detrás das mascaras africanas e gregas?

2-      Qual era a importância das tragégidas para o teatro?

3-      Quem foi o precursor na grécia da dramaturgia?

4-      Os alunos conseguem fazer uma ressignificação das máscaras para os dias atuais? Existe alguma dificuldade? Quais?

Material didático:

Livro

Cola, tesoura, papeis reciclados e caixa de leite e papelão.

 

Bibliografia:

LIVRO DIDÁTICO 1º Ano. Millenium

 

Segundo ano ensino médio

 

Tema: música séc XVIII

Subtema: música clássica

Justificativa: Desenvolvimentos de outras dimensões sensoriais e intelectuais com a música, capacidade de expressão e identificar harmonia e contrastes.

Objetivo: : Introduzir música clássica explicando seus principais elementos compositivos sonatas, códigos e equilíbrio/drama.

Objetivo específico:

- Conhecer a dinâmica original e eternizada da música clássica

-experimentar arte com elementos musicais

-sensibilizar para os diálogos sonoros

-falar sobre o crescimento de produção de instrumentos da época

-expressão com pintura e música clássica e seus principais artistas

 

Seleção de conteúdos:

Linguagem Visual: linhas, formas, cores, tons,

Linguagem artística: música e pintura

Habilidades: identificar sons, expressar com pintura, interpretar arte e contextualizar;

 

Procedimento metodológico

1-      Colocar música clássica Bethoven e Mozart

2-      Fazer uma conversa sobre os sons, tempos, e melodias, altura e ritmo

3-      Explicar a época e principais características monárquicas e eclesiásticas e de elites.

4-      Fazer pinturas ao som da música clássica.

5-      Apresentar uma exposição para turma.

 

Perguntas para observação:

1-      O que era arte clássica?

2-      O que mais se destaca na música clássica?

3-      O que mais gostam?

4-      O que menos gostam?

 

Material didático:

Telas

Tintas

Pincéis

Livro didático

Papelão.

 

Referência Bibliográfica:

Livro de arte segundo ano ensino médio millenium.

 

3º ano ensino médio

Tema: modernismo

Subtema: arte das vanguardas

Justificativa: Aprender as relações da modernidade seus elementos constituintes e conhecer as linguagens transformadoras que surgiram no séc XX

Objetivo:

Trabalhar com os parangolés de Helio Oiticica, produzir com tecidos os movimentos de parangolés que visavam a transcedência do olhar na arte para cores e circulação de informação de arte.

 

Objetivo específico:

-Introdução sobre os movimentos de  vanguarda da europa e do Brasil

-Apresentar artistas da época como Anita Mafalti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, escritos Mário de Andrade e Vila Lobos.

-Apresentar obras de Matisse, Picasso, Dali, Mondriand.

-Explicar o rompimento da estrutura do sistema

-Falar sobre o ideal Nacional.

 

Seleção de conteúdos

Linguagem Visual: Parangolés – composição artística

Linguagem artística> performática, teatro, dança

Habilidades: contexto cultural,  expressão, composição com elementos da arte

 

Procedimento metodológico:

1-      Começar falando sobre A arte na europa e suas vanguardas

2-      Falar sobre a Semana de Arte moderna e seus artistas

3-      Construir parangolés, inspirados na obra de Hélio Oiticica

 

Perguntas para Observação:

- Qual a importância das vanguardas artísticas na modernidade?

-Quais as principais características de cada movimento artístico do sec. XX?

- Qual a maior expressividade dos parangolés?

-O que foi a semana de arte moderna?

 

Material didático:

Tecidos grandes.

Outros adornos para o tecido

ReferÊncia:

Livro terceiro ano ensino médio de arte Millenium

 

Plano de Aula

Sexto Ano

Tema:  Arte Egípcia

Subtema> Ideais de eternidade na arte

Justificativa: Abordar os principais elementos artísticos da época como hieróglifos, esculturas e pirâmides.

Objetivo geral Ensinar Arte Egípcia com performance teatral.

Objetivo específico:

- Trabalhar a percepção estética egípcia como lei da frontalidade

- Concepções e representações hierárquicas e de poder e religião que a arte simbolizava

-  Aprofundar a perspectiva de eternidade com causos performáticos que falem da vida e ideais da época, utilizando a linguagem artística.

-Fazer relações com os dias de hoje os elementos de artes “eternas”.

- Relação da morte e construção de pirâmides

- Hierarquia das pinturas, estruturas da representação

- Elementos religiosos artísticos – como representação de Deuses e animais de poder.

-composições gerais como a de hieróglifos  (matemática e escrita como registro histórico e artístico)

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem Visual: Linhas, texturas, formas, geometria e cores

- Linguagem Artística: Teatro (performance) e desenho

-Pesquisa, conteúdo histórico - contextualização

- Habilidades BNCC  - corporeidade, expressão, comunicação, leitura de imagem,

 

Procedimento teórico metodológico:

1-      Ensinarei o conteúdo de Arte Egípcia

2-      Analisarão as imagens do livro assimilado o aprendizado

3-      Farei uma proposta de divisão de grupos

4-      Deverão criar uma performance coletiva sobre os ideais de eternidade egípcios e representar criativamente seus elementos

5-      Vamos interpretar a apresentação e fazer comentários

6-      Faremos exercício de reforço com o livro.

7-      Na aula seguinte faremos desenhos sobre a lei de frontalidade  ressignificada para os dias atuais

 

Avaliação:

-Observarei os diálogos que experimentamos  na aprendizagem, com a concepção teatral, depois verei se responderão as últimas perguntas do livro que resume a aula.

Instrumentos:

Perguntas para observação:

- Por que a arte egípcia se destaca entre outros tipos de artes?

- A arte egípcia atingiu seus objetivos de ideais de eternidade?

-Como era a vida dos povos daquela época? Como eram representadas as hierarquias?

-Qual a relação de grandeza de arte e religião como esse império mostrou suas estruturas? Eram formas simétricas?

- Como meus alunos podem interpretar e explorar esses elementos?

- Como a linguagem do teatro possibilita esse tipo de visão de mundo?

Material didático:

- Lápis e lápis de cor.

 Bibliografia:

Livro didático Millenium sexto ano de Artes.

 

Sétimo Ano

Tema Arte Barroca

Subtema: Uma viagem histórica sobre arte

Justificativa: Apresentar o contexto histórico da cidade de Paraty e identificar como o ciclo do ouro enriqueceu o Ocidente e fez mudanças no mundo das artes, com o surgimento do protestantismo, mudanças estéticas ocorreram junto com os fatos. Dramas intensidades e ouro permearam a época.

Objetivo: Explicar a expressão barroca e seu contexto e fazer um autorretrato barroco

Objetivo específico:

-Orientar a influência histórica do local de Paraty com todo o ciclo do séc.  XVI para XVII da qual o enriquecimento mudou estruturas sociais e artísticas

-Apresentar elementos do estilo barroco como músicas e teatros

-Apresentar artistas

-Imaginar a época e com criatividade fazer um autorretrato barroco.

 

 

Seleção de conteúdos:

- Linguagem visual: formas, imagens, arquiteturas e esculturas

-Linguagem artística: performance teatral

-habilidades: comunicação, leitura de mundo. Criatividade e empatia

Procedimento metodológico

1-Ensinarei como começou o estilo barroco

2-Apresentarei os principais artistas e características (colocarei música de Bach e falarei de Shakespeare)

3-Farei Diálogos e  tirarei dúvidas sobre o tema.

4- Faremos atividade do livro, desenho de auto retrato

5- Na próxima aula faremos uma reinterpretação de um diálogo barroco para um diálogo para dias atuais.

 

Perguntas para observação:

1-      Os alunos conseguem identificar as características barrocas pela cidade de Paraty?

2-      Compreendem o contexto histórico e onde a arte mudou e se transformou do estilo clássico renascentista para o barroco?

3-      Quais elementos e como irão se utilizar das formas para fazer um auto-retrato barroco?

4-      Conseguem observar os movimentos da música barroca? E como estão presentes na arte?

 

Avaliação:

Produção das atividades e participação em aula.

 

Bibliografia:

Livro Didático Millenium sétimo ano

 

Oitavo ano

Tema: Arte Moderna

Subtema: Outro paradigma

Jusificativa: conhecer as vanguardas da arte moderna sua expressão histórica e relevância estética mundial.

Objetivo geral:

- Apresentar os estilos artísticos e artistas> cubismo, fauvismo, concretismo, surrealismo, dadaísmo, expressionismo

Objetivo específico:

- saber que as vanguardas romperam com os padrões e como foi a evolução desses estilos da arte

-produzir arte pensando na modernidade e seu contexto histórico – guerras e mudanças industriais

-falar da semana de arte moderna e artista brasileiros influentes ex: hélio oiticica, Tarsila do Amaral e outros

-introduzir arte abstrata

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem visual: formas, estilos, cores, padrões, linhas e texturas

-Habilidades: criatividade, expressão, leitura de imagem, conhecimento histórico cultural

 

´Procedimento Metodológico:

1-      Contextualizar a evolução da arte apresentando os artistas e suas respectivas vanguardas

2-      Apresentar os estilos (imagens) e características e diferenças

3-      Fazer uma colagem explicando o processo de abstração

4-      Para aula seguinte: produção de um parangolé- vamos fazer uma atividade do livro do quadro de Guernica de Picasso.

5-      Tarefa pra casa: desenho do seu sonho (influência do surrealismo)

 

 

Material didático

- folha a4

-Cola

-tesoura

-papéis coloridos

- tecidos tamanhos diversos

 

 

Perguntas para observação:

1-      Como acontece a transição de um estilo artístico para outro?

2-      Quais os fatos que influenciaram esses artistas?

3-      Qual a importância dessas artes nos dias de hoje?

 

Avaliação:

Realização das atividades

 

Bibliografia: Livro didático Millenium oitavo ano

 

 

Nono ano:

Tema: Linguagens da Arte na Natureza

Subtema: música, desenho observação e textura

Justificativa: como é importante conhecer as estruturas da Arte que na natureza encontra-se! Fundamental identificar as múltiplas dimensões que a natureza é para os artistas e suas significações de mundo.

 

Objetivo geral: explorar os elementos da natureza como textura, imagem e música.

 

Objetivo específico:

- explorar linhas, ritmos e formas, para aprender a falar artisticamente deles junto com as muitas possibilidades de arte representadas na história contemporânea e passada.

-conhecer artistas que exploram aspectos da natureza

-proporcionar uma experiência com composição tanto de música como de artes visuais

-reconhecer as formas naturais e como elas eram apresentadas em diferentes épocas e contextos;

 

Seleção de Conteúdos:

- Linguagem visual: linhas, cores, formas, texturas

-Linguagem artística: ritmo/tempo (música)

-Habilidades: comunicação, expressão musical, leitura de imagem e mundo.

 

Procedimento Metodológico:

1-Iniciaremos com atividade do livro onde vamos interpretar o ritmo e o tempo numa estrutura musical

2-a atividade será um desafio para cada um, como um jogo musical

3-após criarem sua própria estrutura musical irão apresentar para turma

4-Depois entregarei pedaços de folhas, galhos, flores e eles farão uma composição com as texturas

5-Na aula seguinte levarei frutas para eles desenharem como observação de natureza morta;

6-No final faremos uma reflexão sobre o que estamos aprendendo em relação ao conteúdo artístico experimentado;

 

Avaliação:

- Realização das atividades e participatividade.

 

 

Perguntas para Observação:

 

1-      Onde encontramos arte na natureza e natureza na arte?

2-      Qual a importância da expressão com os elementos da natureza qual a principal diferença?

3-      Quais as características das vibrações, intensidades, altura da música e como se encontram na natureza?

 

Material didático:

-Frutas

-galhos folhas flores areia

-cola

-lápis de desenho

-folha a4

-tesoura

 

Bibliografia: Livro didático millenium nono ano.

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário