segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Liberdade de Educação e alguns Tesouros para Cristal!!

  
***

              Art. 26 da  Declaração Universal dos Direitos Humanos


Aos pais pertence o Direito de escolher o gênero de educação a dar aos filhos ” 


Liberdade de e para Educação !!!!







 ***
O que na Infância é recebido se torna 


O Verdadeiro Tesouro !!
Nossa escolinha nutre-se dos paradigmas que solicitam um modo mais livre e consciente de viver para que se substancialize neste plano de existência! Por isso buscamos sustentar em algumas práticas, ideais que correspondem à uma geração desperta que compreende e acolhe o todo como um aspecto integrado ao desenvolvimento ético moral e de humanização e fraternidade; 

Para isso declaramos princípios de compartilhar e manifestar o conhecimento e as práticas de solidariedade e equilíbrio (sustentabilidade) na medida da possibilidade de cada um, com o máximo de sinceridade e comprometimento;
Estamos atentos para esta ciência:
Aquilo que você pensa e imagina nas mentes conscientes e subconscientes irá manifestar na sua imagem e semelhança nas circunstancias externas
Por isso nos dedicamos para a construção de uma nova pedagogia e formação integral e autônoma para identificar e incentivar uma sociedade mais justa igualitária e harmônica e valorizar esse pontos de contato e semelhança de forma amorosa e responsavel;
Respeitando toda diversidade e limites, buscando sempre encontrar meios modos e linguagens simpaticas para comunicar melhor e realizar a oportunidade nos relacionarmos de forma verdadeiramente integrada.

Com o caminho do auto-conhecimento e da composição de uma expressão individual elaborada e correspondente a todos os quadrantes  evolutivos em espectros que organicamente e de forma sistematizada completam o prisma.

Prisma: é a embarcação Cristal, no sentido projetado e ilustrado para um desenvolvimento harmônico

O coração holográfico do Amor Universal!

 PRISMA, nossa Aliança !

***  Aqui falamos da nossa bússula do calendário e do mapa Cristal representado pelo leme pedagógico experimental, onde desbravaremos percursos de aprendizado na escolinha !
Caminhante, não há caminho. 
O caminho faz-se caminhando ”   

**

 Sugestão Cristalina: busque sua medida e dance à transitar em todos os mundos da melhor forma possível!

*
Aqui não há ninguém a ensinar nem ninguém a ser ensinado, cada um de nós está a aprender


 As metodologias cuidadoras e libertárias!
<< “Um sentido com 'Aum' de inclusão e pertencimento" >>
 
** promover as experiências significativas de forma consciente e transformadora !!!
  
E Que assim Seja !
Para a produção de sentidos e trabalho dos sensibilizamores;


Arte Educação e Múltiplas Inteligências
- Inteligência Musical

É a forma de inteligência que dá a pessoa a habilidade de apreciar, interpretar e compor padrões musicais. Envolve reconhecer e trabalhar com afinação, tonalidades e ritmo e se assemelha a inteligência linguística.
- Inteligência Linguística
É o tipo de Inteligência que envolve sensibilidade para escrever e falar línguas. Ela pode capacitar as pessoas a aprender línguas facilmente e inclui a habilidade de usar as línguas para expressar e comunicar informações complexas.
- Inteligência Matemática
Refere-se a habilidade de analisar problemas logicamente, detectar padrões e executar cálculos matemáticos. Envolve tanto pensamento cientifico, quanto matemático, podendo também ser aplicado por pessoas que raramente usam matemática;
- Inteligência Interpessoal
Envolve a compreensão empatia, fatores importantes para o relacionamento com os desejos e as motivações de outras pessoas. Capacita a dar bons conselhos amigos com problemas, mas também permite que a pessoa interaja com os outros de forma eficaz.
- Inteligência Corporal
A habilidade de usar o corpo de modo eficais não é realmente associada à Inteligências, Mas também envolve habilidades mentais para coordenar os movimentos essenciais aos esportes e outras atividades físicas.
- Inteligência Intrapessoal
Um aspecto dessa inteligência é a habilidade de compreender a si mesmo e apreciar seus próprios sentimentos, medos e motivos. Pode ser descrita como sabedoria do autoconhecimento e como você funciona e habilidade de usar tal informação para regular a vida;
- Inteligência Naturalista
É a inteligência que nos torna aptos a reconhecer compreender e utilizar várias características do ambiente. Envolve a habilidade de entender o mundo natural e também pode se referir a como respondemos a qualquer ambiente.

P E N S A R e E A G I R  A  P A R  T I R  D E  U M  N O V O 

PARADIGMA:

Brincar e Estudar !
“Muitas vezes a criatividade é estar consciente do mundo a sua volta e usa-lo como inspiração”


Contos
. “Nos contos estão representados aspectos humanos fundamentais, através de suas imagens e personagens.
Quando narramos um conto, estamos transmitindo o desenvolvimento de uma individualidade.
Por isso necessário fazer com devoção e alegria!
As histórias nos falam de lutas, vitórias, sofrimentos e alegrias humanas, mas tem no cenário íntimo o ser humano.
As crianças que tem possibilidade de receber estes conteúdos e fortalecer para trilhar seu próprio caminho na vida e receber qualidades anímicas, que nortearão sua conduta.
Para a criança até os 7 anos de idade, quanto mais ouvir integralmente e repetidas vezes o mesmo conto (aproximadamente 28 dias consecutivos) melhor, para que este possa fazer parte de suas vivencias!”




   “Ser criança é acreditar que bicicleta voa!
 Jogos no processo pedagógico
“É brincando que exercitamos habilidades essenciais a saúde de nossas relações. Ao exercitar nos jogos a capacidade de lidar com os sentimentos que eles nos despertam e com desafios, buscamos competência para admistrar situações cotidianas om eficácia. 
Lidar com sentimentos aflitivos, mantendo entusiasmo e perseverança diante dos desafios, aumenta nossa capacidade de empatia e envolvimento com nossos semelhantes. 
Assim é que se estabelece uma sociedade de direitos individuais e relações interdependentes. Brincar e Jogar são exercícios prazerosos da administração de nossa realidade, onde adquirimos consciência, estabelecemos regras básicas de convivência e mudamos a nós mesmos e a realidade social”
“Exercício de habilidades necessárias ao domínio do bom uso da nossa inteligência emocional. Nossa capacidade de encontrar formas e encaminhar e comunicar o que queremos, pode ser exercitada”
“Aprendendo a compreender e atuar perante as forças que operm no meio em que vivemos. A arte de adquirir competência  na administração estratégica, segura e confiante de nosso viver, nos leva a celebrar a vida com amor e entusiasmo!”
“O desenvolvimento pleno da pessoa para a vida passa por sua capacidade de lhe dar com seus sentimentos e elaborar suas experiências em busca da competência individual e em equipe”
.
“No progresso de desenvolvimento das pessoas na organização, os jogos já são bastante utilizados com instrumento que serve para processar uma experiência organizacional simulada, adquirindo maturidade para o trabvalho cooperativo e de realização para todos”
“Cada vez mais utilizamos o lúdico para colocra em cena o que as pessoas querem aprender sobre si mesmas e sobre suas relações, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e coloca em cena os sentimentos agregados aos comportamentos que temos na nossa atuação cotidiana”
“Exercitar o raciocínio lógico, a elaboração de suas emoções, despertando a criatividade tão fundamental à construção de soluções para a complexidade de coisas que administramos em nosso cotidiano” (...)

. A r t e d a s P a l a v r a s (ex: combinações de diferentes palavras e significados; de trás para frente, circuito de memória, semelhanças e diferenças);
. C ó d i g o s, confirmação dos códigos (decodificação/ padrões enigmáticos: condicionamento / associação/ combinação)
. H i s t ó r i a s I l u s t r a d a s  e I m a g i n a t i v a s (utilizar pedagogia da pergunta ex: e se ?)
. D e s a f i o s (ex: desenvolver modos diferentes de realizar a mesma tarefa/missão/ travessia), Brainstorn; Equilíbrio e Percepção Sensorial, exercício de atenção; mensagens misturadas;


A r t e - E d u c a r  é  A m a r !





- Desenvolver Talento natural; 
ex: Invenções.
- Desenvolver pensamento lateral (abordagem que procura ver um problema de todos ângulos possíveis/ modos aleatórios de trazer novas séries de pensamento).
- Desenvolver Pensamento Visual (Ex: Diagrama de Idéias // um problema central >aquecimento global; idéias que conduza a outras mais criativas);
outras possibilidades: trabalhar com referencias ex: diagramas de datas e/ou eventos e/ou fatos históricos.
- Desenvolver Pensamento Energético (exercício repetitivo: libera a mente para trabalhar no problema e encontrar soluções).
- Percepções Intuitivas, Sensoriais, Mecanismos de Distração e Autocontrole.




***

Nenhum comentário:

Postar um comentário