domingo, 4 de agosto de 2024

Agosto navegando







 

Querida Escolinha

que este nosso trimestre seja abençoado e possamos semear e colher lindos frutos

de aprendizados e crescimentos!

segue nosso estudo e aprofundamento com a Millenium

gratidão por tanta inspiração e lindas conquistas.

Hora de zelar e cuidar

Estamos cursando com o Mec aprendizagens significativas

estudamos na wr educação especial, podemos aprofundar mais

e com muitas dificuldades e real tentativa aprender melhor lingua portugesa, fizemos curso alfacon e seguimos com Pensar cursos para concursos futuros

nao concluimos o curso ebac de programação, me inscrevi no curso de educação e empreendimento do sebrae vamos que vamos

pintei azulejo <3 e fiz workshop para educadores na ebac.

Queremos continuar com a yoga e festejamos aniversario de Aya e Sol neste giro da terra, quanto para agradecer!!

Paraty linda e inspiradora

ah! estamos ajudando crianças da catequese que Jesus nos guie sempre

e sigamos sempre seu amado coração

é isso 

a aí conteúdos de Arte pois afinal de tudo foi como tudo começou ne

arte e agroecologia sim uma escolha de paz e vida

 

Plano de Aula segunda  semana de agosto- Millenium

 

7º ano- Romantismo, mudança de cenário, paisagens o homem no centro, paixões e loucuras da subjetividade  humana . Neste período o drama e o exagero e relaciona com o sonho, inconsciente que quer despertar para o além mundo / FAZER cenas de heróis contadas.

O herói que vive uma grande aventura, ou desilusão amorosa, que perde todo seu poder e se lança no mundo para desafios e trocas cotidianas profundas e próximas ao ideal do outro. Uma forma de se comunicar com sentimentos e pensamentos elaborados e grandiosos na medida de um amor ideal uma loucura de prazer superior e transcendental.(com toda realidade do tempo, a carga histórica econômica e religiosa)

6º ano- Arquitetura / desenho/// meta: atingir a perfeição, a harmonia e poder dos deuses. Lugar da razão, ciência e domínio humano de tecnologias e espaços possíveis, escultura com argila inspirada na grécia antiga. Lembrar da formação de acrópole e templos Divinos e soberanos.

8º ano-  pop art obra: quarto em arles de Lichtenstein- desenho quarto e história com onomatopeias. O retrato da vida banal em foco. A valorização dos quadrinhos (tempos e focos associados a leitura cotidiana), seriam característica da divisão e afastamento da realidade, por algo mais utópico que possam se apegar materialmente e “perder a sua consciência”

9º ano- criar máscaras inspiradas em musicais. As artes visuais compõe o cenário do teatro e da música, complementam, intensificam e contribuem esteticamente para a produção artística como os musicais.  As máscaras desde a antiguidade falam sobre as emoções e crenças do homem a cerca de mundo das realidades possíveis em expressões e relações potentes em ilusão e conscientização. Nos transporta e abre o mundo da imaginação onde podemos fluir e trocar com o imaginário, persona ali contado, por alguem ou algo.

 

1º ano

Falar sobre arte e ciência, a observação da natureza, o despertare no Renascimento, a procura por técnicas, artistas famosos e relações como ponto de fuga e tipos de pintura que estavam se desenvolvendo (tempera, afresco, tinta a óleo, forma de pirâmide, contraposto, sfumato etc). As características da era medieval a espiritualidade e diversas mudanças na evolução humana como por exemplo a dissecação de cadaveres. Navegações e descobertas cientificas. Todo desdobramento da arte para a comunicação com o além do racionalismo e as produções independentes e geniais como perspectivas.

Atividade: desenho de observação da natureza

 

2º ano

Conversar sobre a cultura indígena, a questão do etnocentrismo, a arte considerada utilitária, a questão histórica as diversas etnias e suas estórias, como rituais e outras formas de expressão. As dificuldades que os povos indígenas enfrentam em seus territórios, considerados guardiões, são cheios de memórias e atravessam o homem com sua relação harmoniosa com a natureza. Os desafios urbanos e as questões de preconceito e afirmações necessárias ancestrais e a condição da arte neste meio, tintas naturais (pinturas corporais temáticas), cestaria, arte plumária, esculturas cerâmicas, grafismos e tecelagem. Costumes e rituais com muita arte e produção estética.

Atividade: barco de revista

 

3º ano

Introduzir arte rupestre, a intenção de materializar a caça, como ritual. Os desenhos de animais de estilo naturalista, e depois dos homens com animais caçando. A rara escultura de Vênus, e outros objetos que falavam sobre o ambiente e percepções de mundo, antecedendo a escrita com elementos antromorficos e zoomorficos . As condições enfrentadas no período paleolítico (descoberta do fogo, práticas nômades, caça, coletores de alimento), mesolítico (primeiras atividades agrícolas) e neolítico (domesticação de animais, divisão de trabalho, aldeias, produção de alimentos – formas geométricas).

Atividade: Pintura azulejo, imaginando nosso universo e os símbolos que representam nosso dia a dia.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Começamos com tudo!

 


Plano de aula

6º ano

Grécia Antiga 450 a.C./ Séc. IV

Objetivos: Descobrir as características harmônicas e estéticas: vasos com mitologias em preto e vermelho, estilizados e geométricos

Templos, Acrópole em arquiteturas centralizadas com colunas jônicas, dóricas e coríntias. Respeitava as hierarquias. Exemplo: Templo de Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas.

Esculturas alto classicismo (Policleto: cânones 7 cabeças) e baixo classicismo (Lísipo: oito cabeças) com Deuses com características humanas.

Objetivo específico- Atividade baseada na aula, desenho das colunas e de corpos a partir dos cânones.

Metodologia:

Introduzir as artes da Grécia comparando coma Egípcia;

Valores e conceitos da Grécia Antiga, artesanato/ arquitetura/escultura

Pedir que aprofundem o conhecimento arquitetônico das colunas e suas diferenças básicas reproduzindo suas principais características.

Fazer Desenho de cânones.

BNCC:

Contexto artístico e histórico, reflexão, problematização, desenvolvimento proximal de conteúdos (associação estética e cultural), proporção do desenho e identificação de características peculiares da arte e sua manifestação de maneira experimental e intuitiva.

Observações:

Quais as principais dúvidas e interesses no tema?

Existe algo do dia a dia que possam identificar os elementos apresentados?

As imagens do livro são suficientes para apresentar as artes gregas? Qual figura pode complementar minha introdução sobre a Grécia Antiga?

Existe dificuldades na reprodução de desenhos? Quais? Como ajuda-los?

 

 

 

 

 

 

 

8º ano

Objetivo: Conhecer a Pop Art (final séc. XIX início séc.b XX) teve início com as colagens, serigrafias, tinta acrílica, cores vibrantes e intensas. Somando os símbolos da cultura de massa e industriais (principalmente).

Apresentar Andy Warhol e as Latas de Sopa Campbel.

Celebridades: Marlin Moroe, Mick Jagger

Personagens: Pato Donald e Super Homem

Era comum a “apropriação de imagens”, o “senso de humor” e os “suportes alternativos”

Objetivo específico: Atividade sobre  POP ART -criar onomatopéias  e  padrões repetitivos de imagens variados da imagem.

Metodologia:

1-Levar encartes de supermercado e fazer a introdução histórica sobre o surgimento da Pop Art levando em questão o tema escolhido neste movimento artístico; As questões e valores norte americanos super estimados e a crítica social gerada pelo excesso de consumo e a crescente produção industrial. A cultura e influência na arte, galerias e a grande estima econômica como também o vazio de tudo isso.

2-Mostrar as obras principais, questionar e desenvolver um olhar atento sobre as produções.

3- Pedir para fazerem quadrinhos com onomatopéias e os padrões criativos de repetição e variação de Pop Art.

 

BNCC

Gerar novos conhecimentos, aproximar um conteúdo crítico e inovador da cultura global, faze-los refletir e aprofundar o olhar crítico e gerar capacidade de influência transformadora para com o mundo industrial e os excessos de informação, observando e entendendo as mudanças históricas e buscando soluções possíveis dentro da perspectiva modernista que surge para conduzir as pessoas para seu mundo individual e ainda assim participando integralmente das ocorrências do dia-a-dia coletivo conscientemente  e de forma potencializada pela arte.

 

Observações:

Relembrar o conteúdo do modernismo que trabalhamos.

Os alunos conseguem identificar as características mais fortes da Pop Art?

Quais as principais associações que nós temos diante de uma obra como um hamburguer? Depois de tantas figuras humanas e abstratas. O que podemos dizer sobre esse olhar artístico? É arte?

Que tipo de mudança será que foi a Pop Art para o mundo moderno, com o que que rompeu-se? Estruturas de onde? Pra quem?

‘Vocês gostaram desse tipo de arte?’

7º ano

Objetivo: Arte Neoclássica, início séc XVIII; Retomada dos valores greco-romanos, agora querem de novo a perfeição e simetria das formas, a razão a técnica e o individualismo. Desenho prévio.

Contexto da Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”, era comum obras de Napoleão na  guerra ou outros fatos históricos como assassinato de Marat, exposições para o público e críticos de arte.

Contra a monarquia, valores burgueses com a participação do povo. E os artistas agora são destaque, são valorizados.

Objetivo  específico: Agora a arte está interessado no indivíduo, faça um desenho artístico que fale sobre si próprio e construa um contexto histórico que você conhece e desenhe-o, represente-o!

Metodologia:

Contar a novidade: Grande retorno da arte em seus valores de razão e simetria.

 Explicar o contexto da Guerra e do protestantismo

O fim do barroco, agora queremos falar de artistas exposições e fatos históricos

E por fim o individualismo burguês e popular.

Mostrar o estilo arquitetônico neoclássico e compara-lo ao barroco.

Apresentar a atividade dos desenhos e deixá-los criar!

 

BNCC

Desenvolvimento da percepção de comparação e associativa estética, produção autônoma com referências próprias do eu e suas identidades sociais e culturais, contextualização histórica, expressão lúdica e criativa. Intelectualidade e formação integral sobre os acontecimentos artísticos e seus períodos.

 

Observação:

Deveria escrever no quadro os tempos e acontecimentos do período neoclássico ou a experiência artística e a percepção são mais interessantes ludicamente, sensorialmente, livremente?

Como a turma está acostumada a aprender um conteúdo novo? Como professora de arte quais minhas principais preocupações? Que se desenvolvam reproduzindo ou que encontrem as respostas na produção de desencadeamento das tarefas e contato (livro, desenho)?

O neoclassicismo é interessante? Por que? Qual sua importância? Aonde ele vai nos levar? Por que a história da arte é sempre uma caixinha reveladora sobre o homem e sua capacidade de transformar e ser?

 

 ano

Objetivos:

MUSICAIS, que descendem da Ópera.

Musicais brasileiros e estrangeiro.

No Brasil muitos surgiram como contra a ditadura, como os saltimbancos, roda viva.

No estrangeiro principalmente as produções da Broadway como o Fantasma da ópera, Aladin, o Rei leão, Cat’s.

O artista Vinicius de Moraes utilizava o modo hibrido de linguagens artísticas como o teatro, a música, a dança e as artes visuais. Ele fez parcerias importantes como com Pixinguinha, Toquinho, João Gilberto, Antônio Carlos Jobim. A maioria sofreu por conta da censura.

Objetivo específico: Quer criem uma poesia em grupo com personagens centrais sendo animais.

Passar um vídeo de musical.

 

Metodologia

Exemplificar existentes casos de linguagens hibridas de arte

Por exemplo o artista Vinicius de Moraes, falar da Bossa Nova seu contexto de ditadura, os desafios e as formas que a arte tinha de informar questionar e fazer refletir com contracultura e abrindo portas para uma mudança social e cultural de pensamento, no Brasil. (Através da linguagem hibrida, exemplo: musicais)

Apresentar vídeo de um musical e pedir para criarem poesias com temas de animais como personagens principais.

 

BNCC

Acesso a informação e cultura da arte no Brasil, conhecer artistas importantes da música e cenário brasileiro, expressão criativa e lúdica de poesia, recurso áudio visual de mídia, interpretação histórica do contexto da ditadura, movimento entre os saberes das linguagens, aprofundamento com elementos criativos possíveis individuais transcendentes (leitura musical e teatral) e coletivos de expressão (dar vida a imagem, arte!) tornando sonhos possíveis.

 

Observações

Quais os despertares sãos sentidos ao contato com o musical? O que te toca? Atinge o objetivo?

Vinicius de Moraes é um artista completo pois é hibrido?

Culturalmente a arte é uma ferramenta contra o sistema ou continua reproduzindo os padrões? Como funciona? Como acontece e aconteceu na sociedade?

Volta as aulas, olha o que nos espera ! Rumo ao Sol!!!





 Plano de Curso

ARTE

Segundo Semestre 2024

Ensino Fundamental ( anos finais) e Ensino Médio

6ºano

Capitulo 1 – Arte Greco-romana

Objetivos:

Conhecer as artes na Grécia. Esculturas, máscaras (teatro), música e poesia.

Apresentar conhecimentos da Roma Antiga, a escultura, o teatro e seus espaços, a música e a arquitetura.

Capitulo 2 – Arte na Idade Média

Aprender as produções artísticas medievais ( arte bizantina e arte gótica), conhecer as heranças musicais da época medieval; a história e conteúdo do teatro medieval. Associar as produções de hoje em dia, como gravura e fantoche.

 

7º ano

Capitulo 1-  Neoclassicismo, Romantismo e Realismo

Objetivos:

Entender conceitos do Neoclassicismo, Romantismo e Realismo; Conhecer o teatro Neoclássico e Romântico e a música. Reconhecer o Neoclassicismo, o Romantismo e o Realismo no Brasil.

 

Capitulo2- Impressionismo e fotografia

Objetivo:

Identificar característica do movimento impressionista (artistas e obras). Origens e conceitos da fotografia. Conhecer música impressionista e formas musicais eruditas.

Aprender Mimo e pantomima. Saber sobre teatro de sombras.

 

8ºano

Capitulo 1- Tendencias e influencias da arte moderna na arte.

Objetivo:

Identificar as características de Pop Art e seus representantes. Conhecer a escola de arte Bahaus; Aprender mais sobre a música popular brasileira e sua origem, o hip hop e seus aspectos; Conhecer o teatro revista;

Capitulo 2- Modernismo Brasileiro

Objetivos:

Aprender sobre a Semana de Arte Moderna 1922, os conceitos e os principais artistas do modernismo. O cinema Novo e a origem e produção do cinema.

Pesquisar músicas caipiras.

 

9º ano

Capitulo 1 – Linguagens da Arte

Capitulo 1

Objetivos:

Apresentar o modo hibrido das linguagens artísticas. Iniciação, técnica de desenho e pintura (elementos formais); incentivar a apreciação de obras artísticas, estimular expressão criativa e produção em diversas linguagens da arte.

 

Capitulo 2 – Composições da Arte

Objetivos:

Aprender conceitos e Patrimônio Cultural da Humanidade; Aspectos da arte indígena. Apreciar músicas (urbana, rural e regional); Importância de diferenciar danças e seus estilos; Leitura dramática.

 

1º ano Ensino Médio

Capitulo 1 – Realidade e Ciência x Dramaticidade e Barroco

Objetivos:

Compreender relações entre ciência e arte; técnica observação e prática de imitação da natureza; Analisar especificidades entre arte e artesanato.

 

Capitulo 2- A música no Renascimento e no Barroco

Objetivo:

Compreender as mudanças da música no período do Renascimento e no período Barroco. Conceitos de teoria musical e períodos históricos; Expandir repertório musical.

Capitulo 3 e 4- A arte seus palcos/ Arte Barroca

Teatro Elisabetano e início do protestantismo.

Analisar o período barroco e as suas linguagens.

 

 

2ºano Ensino Médio

Capitulo 1- O que quer dizer a arte indígena

Objetivo:

Refletir arte indígena em sua forma social e cultural. Questionar conceitos, como estereótipos e etnocentrismo. Importância cultural da arte indígena dentro da sociedade moderna ocidental.

Capitulo 2- Dos ritmos aos rituais

Objetivo:

Reconhecer a dança, instrumentos, sonoridades e ritmos indígena

Capitulo 3– Heranças artística Africanas

Objetivo:

Compreender a pluralidade cultural africana suas influências na Europa, no Brasil. Principalmente na música brasileira.

Capitulo 4 – Transformações musicais

Objetivo:

Estudo do choro, do samba e bossa nova; Tonalismo e formação da música popular.

 

3ºano Ensino Médio

OBJETIVO> Realizar questões do livro didático com introdução do temas.

Cap.1: Arte Rupestre/Rituais dança e música/Arte e Cultura indígena/ Arte na Antiguidade

Cap.2: Arte na Idade Média/ Arte no Renascimento/ Arte Barroca/ Arte Neoclássica e Academicismo.

Cap.3: Romantismo/A Arte Realista/ Vanguardas Artísticas Europeias/ Arte Africana

Cap.4: Modernismo/ Arte Contemporânea/ Arte Contra Ditadura/ Arte d