Plano de aula
6º ano
Grécia Antiga 450 a.C./ Séc. IV
Objetivos: Descobrir as características harmônicas e
estéticas: vasos com mitologias em preto e vermelho, estilizados e geométricos
Templos, Acrópole em arquiteturas centralizadas com colunas
jônicas, dóricas e coríntias. Respeitava as hierarquias. Exemplo: Templo de
Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas.
Esculturas alto classicismo (Policleto: cânones 7 cabeças) e
baixo classicismo (Lísipo: oito cabeças) com Deuses com características
humanas.
Objetivo específico- Atividade baseada na aula, desenho das
colunas e de corpos a partir dos cânones.
Metodologia:
Introduzir as artes da Grécia comparando coma Egípcia;
Valores e conceitos da Grécia Antiga, artesanato/
arquitetura/escultura
Pedir que aprofundem o conhecimento arquitetônico das
colunas e suas diferenças básicas reproduzindo suas principais características.
Fazer Desenho de cânones.
BNCC:
Contexto artístico e histórico, reflexão, problematização,
desenvolvimento proximal de conteúdos (associação estética e cultural),
proporção do desenho e identificação de características peculiares da arte e
sua manifestação de maneira experimental e intuitiva.
Observações:
Quais as principais dúvidas e interesses no tema?
Existe algo do dia a dia que possam identificar os elementos
apresentados?
As imagens do livro são suficientes para apresentar as artes
gregas? Qual figura pode complementar minha introdução sobre a Grécia Antiga?
Existe dificuldades na reprodução de desenhos? Quais? Como
ajuda-los?
8º ano
Objetivo: Conhecer a Pop Art (final séc. XIX início séc.b XX)
teve início com as colagens, serigrafias, tinta acrílica, cores vibrantes e
intensas. Somando os símbolos da cultura de massa e industriais
(principalmente).
Apresentar Andy Warhol e as Latas de Sopa Campbel.
Celebridades: Marlin Moroe, Mick Jagger
Personagens: Pato Donald e Super Homem
Era comum a “apropriação de imagens”, o “senso de humor” e
os “suportes alternativos”
Objetivo específico: Atividade sobre POP ART -criar onomatopéias e padrões
repetitivos de imagens variados da imagem.
Metodologia:
1-Levar encartes de supermercado e fazer a introdução
histórica sobre o surgimento da Pop Art levando em questão o tema escolhido
neste movimento artístico; As questões e valores norte americanos super
estimados e a crítica social gerada pelo excesso de consumo e a crescente
produção industrial. A cultura e influência na arte, galerias e a grande estima
econômica como também o vazio de tudo isso.
2-Mostrar as obras principais, questionar e desenvolver um
olhar atento sobre as produções.
3- Pedir para fazerem quadrinhos com onomatopéias e os
padrões criativos de repetição e variação de Pop Art.
BNCC
Gerar novos conhecimentos, aproximar um conteúdo crítico e
inovador da cultura global, faze-los refletir e aprofundar o olhar crítico e gerar
capacidade de influência transformadora para com o mundo industrial e os
excessos de informação, observando e entendendo as mudanças históricas e
buscando soluções possíveis dentro da perspectiva modernista que surge para
conduzir as pessoas para seu mundo individual e ainda assim participando
integralmente das ocorrências do dia-a-dia coletivo conscientemente e de forma potencializada pela arte.
Observações:
Relembrar o conteúdo do modernismo que trabalhamos.
Os alunos conseguem identificar as características mais
fortes da Pop Art?
Quais as principais associações que nós temos diante de uma
obra como um hamburguer? Depois de tantas figuras humanas e abstratas. O que
podemos dizer sobre esse olhar artístico? É arte?
Que tipo de mudança será que foi a Pop Art para o mundo
moderno, com o que que rompeu-se? Estruturas de onde? Pra quem?
‘Vocês gostaram desse tipo de arte?’
7º ano
Objetivo: Arte Neoclássica, início séc XVIII; Retomada dos
valores greco-romanos, agora querem de novo a perfeição e simetria das formas,
a razão a técnica e o individualismo. Desenho prévio.
Contexto da Revolução Francesa “liberdade, igualdade e
fraternidade”, era comum obras de Napoleão na
guerra ou outros fatos históricos como assassinato de Marat, exposições
para o público e críticos de arte.
Contra a monarquia, valores burgueses com a participação do
povo. E os artistas agora são destaque, são valorizados.
Objetivo específico:
Agora a arte está interessado no indivíduo, faça um desenho artístico que fale
sobre si próprio e construa um contexto histórico que você conhece e desenhe-o,
represente-o!
Metodologia:
Contar a novidade: Grande retorno da arte em seus valores de
razão e simetria.
Explicar o contexto
da Guerra e do protestantismo
O fim do barroco, agora queremos falar de artistas
exposições e fatos históricos
E por fim o individualismo burguês e popular.
Mostrar o estilo arquitetônico neoclássico e compara-lo ao
barroco.
Apresentar a atividade dos desenhos e deixá-los criar!
BNCC
Desenvolvimento da percepção de comparação e associativa
estética, produção autônoma com referências próprias do eu e suas identidades
sociais e culturais, contextualização histórica, expressão lúdica e criativa. Intelectualidade
e formação integral sobre os acontecimentos artísticos e seus períodos.
Observação:
Deveria escrever no quadro os tempos e acontecimentos do
período neoclássico ou a experiência artística e a percepção são mais
interessantes ludicamente, sensorialmente, livremente?
Como a turma está acostumada a aprender um conteúdo novo?
Como professora de arte quais minhas principais preocupações? Que se
desenvolvam reproduzindo ou que encontrem as respostas na produção de
desencadeamento das tarefas e contato (livro, desenho)?
O neoclassicismo é interessante? Por que? Qual sua
importância? Aonde ele vai nos levar? Por que a história da arte é sempre uma
caixinha reveladora sobre o homem e sua capacidade de transformar e ser?
9º
ano
Objetivos:
MUSICAIS, que descendem da Ópera.
Musicais brasileiros e estrangeiro.
No Brasil muitos surgiram como contra a ditadura, como os
saltimbancos, roda viva.
No estrangeiro principalmente as produções da Broadway como
o Fantasma da ópera, Aladin, o Rei leão, Cat’s.
O artista Vinicius de Moraes utilizava o modo hibrido de
linguagens artísticas como o teatro, a música, a dança e as artes visuais. Ele
fez parcerias importantes como com Pixinguinha, Toquinho, João Gilberto,
Antônio Carlos Jobim. A maioria sofreu por conta da censura.
Objetivo específico: Quer criem uma poesia em grupo com
personagens centrais sendo animais.
Passar um vídeo de musical.
Metodologia
Exemplificar existentes casos de linguagens hibridas de arte
Por exemplo o artista Vinicius de Moraes, falar da Bossa
Nova seu contexto de ditadura, os desafios e as formas que a arte tinha de
informar questionar e fazer refletir com contracultura e abrindo portas para
uma mudança social e cultural de pensamento, no Brasil. (Através da linguagem
hibrida, exemplo: musicais)
Apresentar vídeo de um musical e pedir para criarem poesias
com temas de animais como personagens principais.
BNCC
Acesso a informação e cultura da arte no Brasil, conhecer
artistas importantes da música e cenário brasileiro, expressão criativa e
lúdica de poesia, recurso áudio visual de mídia, interpretação histórica do
contexto da ditadura, movimento entre os saberes das linguagens, aprofundamento
com elementos criativos possíveis individuais transcendentes (leitura musical e
teatral) e coletivos de expressão (dar vida a imagem, arte!) tornando sonhos
possíveis.
Observações
Quais os despertares sãos sentidos ao contato com o musical?
O que te toca? Atinge o objetivo?
Vinicius de Moraes é um artista completo pois é hibrido?
Culturalmente a arte é uma ferramenta contra o sistema ou continua
reproduzindo os padrões? Como funciona? Como acontece e aconteceu na sociedade?
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