sábado, 4 de março de 2023

ORIGEM

 

Nosso trabalho tem uma história interessante



começamos com uma composição de crianças que crescemos juntas, eu era a mais velha, organizava peças, brincadeiras, jogos e aventuras. Meus primos todos e familia interagiam, ali já fui percebendo que era isso que queria fazer da vida.

Entrei numa escola construtivista onde aprendi folclore brasileiro, feiras de artes e ciências tudo sobre música, linguas, rodinhas de leituras, apresentações de trabalhos, oficinas de madeira e de educação para o lar (cozinha, costura), tinhamos uma olimpiada interdisciplinar, teatro, redações etc.

Quando saí do CEN (Centro Educacional de Niterói), fui para o mundo com outros limites e perspectivas, busquei soluções alternativas, amigos alternativos, comecei minha vida cultural e inventava com amigas musicas, idéias de artesanato pra vender, desenhava bastante, e pintava também, fiz minha primeira exposição e entrei para um mundo de alimentação natural e emfim adentrei a Universidade Federal do Rio de Janeiro para Escola de Bellas Artes, participei de tudo que pude, extensão, viagens , congressos, jornadas, encontros e projetos diversos de agroecologia e além de tudo fazia voluntariado na Comunidade do Mangueirão, onde eu e as crianças brincávamos, inventavamos atividades artísticas, jogos, criamos um jardim comunitario, plantamos em fim foram anos de interatividade e transformação!

Em 2010, comecei a pensar sobre a possibilidade de construir um trabalho diferenciado de educação. Onde pudesse fazer com que todo meu aprendizado fosse registrado e servisse para um mundo melhor!

Em 2012 resolvi fazer uma viagem ao México, uma peregrinação, fiz nossos primeiros materiais didáticos, um LIVRO de feltro com uma Estória Inventada sobre nossa Realidade, e projetando pelas primeiras impressões aquilo que queria que mudasse na minha vida. Queria explorar territórios para construir uma Escolinha, daí comecei os primeiros rabiscos da escola, pensando um mapa de tesouro onde nós seríamos UM, então a espiritualidade abriu nosso primeiro mistério PIRATA. Fiz um calendário Escolar que chamamos de bússula.

Depois comecei a rabiscar nossa primeira navegação: atravessar a América Latina! Sem dinheiro, sem passaporte, sem nada só coragem, ser fiel ao nosso propósito: UM MUNDO DE PAZ.

Com muita liberdade pegamos a estrada e conhecemos pessoas incríveis, trocamos muito, tudo de carona, passamos frio, fome, afinal era uma peregrinação, queríamos chegar no México para fazer o curso do Vipassana, e aprofundar o conteúdo de autoconhecimento, Iluminação;

Mas com tudo foram 15 países, conhecemos uma nova visão, ficamos mais universalizados, aprendemos a nos comunicar com mais verdade e sinceridade partilhando sonhos, objetivos. Encontramos muitos desafios, fui presa, algumas das nossas etapas tiveram que se adaptar às condições do sistema, normal, natural. Enfrentamos o CAPITAL. Isso muito forte mesmo! Cada caminhão era um novo horizonte, cada estrada era um percurso para descobrir. Era Deus em tudo, muita fé. A Virgem de Guadalupe nos protegeu e a certeza do Amor de Jesus foi um grande tesouro da nossa Escolinha, no final não chegamos na montanha do Vipassana mas chegamos ao México!! Na imigração conhecemos novos povos, Indianas, Africanas, Japonesas, Americanas etc foi algo muito relacionado ao povo de rua e populações mestiças, fui com minha Escolinha Cristal no meu coração e até hoje sou agradecida por essa experiência maravilhosa.

Nosso retorno foi duro, uma deportação medíocre, de toda hipocrisia do sistema, humilhada em fim muita mentira da situação. Mas aprendemos a RESISTIR

E isso caracteriza nosso mundo, nossa história de  LUTAS e sobrevivência.

    observação: Em 2010 escrevi uma carta para a Virgem de Guadalupe que foi entregue na basílica dela, pedindo Orientações para minha Vida meu Caminho minha Missão

Nossa peregrinação era uma comunhão espiritual com a Virgem, pelo nosso fundamento nossa Existência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário