Ideias
Teatrinho das frutas com imagem vendedor de frutas – tema: plantio /saúde/ agricultura familiar
Sabores das frutas com reciclados e papéis- sustentabilidade-
land art / falar sobre o problema do
lixo e resíduos – intervenção artística
Tintas naturais – povos tradicionais, arte rupestre, cerâmicas
pintadas – pintar juçara falar mata atlântica
Mandalas de folhas galhinhos e flores – agroecologia e alimentação
saudável frutas e regiões exemplo:
cupuaçu – norte caju – nordeste juçara /sudeste - sabores diferentes doce cítrico etc.
Plano de aula
24/01 e 01/05
Maternal
Tema: O vendedor de frutas
Subtema: cores sabores texturas
Justificativa: Com a imagem o vendedor de frutas de Tarsila do
Amaral, vamos fazer uma pequena peça sobre as frutas que ‘ o vendedor’ vai
vender, cada criança vai interpretar uma fruta falando sobre ela. Por exemplo: “eu
sou o abacaxi sou ácido doce e suculento”, e assim segue comas frutas, vamos
fazer uma musiquinha. Teremos a imagem das frutas que iremos produzir do personagem
‘fruta’ (laranja, manga, morango etc.).
Objetivo geral: Estimular a comunicação teatral através da artes ‘imagem tema’(quadro:
o vendedor de frutas) e produção artística do personagem ‘fruta’.
Objetivo específico:
-contação de estória
-apropriação de imagem do modernismo brasileiro
-conscientização da alimentação saudável
-expressão teatral, autonomia e autoconhecimento
Seleção de conteúdos:
- linguagem artística do teatro com personagens e estória
-brasilidade e imaginação
-alimentação: com cor textura e forma
- a fala, o eu, o outro
Procedimento metodológico:
Primeiro momento:
- Distribuir folhas recortadas de frutas, deixar escolherem
-Falar das cores e sabores e texturas das frutas escolhidas
- Mostrar imagem do vendedor
-Pintar com cotonete e tinta
Segundo momento (área externa):
-Fazer a peça (as frutas estarão colocadas em galhos com fita)/ falar sobre
natureza, plantio e saúde.
- Escolher o que cada ‘fruta- personagem’ vai falar sobre si
mesma
- depois faremos uma música sobre frutas – todos juntos com
seus personagens
- poderão ganhar uma semente de fruta.
Perguntas para guiar as observações:
- Por que escolheram tais frutas?
-Já experimentaram? Como descrevem?
-onde eles encontram as frutas? No mercado? Na natureza?
- da onde veio as frutas? (falar sobre plantios e colheitas)
Material didático:
-Imagem de Desenhos de frutas
-cotonete
-tinta
-gravetos e fitas
- imagem quadro Tarsila do Amaral , O vendedor de frutas
Observações:
A importância da natureza na nossa vida, pois é quem nos dá
o alimento. As diversas cores texturas e possibilidades de viver o alimento através
de um olhar estético e lúdico como brincar e aprender sobre a natureza e os
alimentos que nos cercam.
Bibliografia :
Temas da agroecologia.
Jardim 1
Tema: Meio ambiente e tintas naturais
Subtema: Podemos pintar com o planeta?
Justificativa: Aprender a colorir o mundo e usar a
criatividade com tintas naturais, que se encontra no meio ambiente, nos
alimentos na vida, da vida natural.
Objetivo geral: Criar um desenho da palmeira juçara, da mata
atlântica nativa de Paraty.
Objetivo específico:
- explorar cores da natureza, exercitar a memória e o olhar
para as cores naturais
-falar sobre a antiguidade, onde os primeiros humanos
criavam imagens com tintas naturais (dar expemplos)
-apresentar pinturas indígenas com grafismos e cores da
natureza
- conhecer a palmeira juçara, uma fruto importante para a
cultura paratiense
Seleção de conteúdos
- Observação da luz do meio ambiente e a relação do mundo
natural
-fazer observações sobre o mundo industrial, propor uma
reflexão sobre a sobrevivência humana
-Despertar da consciência ambiental
-traço e comunicação através do desenho, pintura
-explorar materiais diversificados
Procedimentos metodológicos
1-
Vamos para o pátio e vou apresentar uma música indígena,
onde eles também vão dançar
2-
Iremos procurar as cores da natureza, onde
encontramos verde, azul, etc.
3-
Apresentarei imagens rupestres, arte indígena e
palmeira juçara (vou tentar levar um galhinho com sementes)
4-
Utilizaremos tintas naturais para falar da nossa
experiência, O TEMA é a juçara
Perguntas para observação:
- Será que sabem que
as plantas precisam de luz e água para sobreviver? De onde vem as cores da
natureza?
-Para que se usam as cores da natureza?
- qual a textura da natureza? Como podemos pinta-la? A tinta
natural é uma solução?
Materiais didáticos:
- imagens rupestres , arte indígena
-galho de juçara
-tinta natural (cola, agua, cúrcuma, café, alçafrão, urucum)
Observações:
No meio ambiente tudo é integrado, cada lugar tem sua função
e tudo funciona em perfeita harmonia, os animais tem peles camufladas para se defenderem dos predadores.
Quantos detalhes um lagarta tem antes de virar borboleta é uma transformação
necessária dela. Como as formas e relações que na natureza encontramos também
nós queremos habitar e fazer como artistas e seres humanos, Queremos copiar
essa presença infinita. Que a natureza seja sempre para nós artistas uma
referência essencial.
Referência:
Artista> Jhon Bermond – tintas naturais
Jardim2
Tema: Mandala Agroecológica
Subterma: composição da natureza
Justificativa: apresentar texturas e formas diferentes da
natureza, e fazer reflexões sobre esse material da natureza e depois apresentar
materiais como tampinhas, palitos, rolhas, garfos e fazer um exercício de
comparação e interpretação estética desses materiais, construir mandalas.
Objetivo: Conscientização do meio ambiente, problematizando
a questão do lixo e estudando das diferenças estéticas do que o homem produz e
o que a natureza produz.
Objetivo específico:
-conscientizar sobre sustentabilidade
-buscar soluções de desing para ambos materiais
-construir mandalas com composições alternativas e
conceituais
-apresentar artistas que se inspiram na natureza e no lixo construir
um olhar sobre atualidade e passado.
Seleção de conteúdos:
-desafio do olhar para os diferentes materiais e sua relação
- pensar o outro a sobrevivência do eu
- montagem de mandalas utilizar o raciocíonio e a lógica
cognitiva central de uma mandala- o centro com o tema agroecologia (alimentação
e sobrevivência humana)
-sustentabilidade arte e meio ambiente.
Procedimentos metodológicos:
1 Fazer uma roda e fazer uma conversa sobre o lixo na arte
apresentar o artista Vicky Muniz
2Falar sobre artistas que se inspiravam na natureza ex:
Monet
3 Convida-los a pensar na diversidade e como podemos fazer
um mundo melhor mais sustentável
4 Começar a produção de madalas (farei uma introdução, sobre
sua característica de unidade e centralização- elevação para o pensamento de
quem vê)
*fazendo um análise sobre os materiais e objetos apresentados,
e deixa-los expressar o olhar e a relação com suas vidas emoções e realidades,
farão essa composição
*durante o processo explicarei o que é agroecologia.
Perguntas para observação:
Qual a importância do planeta para o homem?
Por que destruímos a
natureza?
O que podemos fazer com arte para melhorar a vida?
Qual o papel da arte para o meio ambiente?
Materiais didáticos:
-Lixo reciclável
-galhos sementes flores
Observação:
Agroecologia, economia solidária são pensamentos atuais que
junto a permacultura querem produzir menos
lixo e mais solução. Usar o barro para construir as casas, cerâmica para suas
panelas, tintas naturais para pintar, cestarias e outros saberes e conhecimentos
que a arte contemporânea cada vez mais se aproxima para fazer desings que estejam
de acordo com a natureza, como o ciclo da água do sol etc e reciclagem também.
Referência:
Agroecologia, permacultura
Jardim 3
Tema: Arte e Reciclagem
Subtema: arte contemporânea
Justificativa: Ressignificar os objetos do dia a dia em
novos ambientes, construir outros olhares para os elementos contemporâneos e suas
possibilidades artísticas.
Objetivo geral: Refletir a relação do homem com o meio
ambiente, adquirir pontos de vista conceituais de uma produção e criação
estéticas. Um cenário, uma instalação, uma exposição, etc.
Objetivo específico:
- a relativização dos objetos e materiais
-explorar o potêncial criativo dos elementos trazidos de
casa (objetos inúteis)
-falar sobre a televisão e as muitas informações e
tecnologia – atual
- expandir o senso artístico e brincar com a imaginação das
crianças
- contar uma estória (curadoria)
Seleção de conteúdos
- o brincar e comunicar e o outro
-exercício da fala
-reflexão sobre corporeidade artística
-explorar materiais e elementos com composição estética criativa
- autonomia crítica
- elementos diversos e cognição.
Procedimento metodológico
- Primeiro as crianças apresentarão seus objetos trazidos de
casa, primeiro como coisas
- depois vamos conversar sobre o tema arte contemporânea e
vou falar de Marcel Duchamp e Andy Warhol
- E pedirei para inventarem uma estória que possa transmitir
uma informação nova sobre o objeto. Uma ressignificação.
*Nesse momento pedirei para antes, trocarem ideias sobre o
que cada um acha do objeto diz do outro.
-Trabalharemos a questão sobre a importância dessa nova
informação para o meio ambiente. E terão o dever de casa de elaborar essa obra.
- Na área externa da escola as crianças vão colocar seus
objetos recicláveis, inúteis dispostos como escolherem e cada um vai falar sobre a solução para o meio
ambiente. Terão que inventar criar e imaginar com uma pequena introdução ou
estória.
Perguntas para observação:
- O que afinal é arte contemporânea?
- Por que produzimos tanto lixo?
- Como nossas ideias artísticas podem influenciar o mundo?
-O que seria necessário para conscientizar a importância de
preservar o planeta, qual a estética disso?
- A natureza cria os alimentos sem precisar de maquinas, como é o sabor da fruta que você come?
Materiais didáticos:
Imagens Marcel Duchamp – mictório
Imagem obras Andy Warhol
- 3 objetos recicláveis inúteis trazidos de casa.
Observação:
Sororidade e conexão são os grandes desafios dos tempos de
hoje, a arte tem seu papel fundamental de transformar e manter o brilho da
criação, seja sendo útil seja como espiritualidade, é essencial criar para nós
nos mantermos vivos. A imaginação desta geração está profundamente marcada pelos
avanços tecnológicos, é fundamental ensina-los a ter um olhar crítico e
conversar sobre sustentabilidade e possibilidades de crescimento humano, para
nós e o meio ambiente.
Bibliografia: Augusto Boal, a argumentação contra a morte da
arte.
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