Começando abril com toda força pirata!!!
Começamos o primeiro dia de aula de artes no CEI em PARATY
COM 80 crianças da Educação infantil, vamos trabalhar com essas 8 turminhas e haja trabalho!
Compartilhando nosso plano de aula
Que essas águas abençoadas de Paraty possam ser tranquilas e possamos ir além dos muitos mares que essa cidade que já vivemos tantas e tantas aventuras tem e pode nos ajudar
Marcados o fim de março junto com as chuvas e a novidade da Páscoa! Que todas crianças recebam amor de Jesus e todo mal contra todos inocentes se cesse.
A nossa Escolinha Cristal conquistando novos horizontes a sala de aula, e mirando bem no serviço público, para crescermos em experiência e sabedoria para aos poucos ir realizando nossa escola.
Deixo aqui minhas saudações a todos que compartilharam nossa jornada em Niterói todos amigos parceiros instrutores familiares muita gratidão a todos!
As recordações do projeto Alecrim Dourado nosso parceiro que me levou pra conhecer o orfanato lar das crianças na ititioca Niterói
Escola:
Centro de Ensino Integrado
Plano de aula- 03/04/2024 e 10/04/2024
Professora Caroline Dias
Educação Infantil
Maternal
Tema: Desvendando as marcas criativas
Subtema: carimbo
Justificativa: dando continuidade a aula anterior onde
fizemos pegadinhas com a palma da mão com tinta, iremos utilizar rolhas
reaproveitadas com grafismo e tinta. Com um papel os pequenos irão explorar o
material e carimbar a sua folha com diferentes formas e cores.
Objetivo geral: conhecer a técnica do carimbo e desenvolver
criatividade.
Objetivo específico:
- possibilitar leitura de imagens e cores
- desenvolver capacidade de coordenação motora e interação
com o material
-investigar as alternativas pintadas escolhidas e conhecer
melhor meus alunos
-aplicar conhecimento cognitivo como interpretação de
símbolos e formas
Seleção de conteúdos
- O eu
- linguagem visual: cores, textura, formas
-grafismo e gravura
-sustentabilidade
-campos de experiência> escuta> brincar>
imaginação> explorar>fala
Procedimento teórico metodológico
1-
Distribuir a folha
2-
Disponibilizar os carimbos de rolha (já estarão
grafados)
3-
Com uma reserva de tinta pintar a ponta
desenhada da rolha cada uma com cor diferente
4-
Dar um exemplo para os pequenos como se faz
(carimbar)
5-
Deixar explorarem e ir auxiliando a descoberta.
6-
A atividade vai até ocuparem o espaço da folha
A4
Pergunta para guiar as observações:
Quais as maiores limitações e facilidades encontradas?
Estarão concentrados na proposta?
Brincarão e aprenderão concomitantemente?
Qual a melhor forma de introduzir a técnica, estariam
familiarizados ou é novidade?
Material didático:
- tinta
-pincel
-folha a4
-Rolhas gravadas
Observações:
Deixar sua marca na humanidade é uma das primeiras
impressões do homem desde sua primeira existência, uma digital, a capacidade de
desenvolver a identidade com formas e cores e poder saborear sua curiosidade e
capacidade (com o devido auxílio e autonomia) é uma das grandes atualidades da
era digital e principalmente no mundo das artes e suas possibilidades.
Referência: Heliana e Maria. O livro
dos jogos e das brincadeiras- para todas idades/Editora Leitura.
Jardim 1
Tema: Construir Jogo da memória criativo
Subtema: desenho
Justificativa: Aprender a desenhar brincando com a
imaginação;
Objetivo específico:
- trabalhar o desenho com diversos temas
-explorar a cognição de criatividade
- obter autonomia ao criar seu próprio jogo
-interação com o amigo, com o outro
-habilidade para desenho
Seleção de conteúdo
- Linguagem visual: imagem, desenho
-produção de jogos interativos
-abordar composições e idéias
- campos:traços, formas,cores
-O outro
Procedimento metodológico:
1-Fazer um jogo com as crianças de descobrir objetos
escondidos
2-Distribuir cartolina recortada em 10 pedaços para cada um
num saquinho de papel
3- Sugerir 5 temas, perguntar para as crianças algo que elas
gostem
4- Começar a produção do jogo da memória construir imagens
semelhantes que os ajude a brincar!
5- colar no eva reciclado e recortado os desenhos
6-Colocar no saquinho com nome e levar pra casa
Perguntas para observação:
- Quais temas irão escolher?
- O que gostam e sabem desenhar?
-Tiveram dificuldade para fazer um desenho semelhante ao
outro?
Material didático
- hidrocor fino
-eva
-cola
-papel canson
-tesoura
-saquinho de papel
Observação: Brincar e imaginar é a característica do desenho
infantil, cada universo revela os tons e formas individuais e um reflexo do
ambiente. Por isso o jogo da memória é legal para nossas crianças, pois podem
desenvolver habilidades e aprender arte. Construir autonomia na brincar e ver
as possibilidades de interagir no mundo através dos materiais disponíveis. Que
seja sempre viva e alegre nossa sala de aula, onde podemos ser e conviver em
paz.
Bibliografia: Heliana e Maria. O livro dos jogos e das
brincadeiras- para todas idades/Editora Leitura.
Jardim 2
Tema: Traçados para vida
Subtema: trama de papel
Objetivo geral: Ensinar a construir uma trama com papéis
coloridos
Objetivo específico:
-Orientar um processo de trançado
-Compartilhar uma tradição, falar das influências das tramas
nas culturas populares
-Apresentar uma técnica indígena com papel, falar um pouco da
cultura indígena
-Trabalhar coordenação motora fina
- Exercício para soluções lógicas através da arte
(interdisciplinaridade)
Seleção de conteúdo
- Artesanato
- culturas e tradições antigas (cestaria)
-campo de experiência: traços, fala, escuta, e forma
- explorar conhecimento de trançado
Procedimento metodológico
1-
Perguntar a turma se sabem o que é trançado
2-
Falar sobre a história do trançado, dar exemplos
de cestaria e cultura dos povos
3-
Distribuir cartolinas fatiadas e pedaços
cortados ao comprido para as crianças
4-
mostrar exemplo
5-
Fazer uma demonstração da ordem do trançado
(“sim e não”)
6-
Colar as fitas de papel colorido
7-
Colocar nomes
Perguntas para observação:
Quais os desafios encontrados na produção de trançado?
Como cada um se envolveu ou dedicou ao seu trançado?
A cultura indígena ou africana foi assimilada como exemplo?
Por que falar de uma técnica tão tradicional? Qual sua
importância?
Material didático
-papel a4 colorido
-cola
-cotonete
-tesoura
- imagens de cestarias
Observações: Como é lindo poder acessar o conhecimento de
cestaria dos antepassados, que usavam o trançado para caçar, para se alimentar,
para sua sobrevivência, dormir morar! É muito importante que nossas crianças
saibam da nossa história do mundo atras desse mundo tecnológico e moderno. Com
essa beleza vamos construir nosso próprio trançado!
Referência:
TRES, BRASIL Histórias, costumes e lendas
Heliana e Maria. O livro dos jogos e das brincadeiras- para
todas idades/Editora Leitura.
Jardim 3
Tema: Oi espelho,Nosso rosto, nossa individualidade, uma
característica Uma diversidade.
Subtema: rosto de papel machê
Objetivo geral: Criar autoimagens com papel machê
Objetivo específico:
- Falar sobre a diversidade de cada um
-Explorar a cognição de identidade e características: olhos,
boca, nariz etc.
- Criar com papel machê uma escultura do seu próprio rosto,
como -o imagina
-Olhar para outro e
ver as diferenças
Seleção de conteúdo:
- Artesanato
-O eu e o outro
-corpo e movimento
-Aprendizado com papel machê
-desenho e projeção de imagem
-reciclagem
Perguntas para observação:
Até onde meu olhar é o olhar do outro ou só meu?
Aonde minha família e minhas origens fala sobre mim?
Gosto do que faço?
Material didático:
Revista recortada
Cola cascorez tubo grande
Liquidificador
Tintas
Pincel
Referência:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília, 2018.
Aos poucos vou compartilhando minha experiência e dar continuidade ao nosso estudo!
Paraty chegamos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário