segunda-feira, 1 de maio de 2023

Atividades que antecederam nosso projeto na UFRJ em 2009

 










Proposta Pedagogica do canteiro experimental UFRJ;

 

Pensamos o espaço universitario como potencial agregador para a promoção e complementação doas cursos por diversas atividades possiveis que colaboram para o desenvolvimento social e academico.

Como ferramenta de interdisciplinaridade e a auto afirmação da autonomia e valorização na iniciativa estudantil. O canteiro experimental nasceu da urgente necessidades de apropriação de uma area inutilizada (Bosque) para tornar o espaço produtivo e independente. Da qual os estudantes  (sem a obrigatoriedade dos cursos) manifestassem a capacidade criativa de uma estrutrura de trabalho que conflui para a união de forças ativas, voltadas para um atividade produtiva que realize naqueles que participam do processo livre de aprendizagem a produção e multiplicação do conhecimento diferenciado e alternativo voltados para as experiencias ecologicos que favoreça a construção de uma realidade colaborativa que façam os elementos artisticos e ambientais (agroecologicos) a força de edificação para uma sistemologia politico social mais harmonica e viavel.

Atraves desse espaço, o surgimento dos meios alternativos (tecnologias e expressoes arte ambiental)  capacita seus atuantes para para participar de forma mais integral do contexto global de trasição e solidariedade;

A união das iniciativas independentes somatizadas , faz do canteiro uma atividade expressiva e fundamental para o desenvolvimento social e universitario, pois faz com que a relação elaborada de um esquema expontaneo ativo estudantil, inspire e multiplique para a formação academica os ideais novos de confraternização e responsabilidade planetaria. Entre estes esquemas, o canteiro servindo à pesquisa permacultural, artistico ambiental, um laboratório interdisciplinar entre todos os cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre estes a engenharia ambiental, a FAU, EBA, estudantes de Geografia, Biologia etc. que frequentam e simpatizam com o canteiro;

Durante a formação academica ficamos preenchidos de ideias e forças construtivas que muitas vezes não são correspondidas pela grade academica. Existe uma limitação expressa e clara destes e a apropriação devida de seus espaços experimentais e livres;

O que imaginamos no principio do canteiro, é que como participantes de uma instituição legal nós temos a oportunidade de nos relacionar com o processo ensino aprendizagem ao assumir uma identidade estudantil autonoma com direitos expressos de pesquisa e estudo diversos e disciplinares alternativos expontaneos.

Esse tipo de relacionamento nos premite desenvolver práticas e projetos especiais para o trabalho de simples prazer em construir algo que não participe do sistema burocratico e qualitativo que coordena o acervo capital da qual os deveres estudantis estão a mercer de relatórios e compromisso politico legal com a universidade. Quando o respeito e a liberdade não são institucionalizantes;

Essa experssao de realizar uma atividade por simples que seja no campus da universidade, sem ter que haver intervenção e coordenação de nenhum docende os discente. Apenas estudantes manifestando a vontade de criar, plantar, zelar e construir algo, que seja um canteiro, que seja um arqueduque de canalização da agua da chuva, que seja, um sistema de bio construção elementar pratico para a sustentabilidade do espaço fisico. OU SEJA,

O simples aspecto de servir ao estudo pessoal afim a proposta arte ambiental.

A construção das composteiras e da espiral de ervas medicinais na area do Bosque em frente ao bambuzal, ao lado do capop de futebol, foi uma atividade de iniciativa pessoal e voluntaria que participou como oficina  ativa do II Festival Universitario de Arte e Sustentabilidade Ambiental coordenada pelo professor Eneas Valle. E também procedeu em conjunto com a intervenção e incentivo do CAEBA para repercurssão da voz silenciada, como por protesto a uma expressa opressão coordenada pelo plano diretor, que ao anunciar a construção de novos predios para a Reitoria da UFRJ, desconsiderou sem pestanejar ou mesmo dar aviso prévio uma àrea de trabalho e atividade estudantil a qual , nós estudantes estávamos nos dedicando para a construção de um projeto emergente para o desenvolvimento e recuperação do solo e conjuntamente arquitetando possibilidades para o plantio e regeneração do espaço inutil através de criação de composteiras, desenvolvimentos diferenciados para nichos ecologicos , através do plantio diverso de mudas frutiferas, leguminosas, embaubas e outras plantas afins par a região; desenvolvendo tecnicas de agrofloresta e permacultura e favorecendo através de oficias , trocas interdisciplinares e outras atividades deconfraternização para a congregação de estudantes e amigos;

O projeto MUDA, apesar de poucas pessoas ativas e dedicadas, sensibilizou muitas pessoas que frequentavam a area, e permitiu em pouco tempo de trabalho a transição de muitos estudantes de Bellas Artes para o conhecimento das tecnicas Agroflorestais e bioconstrutivas, ficopu para muitos de nós um lugar simbolico que integrou um grupo especial de estudantes por um determinado tempo e interagiu entre cada um de forma a ampliar o entendimento e a dimensão da universidade em nossas vidas.

O eguimento de pedras do canteiro seguinte a estes acontecidos de um projeto arquitetado que não pode esperar ou mesmo enxergar o carinho e a extrema dedicação de um estudante especifico que manteve o trabalho ativo e em contante força criativa, mobilizada por uma solidariredade e vontade única de quem enxerga os através das paredes da engenharia ambiental do curso da UFRJ e vê nos espaços academicos uma grande chanse de transformação e de mudança social. O Pedro Autori, a pessoa que incentivou os plantios e a autonomia estudantil para que os espaços pudesse sair de um estado degradado à regeneração e a uma ocupação devida para a vida, abriu um percurso fundamental para muitos frequentadores daquela area  para ver o espaço universitario como uma possibilidade de realização, e não como um local transitorio que serve apenas para um sistema mecanico operante de papéis e institucionalização de conhecimentos soldados nas salas de aulas de uma engenharia sem o suporte experimental e prático fundamental livre e sensível.

Pedro, que inspirou a primeira perdra desse nosso canteiro experimental, instituiu sem pretender uma proposta pedagogica libertaria pra a construção de uma formação complementar academica, diferenciando o aluno para o estudante, mostrando que é possivel realizar trabalhos e não pertencer ao sitema e todo o seu formato imaginario complexo que nos prende à recursos ilegitimos para quem busca a liberdade e a força criativa de expressão, artistica e/ ou ecologico ambiental; Uma filosofia que expressa um serviço difetrenciado, sem leis e paradigmas fechados que não sejam solidarios e cooperativos sensível cativados.

Esse movimento provindo de um amor pela vida e para a vida, desperta um novo sentido de estar e servir neste mundo. Estamos acostumados a ter que ter partilhar do sistema global, como homens sem capacidade de transformar e atuar diferente. Nossos sonhos são expressamente desprincipiados quando essa força de desequilibrio e medo ainda opera e desperdiça nosso potencial ativo e criativo. Mas ao nos libertar dessas amarras, ao participarmos de uma nova força motora que prioriza o ser humano à ser solidario, ao cuidado com a terra e a viver sua autonomia de individuos, perdemos essa referencia negativa de não perencimento á realidade e iniciamos uma outra jornada!

A Universidade deveria sera  Mãe dos Sonhos, o lugar onde é possível realizar nossas aspirações mais profundas, onde podemos criar um mundo novo e melhor, arquitetar um novo sistema social, mas a Universidade ainda está com seus alicerces no mesmo espaço insustentavel que é nossa realidade planetaria. Pouquissimos projetos sobrevivem e prosperam como poderiam, por conta desse corpo fechado capitalista.

Fecha o tempo, altera o ritmo natural . Não á tempo para colocar composto, para retirar um copo plastico, para colocar a semente na terra, sem que isso gere lucro ou seja parte de um plano do estado governo que seja; Se alguém leva ferramentas e mudas para a universidade, este se torna um estranho, ou alguém com sonhos impossiveis.

O resultado negativo dessa experiencia, onde enxergamos a clara desumanidade a qual vivemos afastou algumas pessoas que poderiam fazer da univerdade esta outra realiadade. E isso movimentou algumas pessoas à pensar em dar um grito de resitencia e  liverdade.

E este é o inicio do nosso canteiro, uma pequena pedra, que foi ajuntando outras pedras e que devagar já estava somando mais estudantes que antes á pintar placas , a transitar com sementes e mudas, à ser sensível em molnhar as ervas medicinais,  à juntar folhas secas para cobrir as novas composteiras e cada dia está com uma nova estória, com novos adeptos e curiosos que se unem , sem saber as vezes do principio de tudo, apenas para fazer uma arte, ou para comer um morango, ou para ver as mudas que estão iniciando seu caminho, inhames, aboboras e conhecendo seu caracter dominante, flores que estão começando a crecer, frutiferas e mais e mais amigos; Amigos da arquitetura, amigos da biologia, amigos do quiosque;

Essa tipo de pedagogia é algo que o mundo velho não conhece, está para quem tem um proposito de mudar, de experimentar estar em um sistema que valorize os seus estudantes, os seus sonhos, as suas vontades e forças ativas , que olha para seu espaço e enxerga potencial. No mais minimo e pequeno detalhe que seja. Seja num pé de guandu, que resistiu aos tratores, seja um bambuzalq eu era despecebido e agora já nos serve para construção e pode mais na frente expandir em outras areas e locais que podem realizar mais outros tipos de expressão social livre e expontanea criativa, útil ao bem estar comum , promovendo e incentivando a pesquisaação no espaço academico sem perder.se nos programas e projetos que para sobreviverem precisam de bolsa Pibex, de professores e seus projetos particulares que muitas vezes só suportam a ciencia capitalista, oprtunista e pouco solidaria e trasformadoara.

Para que tem sonho, esta proposta pedagógica, este exemplo de fidelidade e força de vontade sirva como alimento e como uma possibilidade extrema de que podemos compartilhar e viver nesse planeta, nesse mundo, de forma mais justa, igual, solidaria e livre;

 

Gratidão a todos meus amigos e companheiros de missão por este lindo trabalhode luz e verdade libertadora,

Com todo amor e paz no coração,

Carol.     

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