quinta-feira, 18 de abril de 2024

Segundo bimestre coladinho a Cristal navegando com a Ed. Infantil do CEI lindo lindo!

 






Ideias


Teatrinho das frutas com imagem vendedor de frutas –  tema: plantio /saúde/ agricultura familiar

Sabores das frutas com reciclados e papéis- sustentabilidade-  land art / falar sobre o problema do lixo e resíduos – intervenção artística

Tintas naturais – povos tradicionais, arte rupestre, cerâmicas pintadas – pintar juçara falar mata atlântica

Mandalas de folhas galhinhos e flores – agroecologia e alimentação saudável  frutas e regiões exemplo: cupuaçu – norte  caju – nordeste  juçara /sudeste  - sabores diferentes doce cítrico etc.

 

Plano de aula

24/01 e  01/05

Maternal

Tema: O vendedor de frutas

Subtema: cores sabores texturas

Justificativa: Com a imagem o vendedor de frutas de Tarsila do Amaral, vamos fazer uma pequena peça sobre as frutas que ‘ o vendedor’ vai vender, cada criança vai interpretar uma fruta falando sobre ela. Por exemplo: “eu sou o abacaxi sou ácido doce e suculento”, e assim segue comas frutas, vamos fazer uma musiquinha. Teremos a imagem das frutas que iremos produzir do personagem ‘fruta’ (laranja, manga, morango etc.).

Objetivo geral: Estimular a comunicação  teatral através da artes ‘imagem tema’(quadro: o vendedor de frutas) e produção artística do personagem ‘fruta’.

 

Objetivo específico:

-contação de estória

-apropriação de imagem do modernismo brasileiro

-conscientização da alimentação saudável

-expressão teatral, autonomia e autoconhecimento

 

Seleção de conteúdos:

- linguagem artística do teatro com personagens e estória

-brasilidade e imaginação

-alimentação: com cor textura e forma

- a fala, o eu, o outro

Procedimento metodológico:

Primeiro momento:

- Distribuir folhas recortadas de frutas, deixar escolherem

-Falar das cores e sabores e texturas das frutas escolhidas

- Mostrar imagem do vendedor

-Pintar com cotonete e tinta

Segundo momento (área externa):

-Fazer a peça (as frutas estarão  colocadas em galhos com fita)/ falar sobre natureza, plantio e saúde.

- Escolher o que cada ‘fruta- personagem’ vai falar sobre si mesma

- depois faremos uma música sobre frutas – todos juntos com seus personagens

- poderão ganhar uma semente de fruta.

 

Perguntas para guiar as observações:

- Por que escolheram tais frutas?

-Já experimentaram? Como descrevem?

-onde eles encontram as frutas? No mercado? Na natureza?

- da onde veio as frutas? (falar sobre plantios e colheitas)

 

Material didático:

-Imagem de Desenhos de frutas

-cotonete

-tinta

-gravetos e fitas

- imagem quadro Tarsila do Amaral , O vendedor de frutas

 

Observações:

A importância da natureza na nossa vida, pois é quem nos dá o alimento. As diversas cores texturas e possibilidades de viver o alimento através de um olhar estético e lúdico como brincar e aprender sobre a natureza e os alimentos que nos cercam.

 

Bibliografia :

Temas da agroecologia.

 

Jardim 1

Tema: Meio ambiente e tintas naturais

Subtema: Podemos pintar com o planeta?

Justificativa: Aprender a colorir o mundo e usar a criatividade com tintas naturais, que se encontra no meio ambiente, nos alimentos na vida, da vida natural.

Objetivo geral: Criar um desenho da palmeira juçara, da mata atlântica nativa de Paraty.

Objetivo específico:

- explorar cores da natureza, exercitar a memória e o olhar para as cores naturais

-falar sobre a antiguidade, onde os primeiros humanos criavam imagens com tintas naturais (dar expemplos)

-apresentar pinturas indígenas com grafismos e cores da natureza

- conhecer a palmeira juçara, uma fruto importante para a cultura paratiense

 

Seleção de conteúdos

- Observação da luz do meio ambiente e a relação do mundo natural

-fazer observações sobre o mundo industrial, propor uma reflexão sobre a sobrevivência humana

-Despertar da consciência ambiental

-traço e comunicação através do desenho, pintura

-explorar materiais diversificados

 

Procedimentos metodológicos

1-      Vamos para o pátio e vou apresentar uma música indígena, onde eles também vão dançar

2-      Iremos procurar as cores da natureza, onde encontramos verde, azul, etc.

3-      Apresentarei imagens rupestres, arte indígena e palmeira juçara (vou tentar levar um galhinho com sementes)

4-      Utilizaremos tintas naturais para falar da nossa experiência, O TEMA é a juçara

 

Perguntas para observação:

-  Será que sabem que as plantas precisam de luz e água para sobreviver? De onde vem as cores da natureza?

-Para que se usam as cores da natureza?

- qual a textura da natureza? Como podemos pinta-la? A tinta natural é uma solução?

Materiais didáticos:

- imagens rupestres , arte indígena

-galho de juçara

-tinta natural (cola, agua, cúrcuma, café, alçafrão, urucum)

 

Observações:

No meio ambiente tudo é integrado, cada lugar tem sua função e tudo funciona em perfeita harmonia, os animais tem peles  camufladas para se defenderem dos predadores. Quantos detalhes um lagarta tem antes de virar borboleta é uma transformação necessária dela. Como as formas e relações que na natureza encontramos também nós queremos habitar e fazer como artistas e seres humanos, Queremos copiar essa presença infinita. Que a natureza seja sempre para nós artistas uma referência essencial.

 

Referência:

Artista> Jhon Bermond – tintas naturais

 

Jardim2

Tema: Mandala Agroecológica

Subterma: composição da natureza

Justificativa: apresentar texturas e formas diferentes da natureza, e fazer reflexões sobre esse material da natureza e depois apresentar materiais como tampinhas, palitos, rolhas, garfos e fazer um exercício de comparação e interpretação estética desses materiais, construir mandalas.

Objetivo: Conscientização do meio ambiente, problematizando a questão do lixo e estudando das diferenças estéticas do que o homem produz e o que a natureza produz.

Objetivo específico:

-conscientizar sobre sustentabilidade

-buscar soluções de desing para ambos materiais

-construir mandalas com composições alternativas e conceituais

-apresentar artistas que se inspiram na natureza e no lixo construir um olhar sobre atualidade e passado.

 

Seleção de conteúdos:

-desafio do olhar para os diferentes materiais e sua relação

- pensar o outro a sobrevivência do eu

- montagem de mandalas utilizar o raciocíonio e a lógica cognitiva central de uma mandala- o centro com o tema agroecologia (alimentação e sobrevivência humana)

-sustentabilidade arte e meio ambiente.

 

Procedimentos metodológicos:

1 Fazer uma roda e fazer uma conversa sobre o lixo na arte apresentar o artista Vicky Muniz

2Falar sobre artistas que se inspiravam na natureza ex: Monet

3 Convida-los a pensar na diversidade e como podemos fazer um mundo melhor mais sustentável

4 Começar a produção de madalas (farei uma introdução, sobre sua característica de unidade e centralização- elevação para o pensamento de quem vê)

*fazendo um análise sobre os materiais e objetos apresentados, e deixa-los expressar o olhar e a relação com suas vidas emoções e realidades, farão essa composição

*durante o processo explicarei o que é agroecologia.

 

Perguntas para observação:

Qual a importância do planeta para o homem?

Por que destruímos a  natureza?

O que podemos fazer com arte para melhorar a vida?

Qual o papel da arte para o meio ambiente?

Materiais didáticos:

-Lixo reciclável

-galhos sementes flores

 

Observação:

Agroecologia, economia solidária são pensamentos atuais que junto a permacultura querem  produzir menos lixo e mais solução. Usar o barro para construir as casas, cerâmica para suas panelas, tintas naturais para pintar, cestarias e outros saberes e conhecimentos que a arte contemporânea cada vez mais se aproxima para fazer desings que estejam de acordo com a natureza, como o ciclo da água do sol etc e reciclagem também.

 

Referência:

Agroecologia, permacultura

 

Jardim 3

Tema: Arte e Reciclagem

Subtema: arte contemporânea

Justificativa: Ressignificar os objetos do dia a dia em novos ambientes, construir outros olhares para os elementos contemporâneos e suas possibilidades artísticas.

Objetivo geral: Refletir a relação do homem com o meio ambiente, adquirir pontos de vista conceituais de uma produção e criação estéticas. Um cenário, uma instalação, uma exposição, etc.

Objetivo específico:

- a relativização dos objetos e materiais

-explorar o potêncial criativo dos elementos trazidos de casa (objetos inúteis)

-falar sobre a televisão e as muitas informações e tecnologia – atual

- expandir o senso artístico e brincar com a imaginação das crianças

- contar uma estória (curadoria)

 

Seleção de conteúdos

- o brincar e comunicar e o outro

-exercício da fala

-reflexão sobre corporeidade artística

-explorar materiais e elementos com composição estética criativa

- autonomia crítica

- elementos diversos e cognição.

Procedimento metodológico

- Primeiro as crianças apresentarão seus objetos trazidos de casa, primeiro como coisas

- depois vamos conversar sobre o tema arte contemporânea e vou falar de Marcel Duchamp e Andy Warhol

- E pedirei para inventarem uma estória que possa transmitir uma informação nova sobre o objeto. Uma ressignificação.

*Nesse momento pedirei para antes, trocarem ideias sobre o que cada um acha do objeto diz do outro.

-Trabalharemos a questão sobre a importância dessa nova informação para o meio ambiente. E terão o dever de casa de elaborar essa obra.

- Na área externa da escola as crianças vão colocar seus objetos recicláveis, inúteis dispostos  como escolherem  e cada um vai falar sobre a solução para o meio ambiente. Terão que inventar criar e imaginar com uma pequena introdução ou estória.

 

Perguntas para observação:

- O que afinal é arte contemporânea?

- Por que produzimos tanto lixo?

- Como nossas ideias artísticas podem influenciar o mundo?

-O que seria necessário para conscientizar a importância de preservar o planeta, qual a estética disso?

- A natureza cria os alimentos sem precisar de maquinas, como  é o sabor da fruta que você come?

 

Materiais didáticos:

Imagens Marcel Duchamp – mictório

Imagem obras Andy Warhol

- 3 objetos recicláveis inúteis trazidos de casa.

 

 

Observação:

Sororidade e conexão são os grandes desafios dos tempos de hoje, a arte tem seu papel fundamental de transformar e manter o brilho da criação, seja sendo útil seja como espiritualidade, é essencial criar para nós nos mantermos vivos. A imaginação desta geração está profundamente marcada pelos avanços tecnológicos, é fundamental ensina-los a ter um olhar crítico e conversar sobre sustentabilidade e possibilidades de crescimento humano, para nós e o meio ambiente.

Bibliografia: Augusto Boal, a argumentação contra a morte da arte.

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