sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Começamos com tudo!

 


Plano de aula

6º ano

Grécia Antiga 450 a.C./ Séc. IV

Objetivos: Descobrir as características harmônicas e estéticas: vasos com mitologias em preto e vermelho, estilizados e geométricos

Templos, Acrópole em arquiteturas centralizadas com colunas jônicas, dóricas e coríntias. Respeitava as hierarquias. Exemplo: Templo de Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas.

Esculturas alto classicismo (Policleto: cânones 7 cabeças) e baixo classicismo (Lísipo: oito cabeças) com Deuses com características humanas.

Objetivo específico- Atividade baseada na aula, desenho das colunas e de corpos a partir dos cânones.

Metodologia:

Introduzir as artes da Grécia comparando coma Egípcia;

Valores e conceitos da Grécia Antiga, artesanato/ arquitetura/escultura

Pedir que aprofundem o conhecimento arquitetônico das colunas e suas diferenças básicas reproduzindo suas principais características.

Fazer Desenho de cânones.

BNCC:

Contexto artístico e histórico, reflexão, problematização, desenvolvimento proximal de conteúdos (associação estética e cultural), proporção do desenho e identificação de características peculiares da arte e sua manifestação de maneira experimental e intuitiva.

Observações:

Quais as principais dúvidas e interesses no tema?

Existe algo do dia a dia que possam identificar os elementos apresentados?

As imagens do livro são suficientes para apresentar as artes gregas? Qual figura pode complementar minha introdução sobre a Grécia Antiga?

Existe dificuldades na reprodução de desenhos? Quais? Como ajuda-los?

 

 

 

 

 

 

 

8º ano

Objetivo: Conhecer a Pop Art (final séc. XIX início séc.b XX) teve início com as colagens, serigrafias, tinta acrílica, cores vibrantes e intensas. Somando os símbolos da cultura de massa e industriais (principalmente).

Apresentar Andy Warhol e as Latas de Sopa Campbel.

Celebridades: Marlin Moroe, Mick Jagger

Personagens: Pato Donald e Super Homem

Era comum a “apropriação de imagens”, o “senso de humor” e os “suportes alternativos”

Objetivo específico: Atividade sobre  POP ART -criar onomatopéias  e  padrões repetitivos de imagens variados da imagem.

Metodologia:

1-Levar encartes de supermercado e fazer a introdução histórica sobre o surgimento da Pop Art levando em questão o tema escolhido neste movimento artístico; As questões e valores norte americanos super estimados e a crítica social gerada pelo excesso de consumo e a crescente produção industrial. A cultura e influência na arte, galerias e a grande estima econômica como também o vazio de tudo isso.

2-Mostrar as obras principais, questionar e desenvolver um olhar atento sobre as produções.

3- Pedir para fazerem quadrinhos com onomatopéias e os padrões criativos de repetição e variação de Pop Art.

 

BNCC

Gerar novos conhecimentos, aproximar um conteúdo crítico e inovador da cultura global, faze-los refletir e aprofundar o olhar crítico e gerar capacidade de influência transformadora para com o mundo industrial e os excessos de informação, observando e entendendo as mudanças históricas e buscando soluções possíveis dentro da perspectiva modernista que surge para conduzir as pessoas para seu mundo individual e ainda assim participando integralmente das ocorrências do dia-a-dia coletivo conscientemente  e de forma potencializada pela arte.

 

Observações:

Relembrar o conteúdo do modernismo que trabalhamos.

Os alunos conseguem identificar as características mais fortes da Pop Art?

Quais as principais associações que nós temos diante de uma obra como um hamburguer? Depois de tantas figuras humanas e abstratas. O que podemos dizer sobre esse olhar artístico? É arte?

Que tipo de mudança será que foi a Pop Art para o mundo moderno, com o que que rompeu-se? Estruturas de onde? Pra quem?

‘Vocês gostaram desse tipo de arte?’

7º ano

Objetivo: Arte Neoclássica, início séc XVIII; Retomada dos valores greco-romanos, agora querem de novo a perfeição e simetria das formas, a razão a técnica e o individualismo. Desenho prévio.

Contexto da Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”, era comum obras de Napoleão na  guerra ou outros fatos históricos como assassinato de Marat, exposições para o público e críticos de arte.

Contra a monarquia, valores burgueses com a participação do povo. E os artistas agora são destaque, são valorizados.

Objetivo  específico: Agora a arte está interessado no indivíduo, faça um desenho artístico que fale sobre si próprio e construa um contexto histórico que você conhece e desenhe-o, represente-o!

Metodologia:

Contar a novidade: Grande retorno da arte em seus valores de razão e simetria.

 Explicar o contexto da Guerra e do protestantismo

O fim do barroco, agora queremos falar de artistas exposições e fatos históricos

E por fim o individualismo burguês e popular.

Mostrar o estilo arquitetônico neoclássico e compara-lo ao barroco.

Apresentar a atividade dos desenhos e deixá-los criar!

 

BNCC

Desenvolvimento da percepção de comparação e associativa estética, produção autônoma com referências próprias do eu e suas identidades sociais e culturais, contextualização histórica, expressão lúdica e criativa. Intelectualidade e formação integral sobre os acontecimentos artísticos e seus períodos.

 

Observação:

Deveria escrever no quadro os tempos e acontecimentos do período neoclássico ou a experiência artística e a percepção são mais interessantes ludicamente, sensorialmente, livremente?

Como a turma está acostumada a aprender um conteúdo novo? Como professora de arte quais minhas principais preocupações? Que se desenvolvam reproduzindo ou que encontrem as respostas na produção de desencadeamento das tarefas e contato (livro, desenho)?

O neoclassicismo é interessante? Por que? Qual sua importância? Aonde ele vai nos levar? Por que a história da arte é sempre uma caixinha reveladora sobre o homem e sua capacidade de transformar e ser?

 

 ano

Objetivos:

MUSICAIS, que descendem da Ópera.

Musicais brasileiros e estrangeiro.

No Brasil muitos surgiram como contra a ditadura, como os saltimbancos, roda viva.

No estrangeiro principalmente as produções da Broadway como o Fantasma da ópera, Aladin, o Rei leão, Cat’s.

O artista Vinicius de Moraes utilizava o modo hibrido de linguagens artísticas como o teatro, a música, a dança e as artes visuais. Ele fez parcerias importantes como com Pixinguinha, Toquinho, João Gilberto, Antônio Carlos Jobim. A maioria sofreu por conta da censura.

Objetivo específico: Quer criem uma poesia em grupo com personagens centrais sendo animais.

Passar um vídeo de musical.

 

Metodologia

Exemplificar existentes casos de linguagens hibridas de arte

Por exemplo o artista Vinicius de Moraes, falar da Bossa Nova seu contexto de ditadura, os desafios e as formas que a arte tinha de informar questionar e fazer refletir com contracultura e abrindo portas para uma mudança social e cultural de pensamento, no Brasil. (Através da linguagem hibrida, exemplo: musicais)

Apresentar vídeo de um musical e pedir para criarem poesias com temas de animais como personagens principais.

 

BNCC

Acesso a informação e cultura da arte no Brasil, conhecer artistas importantes da música e cenário brasileiro, expressão criativa e lúdica de poesia, recurso áudio visual de mídia, interpretação histórica do contexto da ditadura, movimento entre os saberes das linguagens, aprofundamento com elementos criativos possíveis individuais transcendentes (leitura musical e teatral) e coletivos de expressão (dar vida a imagem, arte!) tornando sonhos possíveis.

 

Observações

Quais os despertares sãos sentidos ao contato com o musical? O que te toca? Atinge o objetivo?

Vinicius de Moraes é um artista completo pois é hibrido?

Culturalmente a arte é uma ferramenta contra o sistema ou continua reproduzindo os padrões? Como funciona? Como acontece e aconteceu na sociedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário