terça-feira, 19 de novembro de 2024

Chegando na crista de uma grande onda que nos levara alem!






 


Finalizando o bimestre na Millenium, quanto desenvolvimento e aprendizagens ate aqui!
Como o livro didatico me ajudou a conhecer melhor a Arte.
Tenho certeza que cada um deixou um poquinho de si nessa linda estoria de luta e descoberta do ensino e da educação na sua mais forte dimensão, a realidade. Muito feliz e agradecida. Nossa escolinha segue para outros mares e sentido no coração e nas verdadeiras necessidades o rumo da nossa Cristal.
Confiantes e com determinação vejo a dedicação para evoluir e ajudar a transformar esse mundo com arte ainda o melhor caminho. Ja andamos muito com a agroecologia e sabemos em nossas essencias como desbravar e impontante para chegar onde queremos. e nosso destino esta sendo escrito e muito mais aventuras nos aguarda. Entregar e confiar, simplesmente isso. Fazer nossa parte e deixar a luz brilhar!

domingo, 10 de novembro de 2024

Flores de novembro

 


Chegamos ao final do terceiro bimentre da nossa navegacão pirata, desbravamos muito essa Paraty, interagindo com a cidade e as novas amizades. Grandes reencontros da Cristal. E claro pertinho das estrelas mais lindas do Universo Sol e Aya. Trabalhando nas profundezas da Arte da escola Millenium e todos os desafios e conquistas. Muito agradecida por chegar ate aqui, com muitas aventuras luas e mares abençoando! Nesta estaçao estamos colhendo e germinando as sementes. Neste sentido queremos chegar no sistema publico de ensino, faremos 2 provas para Paraty e Mangaratiba. Que os caminhos continuem abrindo que logo iremos alem dessas fronteiras e vamos mais uma vez renascer para o conhecimento da Cristal e tudo que aprendemos ate aqui sobre estudar, autocuidado, capacitação e formação, liberdade, Deus Jesus e anarquismo na veia. Tambem a profundade do autoconhecimento e a expansão do serviço para e com as crianças. Muitas coisas para evoluir, mas seguindo na Paz e ensinamentos do dia a dia a qual temos a certeza de sermos guiados e encaminhados em nossas mais importantes missões. No campo pedagogico buscando orientar e mostrar os caminhos necessrarios, utilizando meios e materiais didaticos para auxiliar a cada um e toda turma, buscando fazer reflexões importantes sobre a historia, a sociedade e mundo. Abrindo caminhos para a universalidade humana e e diversidade cultural. Atraves de praticas como desenho, artesanato, pinturas, modelagem, teatro, artesanato, jogos e outras atividades. Sempre contextualizando e pensando estesia e materialização das ideias com criatividade e cores! Fiz uma recreação nas aguas de paraty com o projeto era uma vez, pintamos 20 crianças no gesso, adorei a atividade! So mais uma prova como podemos ampliar nosso horizonte por aqui. Ainda vamos desenvolver atividades aqui na Jabaquara! E como foi legal o dia das crianças no Simpar, jogamos, lanchamos pipoca balas, fizemos oficinas, foi muito legal! E sim e com toda essa energia que finalizamos nosso terceiro trimestre e começamos a nos direcionar para mais um ciclo da nossa escola, onde precisaremos aportar, onde muitas coisas precisarão ser estabelecidas, e inclusive sobre o futuro com Aya e Sol. Que nosso sonho continue brillhando no firmamento pois continuamos no caminho construindo, nos inscrevemos para o processo seletivo da pos graduação TERESA, um projeto sobre educação diferenciada. Assim mais pertinho de você escolinha poderemos fazer nosso resgate fundamental e em fim resignificar e restabelecer com mais propriedades nossas metas objetivos e propostas. Alinhado com tudo que ate aqui apenas somou e acrescentou nossa base pedagica significativa, curricular e planejamentos.Vamos que vamos!! Parabens a todos que chegaram ate aqui! Sou grata a cada um.

domingo, 13 de outubro de 2024

Outubro e a primavera


 

Chegando em novos mares seguimos a vento e popa!

Nossas crianças da catequese fizeram a primeira comunhão, quanta emoção! Lindo demais, adorei ter acompanhado e ajudado.

Estamos com novas parcerias, estreamos com o ERA UMA VEZ, com recreação infantil nas águas de Paraty. Pintura em gesso, brincadeiras, teatro. Bem legal, mais crianças para a Cristal crescer e evoluir em trocas e saberes!

Nesse dia das crianças participamos da Feira de Economia Solidária no Simpar, umas 20 crianças vieram e nos divertimos juntos, boliche, uno, xadrez, quebra cabeça, dominó, desenho, pintura, pipoca, bala, almoço, lindo demais quanta alegria e prazer em estar doando conhecimento e afeto.

Na escola seguimos no quarto bimestre, cada semana uma emoção nova. O que virá de especial? Como é bom ensinar! Trabalhar pedagogicamente, avaliar, sentir, refletir, problematizar, estudar, aprender, ser, estar, acontecer, viver!!!










segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Continuidade nas atividades artísticas

 


Livre expressão com argila


                    
                                                                    Mandalas artísticas com tema educação ambiental


bonecas abayomis





quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Paraty, encontros, navegações e familia


Paraty dos Piratas


Guardiões aí




 

 pintura em azulejo


 exposiçao museu do amanhã



Reunião Simpar


produção 







setembro e novas descobertas

 


8º ano

Objetivo: Trabalhar o grafite, conteúdo histórico e atual. Atividade de experimentação com spray e moldes criados;

Objetivo específico:

Conversar sobre a estereotipação de marginalidade do grafite

Origens (anos70), populações excluídas, comunicação e expressão do gueto

Diferença entre grafite e pixação (disputa de território e frases provocativas)

Relação com o hip hop, menos violência

Artistas consagrados e Gêmeos, Kobra e Banksky

Tema de denúncia política

Autorização  para grafitar

Repressão.

 

Metodologia:

- Perguntar se já viram a arte do grafite em algum lugar, citar são Paulo

- Problematizar se o grafite é arte.

-Falar da história e abordar o tema da marginalização e estereotipação, as questões sociais e os principais precursores do grafite.

-Explicar que o grafite é um modo de expressão artística e

-pedir para criarem moldes para representarem no papelão com o spray. (uma  experiência simbólica de grafitar)

 

BNCC:

Habilidades artísticas visuais, contextualização cultural, linguagem e comunicação social- expressão e desenvolvimento com textura, forma na prática.

 

Observações:

Quais as falas dos alunos que podem representar essa expressão e a visão que se prevalece deste tema grafite e hip hop

Quantos se identificam?

Como representariam seu grafite, quais símbolos e relações que escolheram?

Se fossem fazer um grafite para ajudar as pessoas a refletirem o mundo como seria?

 

Material didático:

Papelão

Isopor

Tesoura

Faca

Spray branco

 



OUTRAS ATIVIDADES:



 
 Pintura coletiva relacionada a musica clássica, Farol.






 desenhos

 grafismo indigena no isopor


 pintura mondrian




domingo, 4 de agosto de 2024

Agosto navegando







 

Querida Escolinha

que este nosso trimestre seja abençoado e possamos semear e colher lindos frutos

de aprendizados e crescimentos!

segue nosso estudo e aprofundamento com a Millenium

gratidão por tanta inspiração e lindas conquistas.

Hora de zelar e cuidar

Estamos cursando com o Mec aprendizagens significativas

estudamos na wr educação especial, podemos aprofundar mais

e com muitas dificuldades e real tentativa aprender melhor lingua portugesa, fizemos curso alfacon e seguimos com Pensar cursos para concursos futuros

nao concluimos o curso ebac de programação, me inscrevi no curso de educação e empreendimento do sebrae vamos que vamos

pintei azulejo <3 e fiz workshop para educadores na ebac.

Queremos continuar com a yoga e festejamos aniversario de Aya e Sol neste giro da terra, quanto para agradecer!!

Paraty linda e inspiradora

ah! estamos ajudando crianças da catequese que Jesus nos guie sempre

e sigamos sempre seu amado coração

é isso 

a aí conteúdos de Arte pois afinal de tudo foi como tudo começou ne

arte e agroecologia sim uma escolha de paz e vida

 

Plano de Aula segunda  semana de agosto- Millenium

 

7º ano- Romantismo, mudança de cenário, paisagens o homem no centro, paixões e loucuras da subjetividade  humana . Neste período o drama e o exagero e relaciona com o sonho, inconsciente que quer despertar para o além mundo / FAZER cenas de heróis contadas.

O herói que vive uma grande aventura, ou desilusão amorosa, que perde todo seu poder e se lança no mundo para desafios e trocas cotidianas profundas e próximas ao ideal do outro. Uma forma de se comunicar com sentimentos e pensamentos elaborados e grandiosos na medida de um amor ideal uma loucura de prazer superior e transcendental.(com toda realidade do tempo, a carga histórica econômica e religiosa)

6º ano- Arquitetura / desenho/// meta: atingir a perfeição, a harmonia e poder dos deuses. Lugar da razão, ciência e domínio humano de tecnologias e espaços possíveis, escultura com argila inspirada na grécia antiga. Lembrar da formação de acrópole e templos Divinos e soberanos.

8º ano-  pop art obra: quarto em arles de Lichtenstein- desenho quarto e história com onomatopeias. O retrato da vida banal em foco. A valorização dos quadrinhos (tempos e focos associados a leitura cotidiana), seriam característica da divisão e afastamento da realidade, por algo mais utópico que possam se apegar materialmente e “perder a sua consciência”

9º ano- criar máscaras inspiradas em musicais. As artes visuais compõe o cenário do teatro e da música, complementam, intensificam e contribuem esteticamente para a produção artística como os musicais.  As máscaras desde a antiguidade falam sobre as emoções e crenças do homem a cerca de mundo das realidades possíveis em expressões e relações potentes em ilusão e conscientização. Nos transporta e abre o mundo da imaginação onde podemos fluir e trocar com o imaginário, persona ali contado, por alguem ou algo.

 

1º ano

Falar sobre arte e ciência, a observação da natureza, o despertare no Renascimento, a procura por técnicas, artistas famosos e relações como ponto de fuga e tipos de pintura que estavam se desenvolvendo (tempera, afresco, tinta a óleo, forma de pirâmide, contraposto, sfumato etc). As características da era medieval a espiritualidade e diversas mudanças na evolução humana como por exemplo a dissecação de cadaveres. Navegações e descobertas cientificas. Todo desdobramento da arte para a comunicação com o além do racionalismo e as produções independentes e geniais como perspectivas.

Atividade: desenho de observação da natureza

 

2º ano

Conversar sobre a cultura indígena, a questão do etnocentrismo, a arte considerada utilitária, a questão histórica as diversas etnias e suas estórias, como rituais e outras formas de expressão. As dificuldades que os povos indígenas enfrentam em seus territórios, considerados guardiões, são cheios de memórias e atravessam o homem com sua relação harmoniosa com a natureza. Os desafios urbanos e as questões de preconceito e afirmações necessárias ancestrais e a condição da arte neste meio, tintas naturais (pinturas corporais temáticas), cestaria, arte plumária, esculturas cerâmicas, grafismos e tecelagem. Costumes e rituais com muita arte e produção estética.

Atividade: barco de revista

 

3º ano

Introduzir arte rupestre, a intenção de materializar a caça, como ritual. Os desenhos de animais de estilo naturalista, e depois dos homens com animais caçando. A rara escultura de Vênus, e outros objetos que falavam sobre o ambiente e percepções de mundo, antecedendo a escrita com elementos antromorficos e zoomorficos . As condições enfrentadas no período paleolítico (descoberta do fogo, práticas nômades, caça, coletores de alimento), mesolítico (primeiras atividades agrícolas) e neolítico (domesticação de animais, divisão de trabalho, aldeias, produção de alimentos – formas geométricas).

Atividade: Pintura azulejo, imaginando nosso universo e os símbolos que representam nosso dia a dia.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Começamos com tudo!

 


Plano de aula

6º ano

Grécia Antiga 450 a.C./ Séc. IV

Objetivos: Descobrir as características harmônicas e estéticas: vasos com mitologias em preto e vermelho, estilizados e geométricos

Templos, Acrópole em arquiteturas centralizadas com colunas jônicas, dóricas e coríntias. Respeitava as hierarquias. Exemplo: Templo de Zeus Olímpico e Acrópole de Atenas.

Esculturas alto classicismo (Policleto: cânones 7 cabeças) e baixo classicismo (Lísipo: oito cabeças) com Deuses com características humanas.

Objetivo específico- Atividade baseada na aula, desenho das colunas e de corpos a partir dos cânones.

Metodologia:

Introduzir as artes da Grécia comparando coma Egípcia;

Valores e conceitos da Grécia Antiga, artesanato/ arquitetura/escultura

Pedir que aprofundem o conhecimento arquitetônico das colunas e suas diferenças básicas reproduzindo suas principais características.

Fazer Desenho de cânones.

BNCC:

Contexto artístico e histórico, reflexão, problematização, desenvolvimento proximal de conteúdos (associação estética e cultural), proporção do desenho e identificação de características peculiares da arte e sua manifestação de maneira experimental e intuitiva.

Observações:

Quais as principais dúvidas e interesses no tema?

Existe algo do dia a dia que possam identificar os elementos apresentados?

As imagens do livro são suficientes para apresentar as artes gregas? Qual figura pode complementar minha introdução sobre a Grécia Antiga?

Existe dificuldades na reprodução de desenhos? Quais? Como ajuda-los?

 

 

 

 

 

 

 

8º ano

Objetivo: Conhecer a Pop Art (final séc. XIX início séc.b XX) teve início com as colagens, serigrafias, tinta acrílica, cores vibrantes e intensas. Somando os símbolos da cultura de massa e industriais (principalmente).

Apresentar Andy Warhol e as Latas de Sopa Campbel.

Celebridades: Marlin Moroe, Mick Jagger

Personagens: Pato Donald e Super Homem

Era comum a “apropriação de imagens”, o “senso de humor” e os “suportes alternativos”

Objetivo específico: Atividade sobre  POP ART -criar onomatopéias  e  padrões repetitivos de imagens variados da imagem.

Metodologia:

1-Levar encartes de supermercado e fazer a introdução histórica sobre o surgimento da Pop Art levando em questão o tema escolhido neste movimento artístico; As questões e valores norte americanos super estimados e a crítica social gerada pelo excesso de consumo e a crescente produção industrial. A cultura e influência na arte, galerias e a grande estima econômica como também o vazio de tudo isso.

2-Mostrar as obras principais, questionar e desenvolver um olhar atento sobre as produções.

3- Pedir para fazerem quadrinhos com onomatopéias e os padrões criativos de repetição e variação de Pop Art.

 

BNCC

Gerar novos conhecimentos, aproximar um conteúdo crítico e inovador da cultura global, faze-los refletir e aprofundar o olhar crítico e gerar capacidade de influência transformadora para com o mundo industrial e os excessos de informação, observando e entendendo as mudanças históricas e buscando soluções possíveis dentro da perspectiva modernista que surge para conduzir as pessoas para seu mundo individual e ainda assim participando integralmente das ocorrências do dia-a-dia coletivo conscientemente  e de forma potencializada pela arte.

 

Observações:

Relembrar o conteúdo do modernismo que trabalhamos.

Os alunos conseguem identificar as características mais fortes da Pop Art?

Quais as principais associações que nós temos diante de uma obra como um hamburguer? Depois de tantas figuras humanas e abstratas. O que podemos dizer sobre esse olhar artístico? É arte?

Que tipo de mudança será que foi a Pop Art para o mundo moderno, com o que que rompeu-se? Estruturas de onde? Pra quem?

‘Vocês gostaram desse tipo de arte?’

7º ano

Objetivo: Arte Neoclássica, início séc XVIII; Retomada dos valores greco-romanos, agora querem de novo a perfeição e simetria das formas, a razão a técnica e o individualismo. Desenho prévio.

Contexto da Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”, era comum obras de Napoleão na  guerra ou outros fatos históricos como assassinato de Marat, exposições para o público e críticos de arte.

Contra a monarquia, valores burgueses com a participação do povo. E os artistas agora são destaque, são valorizados.

Objetivo  específico: Agora a arte está interessado no indivíduo, faça um desenho artístico que fale sobre si próprio e construa um contexto histórico que você conhece e desenhe-o, represente-o!

Metodologia:

Contar a novidade: Grande retorno da arte em seus valores de razão e simetria.

 Explicar o contexto da Guerra e do protestantismo

O fim do barroco, agora queremos falar de artistas exposições e fatos históricos

E por fim o individualismo burguês e popular.

Mostrar o estilo arquitetônico neoclássico e compara-lo ao barroco.

Apresentar a atividade dos desenhos e deixá-los criar!

 

BNCC

Desenvolvimento da percepção de comparação e associativa estética, produção autônoma com referências próprias do eu e suas identidades sociais e culturais, contextualização histórica, expressão lúdica e criativa. Intelectualidade e formação integral sobre os acontecimentos artísticos e seus períodos.

 

Observação:

Deveria escrever no quadro os tempos e acontecimentos do período neoclássico ou a experiência artística e a percepção são mais interessantes ludicamente, sensorialmente, livremente?

Como a turma está acostumada a aprender um conteúdo novo? Como professora de arte quais minhas principais preocupações? Que se desenvolvam reproduzindo ou que encontrem as respostas na produção de desencadeamento das tarefas e contato (livro, desenho)?

O neoclassicismo é interessante? Por que? Qual sua importância? Aonde ele vai nos levar? Por que a história da arte é sempre uma caixinha reveladora sobre o homem e sua capacidade de transformar e ser?

 

 ano

Objetivos:

MUSICAIS, que descendem da Ópera.

Musicais brasileiros e estrangeiro.

No Brasil muitos surgiram como contra a ditadura, como os saltimbancos, roda viva.

No estrangeiro principalmente as produções da Broadway como o Fantasma da ópera, Aladin, o Rei leão, Cat’s.

O artista Vinicius de Moraes utilizava o modo hibrido de linguagens artísticas como o teatro, a música, a dança e as artes visuais. Ele fez parcerias importantes como com Pixinguinha, Toquinho, João Gilberto, Antônio Carlos Jobim. A maioria sofreu por conta da censura.

Objetivo específico: Quer criem uma poesia em grupo com personagens centrais sendo animais.

Passar um vídeo de musical.

 

Metodologia

Exemplificar existentes casos de linguagens hibridas de arte

Por exemplo o artista Vinicius de Moraes, falar da Bossa Nova seu contexto de ditadura, os desafios e as formas que a arte tinha de informar questionar e fazer refletir com contracultura e abrindo portas para uma mudança social e cultural de pensamento, no Brasil. (Através da linguagem hibrida, exemplo: musicais)

Apresentar vídeo de um musical e pedir para criarem poesias com temas de animais como personagens principais.

 

BNCC

Acesso a informação e cultura da arte no Brasil, conhecer artistas importantes da música e cenário brasileiro, expressão criativa e lúdica de poesia, recurso áudio visual de mídia, interpretação histórica do contexto da ditadura, movimento entre os saberes das linguagens, aprofundamento com elementos criativos possíveis individuais transcendentes (leitura musical e teatral) e coletivos de expressão (dar vida a imagem, arte!) tornando sonhos possíveis.

 

Observações

Quais os despertares sãos sentidos ao contato com o musical? O que te toca? Atinge o objetivo?

Vinicius de Moraes é um artista completo pois é hibrido?

Culturalmente a arte é uma ferramenta contra o sistema ou continua reproduzindo os padrões? Como funciona? Como acontece e aconteceu na sociedade?

Volta as aulas, olha o que nos espera ! Rumo ao Sol!!!





 Plano de Curso

ARTE

Segundo Semestre 2024

Ensino Fundamental ( anos finais) e Ensino Médio

6ºano

Capitulo 1 – Arte Greco-romana

Objetivos:

Conhecer as artes na Grécia. Esculturas, máscaras (teatro), música e poesia.

Apresentar conhecimentos da Roma Antiga, a escultura, o teatro e seus espaços, a música e a arquitetura.

Capitulo 2 – Arte na Idade Média

Aprender as produções artísticas medievais ( arte bizantina e arte gótica), conhecer as heranças musicais da época medieval; a história e conteúdo do teatro medieval. Associar as produções de hoje em dia, como gravura e fantoche.

 

7º ano

Capitulo 1-  Neoclassicismo, Romantismo e Realismo

Objetivos:

Entender conceitos do Neoclassicismo, Romantismo e Realismo; Conhecer o teatro Neoclássico e Romântico e a música. Reconhecer o Neoclassicismo, o Romantismo e o Realismo no Brasil.

 

Capitulo2- Impressionismo e fotografia

Objetivo:

Identificar característica do movimento impressionista (artistas e obras). Origens e conceitos da fotografia. Conhecer música impressionista e formas musicais eruditas.

Aprender Mimo e pantomima. Saber sobre teatro de sombras.

 

8ºano

Capitulo 1- Tendencias e influencias da arte moderna na arte.

Objetivo:

Identificar as características de Pop Art e seus representantes. Conhecer a escola de arte Bahaus; Aprender mais sobre a música popular brasileira e sua origem, o hip hop e seus aspectos; Conhecer o teatro revista;

Capitulo 2- Modernismo Brasileiro

Objetivos:

Aprender sobre a Semana de Arte Moderna 1922, os conceitos e os principais artistas do modernismo. O cinema Novo e a origem e produção do cinema.

Pesquisar músicas caipiras.

 

9º ano

Capitulo 1 – Linguagens da Arte

Capitulo 1

Objetivos:

Apresentar o modo hibrido das linguagens artísticas. Iniciação, técnica de desenho e pintura (elementos formais); incentivar a apreciação de obras artísticas, estimular expressão criativa e produção em diversas linguagens da arte.

 

Capitulo 2 – Composições da Arte

Objetivos:

Aprender conceitos e Patrimônio Cultural da Humanidade; Aspectos da arte indígena. Apreciar músicas (urbana, rural e regional); Importância de diferenciar danças e seus estilos; Leitura dramática.

 

1º ano Ensino Médio

Capitulo 1 – Realidade e Ciência x Dramaticidade e Barroco

Objetivos:

Compreender relações entre ciência e arte; técnica observação e prática de imitação da natureza; Analisar especificidades entre arte e artesanato.

 

Capitulo 2- A música no Renascimento e no Barroco

Objetivo:

Compreender as mudanças da música no período do Renascimento e no período Barroco. Conceitos de teoria musical e períodos históricos; Expandir repertório musical.

Capitulo 3 e 4- A arte seus palcos/ Arte Barroca

Teatro Elisabetano e início do protestantismo.

Analisar o período barroco e as suas linguagens.

 

 

2ºano Ensino Médio

Capitulo 1- O que quer dizer a arte indígena

Objetivo:

Refletir arte indígena em sua forma social e cultural. Questionar conceitos, como estereótipos e etnocentrismo. Importância cultural da arte indígena dentro da sociedade moderna ocidental.

Capitulo 2- Dos ritmos aos rituais

Objetivo:

Reconhecer a dança, instrumentos, sonoridades e ritmos indígena

Capitulo 3– Heranças artística Africanas

Objetivo:

Compreender a pluralidade cultural africana suas influências na Europa, no Brasil. Principalmente na música brasileira.

Capitulo 4 – Transformações musicais

Objetivo:

Estudo do choro, do samba e bossa nova; Tonalismo e formação da música popular.

 

3ºano Ensino Médio

OBJETIVO> Realizar questões do livro didático com introdução do temas.

Cap.1: Arte Rupestre/Rituais dança e música/Arte e Cultura indígena/ Arte na Antiguidade

Cap.2: Arte na Idade Média/ Arte no Renascimento/ Arte Barroca/ Arte Neoclássica e Academicismo.

Cap.3: Romantismo/A Arte Realista/ Vanguardas Artísticas Europeias/ Arte Africana

Cap.4: Modernismo/ Arte Contemporânea/ Arte Contra Ditadura/ Arte d

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Lua Cheia Junho



 E seguimos nos mares mais profundos de Paraty

Alunos desafiadores, Escola tradicional, Mundos diferentes, Encontros piratas, reencontros de toda magia do destino, com estórias de onde ja navegamos semeamos e construímos pontes, elos, universos. 

Um tesouro inestimável para a Cristal, aplicar tudo tudo todo nosso conhecimento de arte. Estudar e ensinar!

Que missão linda, temos muito muito trabalho pela frente!Estamos pertinho do nosso tesouro Maior, Aya e Sol, minhas sementinhas amadas que estão crescendo espalhando-se neste mundo, como quero nós!

E o ritmo de final de trimestre muitos anseios muitas relações novas, meus alunos não conhecem a propósta libertária que somos. Adaptando ainda nosso tom, jeito e modo de ser para compartilhar conhecimento e formar um novo corpo de aprendizado.

Dói a falta de respeito de alguns alunos, a ansiedade, o medo, as grandes limitações que vejo, não só minha mas deles também. Aos poucos vamos nos conhecendo. Coisas que tive que improvisar, aprendizados que estão ensraizados, a arte ganhando corpo. Sair do caderno e colocar em prática tantas coisas de professores provas livros etc

Muito lindo trabalhar de novo com teatro. Ensinar um pouco de música. Arte!!! poder falar como é bom e importante!

Escolher bons vídeos, comentar. Trabalhar com argila com uma turma super agitada de 31 alunos!

Vê-los utilizar tinta, provavelmente não pintavam desde educação infantil. Conhecer a criatividade de cada um, as dificuldades. 

A organização de tudo, como estou fazendo isso. Navegando fluindo na natureza dos aconecimentos, sem precipitar, no ritmo no amor, sem pressão.

Conhecendo a escola millenium e seus valores e princípios, aos poucos adequando, aproximando. Para toda sorte continuar com a gente! Uma parceria linda.

As vezes me pergunto como devem estar meus aluninhos que conheci no CEI, sinto falta das criancinhas, da7 inocência, o brincar e liberdade deles. Foi lindo demais!

Dei prova e vou dar mais, tirei médias e corrigi prova e atividades. Não sou rigorosa, quero conhece-los, saber o que estão aprendendo aos poucos identificando serzinho por serzinho, e vai ser lindo, sei disso.

Olhando bem firme para minhas limitações e procurando supera-las. Sou  humana sensível e sonhadora.

Aqui em Paraty fazendo novas amizades e abraçando esse espacinho para evoluir e crescer espiritualmente e interiormente. Agradeço e venho dizer que estou atenta, penso muito sobre nossos valores e como foi que realmente isso aconteceu em Niterói como tudo realmente aconteceu! Nessa fé grande grande conhecer novos mares de Paraty, onde não estivemos por alguma razão uma cidade que nada muda, está e é totalmente diferente e isso vem da transformação, da revolução da dedicação e muito daquilo que acreditamos.

Bonito e verdadeiro.

Parabéns Cristal! Você é meu grande projeto de vida, foi pelos mapas evolutivos, a conscienciologia, pela vontade de aprender e colocar em prática que muitas coisas chegaram para nos fazer mais fortes. Se pensar mesmo 13 ANOS!!!! Estamos abraçados a arte e brotando da boa semente agroecológica anarquica!

Estou aqui, estamos juntas; saudações, já estamos chegando perto de aportar e revisar sim tudo isso que vem!

com sabedoria e amor

Carol

terça-feira, 28 de maio de 2024

com os adolescentes, uma nova7 experiência para nós

 



Plano de aula

1º ano

Tema :Incorporando a arte

Subtema> surgimento do teatro

Justificativa:

Explicar o surgimento do teatro com as danças africanas e mitos de Dionísio, tragédias gregas.

Objetivo: fazer máscaras que falem sobre a expressão teatral a representação de estórias trágicas, como de Édipo.

Objetivo específico:

-Desenvolver o conteúdo histórico do teatro, contextualização

-Os elementos das tragédias possam ser interpretados e identificados

-Construir com o suporte de materiais reciclados uma expressão de significados abrangentes culturais e sociais.

-produção de ideias gregas como situações irreparáveis da relação dos deuses e o homem

-Falar sobre dança africana e máscaras nos rituais

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem Visual: Linhas, texturas, formas, geometria e cores

- Linguagem Artística: Teatro e composição com colagem

-Pesquisa, conteúdo histórico - contextualização

- Habilidades BNCC  - corporeidade, expressão, comunicação, leitura de imagem

 

Procedimentos metodológicos:

1-      Ensinar sobre as danças africanas, sua representatividades

2-      Introduzir o teatro grego, seu principio e principais influências

3-      Falar sobre expressividade com os alunos principalmente nas tragédias gregas

4-      Contar estória de édipo

5-      Pedir para produzirem mascaras que contem uma estória como as das mitologias, mas atuais.

 

Perguntas para observação

 

1-      O que está por detrás das mascaras africanas e gregas?

2-      Qual era a importância das tragégidas para o teatro?

3-      Quem foi o precursor na grécia da dramaturgia?

4-      Os alunos conseguem fazer uma ressignificação das máscaras para os dias atuais? Existe alguma dificuldade? Quais?

Material didático:

Livro

Cola, tesoura, papeis reciclados e caixa de leite e papelão.

 

Bibliografia:

LIVRO DIDÁTICO 1º Ano. Millenium

 

Segundo ano ensino médio

 

Tema: música séc XVIII

Subtema: música clássica

Justificativa: Desenvolvimentos de outras dimensões sensoriais e intelectuais com a música, capacidade de expressão e identificar harmonia e contrastes.

Objetivo: : Introduzir música clássica explicando seus principais elementos compositivos sonatas, códigos e equilíbrio/drama.

Objetivo específico:

- Conhecer a dinâmica original e eternizada da música clássica

-experimentar arte com elementos musicais

-sensibilizar para os diálogos sonoros

-falar sobre o crescimento de produção de instrumentos da época

-expressão com pintura e música clássica e seus principais artistas

 

Seleção de conteúdos:

Linguagem Visual: linhas, formas, cores, tons,

Linguagem artística: música e pintura

Habilidades: identificar sons, expressar com pintura, interpretar arte e contextualizar;

 

Procedimento metodológico

1-      Colocar música clássica Bethoven e Mozart

2-      Fazer uma conversa sobre os sons, tempos, e melodias, altura e ritmo

3-      Explicar a época e principais características monárquicas e eclesiásticas e de elites.

4-      Fazer pinturas ao som da música clássica.

5-      Apresentar uma exposição para turma.

 

Perguntas para observação:

1-      O que era arte clássica?

2-      O que mais se destaca na música clássica?

3-      O que mais gostam?

4-      O que menos gostam?

 

Material didático:

Telas

Tintas

Pincéis

Livro didático

Papelão.

 

Referência Bibliográfica:

Livro de arte segundo ano ensino médio millenium.

 

3º ano ensino médio

Tema: modernismo

Subtema: arte das vanguardas

Justificativa: Aprender as relações da modernidade seus elementos constituintes e conhecer as linguagens transformadoras que surgiram no séc XX

Objetivo:

Trabalhar com os parangolés de Helio Oiticica, produzir com tecidos os movimentos de parangolés que visavam a transcedência do olhar na arte para cores e circulação de informação de arte.

 

Objetivo específico:

-Introdução sobre os movimentos de  vanguarda da europa e do Brasil

-Apresentar artistas da época como Anita Mafalti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, escritos Mário de Andrade e Vila Lobos.

-Apresentar obras de Matisse, Picasso, Dali, Mondriand.

-Explicar o rompimento da estrutura do sistema

-Falar sobre o ideal Nacional.

 

Seleção de conteúdos

Linguagem Visual: Parangolés – composição artística

Linguagem artística> performática, teatro, dança

Habilidades: contexto cultural,  expressão, composição com elementos da arte

 

Procedimento metodológico:

1-      Começar falando sobre A arte na europa e suas vanguardas

2-      Falar sobre a Semana de Arte moderna e seus artistas

3-      Construir parangolés, inspirados na obra de Hélio Oiticica

 

Perguntas para Observação:

- Qual a importância das vanguardas artísticas na modernidade?

-Quais as principais características de cada movimento artístico do sec. XX?

- Qual a maior expressividade dos parangolés?

-O que foi a semana de arte moderna?

 

Material didático:

Tecidos grandes.

Outros adornos para o tecido

ReferÊncia:

Livro terceiro ano ensino médio de arte Millenium

 

Plano de Aula

Sexto Ano

Tema:  Arte Egípcia

Subtema> Ideais de eternidade na arte

Justificativa: Abordar os principais elementos artísticos da época como hieróglifos, esculturas e pirâmides.

Objetivo geral Ensinar Arte Egípcia com performance teatral.

Objetivo específico:

- Trabalhar a percepção estética egípcia como lei da frontalidade

- Concepções e representações hierárquicas e de poder e religião que a arte simbolizava

-  Aprofundar a perspectiva de eternidade com causos performáticos que falem da vida e ideais da época, utilizando a linguagem artística.

-Fazer relações com os dias de hoje os elementos de artes “eternas”.

- Relação da morte e construção de pirâmides

- Hierarquia das pinturas, estruturas da representação

- Elementos religiosos artísticos – como representação de Deuses e animais de poder.

-composições gerais como a de hieróglifos  (matemática e escrita como registro histórico e artístico)

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem Visual: Linhas, texturas, formas, geometria e cores

- Linguagem Artística: Teatro (performance) e desenho

-Pesquisa, conteúdo histórico - contextualização

- Habilidades BNCC  - corporeidade, expressão, comunicação, leitura de imagem,

 

Procedimento teórico metodológico:

1-      Ensinarei o conteúdo de Arte Egípcia

2-      Analisarão as imagens do livro assimilado o aprendizado

3-      Farei uma proposta de divisão de grupos

4-      Deverão criar uma performance coletiva sobre os ideais de eternidade egípcios e representar criativamente seus elementos

5-      Vamos interpretar a apresentação e fazer comentários

6-      Faremos exercício de reforço com o livro.

7-      Na aula seguinte faremos desenhos sobre a lei de frontalidade  ressignificada para os dias atuais

 

Avaliação:

-Observarei os diálogos que experimentamos  na aprendizagem, com a concepção teatral, depois verei se responderão as últimas perguntas do livro que resume a aula.

Instrumentos:

Perguntas para observação:

- Por que a arte egípcia se destaca entre outros tipos de artes?

- A arte egípcia atingiu seus objetivos de ideais de eternidade?

-Como era a vida dos povos daquela época? Como eram representadas as hierarquias?

-Qual a relação de grandeza de arte e religião como esse império mostrou suas estruturas? Eram formas simétricas?

- Como meus alunos podem interpretar e explorar esses elementos?

- Como a linguagem do teatro possibilita esse tipo de visão de mundo?

Material didático:

- Lápis e lápis de cor.

 Bibliografia:

Livro didático Millenium sexto ano de Artes.

 

Sétimo Ano

Tema Arte Barroca

Subtema: Uma viagem histórica sobre arte

Justificativa: Apresentar o contexto histórico da cidade de Paraty e identificar como o ciclo do ouro enriqueceu o Ocidente e fez mudanças no mundo das artes, com o surgimento do protestantismo, mudanças estéticas ocorreram junto com os fatos. Dramas intensidades e ouro permearam a época.

Objetivo: Explicar a expressão barroca e seu contexto e fazer um autorretrato barroco

Objetivo específico:

-Orientar a influência histórica do local de Paraty com todo o ciclo do séc.  XVI para XVII da qual o enriquecimento mudou estruturas sociais e artísticas

-Apresentar elementos do estilo barroco como músicas e teatros

-Apresentar artistas

-Imaginar a época e com criatividade fazer um autorretrato barroco.

 

 

Seleção de conteúdos:

- Linguagem visual: formas, imagens, arquiteturas e esculturas

-Linguagem artística: performance teatral

-habilidades: comunicação, leitura de mundo. Criatividade e empatia

Procedimento metodológico

1-Ensinarei como começou o estilo barroco

2-Apresentarei os principais artistas e características (colocarei música de Bach e falarei de Shakespeare)

3-Farei Diálogos e  tirarei dúvidas sobre o tema.

4- Faremos atividade do livro, desenho de auto retrato

5- Na próxima aula faremos uma reinterpretação de um diálogo barroco para um diálogo para dias atuais.

 

Perguntas para observação:

1-      Os alunos conseguem identificar as características barrocas pela cidade de Paraty?

2-      Compreendem o contexto histórico e onde a arte mudou e se transformou do estilo clássico renascentista para o barroco?

3-      Quais elementos e como irão se utilizar das formas para fazer um auto-retrato barroco?

4-      Conseguem observar os movimentos da música barroca? E como estão presentes na arte?

 

Avaliação:

Produção das atividades e participação em aula.

 

Bibliografia:

Livro Didático Millenium sétimo ano

 

Oitavo ano

Tema: Arte Moderna

Subtema: Outro paradigma

Jusificativa: conhecer as vanguardas da arte moderna sua expressão histórica e relevância estética mundial.

Objetivo geral:

- Apresentar os estilos artísticos e artistas> cubismo, fauvismo, concretismo, surrealismo, dadaísmo, expressionismo

Objetivo específico:

- saber que as vanguardas romperam com os padrões e como foi a evolução desses estilos da arte

-produzir arte pensando na modernidade e seu contexto histórico – guerras e mudanças industriais

-falar da semana de arte moderna e artista brasileiros influentes ex: hélio oiticica, Tarsila do Amaral e outros

-introduzir arte abstrata

 

Seleção de Conteúdos:

-Linguagem visual: formas, estilos, cores, padrões, linhas e texturas

-Habilidades: criatividade, expressão, leitura de imagem, conhecimento histórico cultural

 

´Procedimento Metodológico:

1-      Contextualizar a evolução da arte apresentando os artistas e suas respectivas vanguardas

2-      Apresentar os estilos (imagens) e características e diferenças

3-      Fazer uma colagem explicando o processo de abstração

4-      Para aula seguinte: produção de um parangolé- vamos fazer uma atividade do livro do quadro de Guernica de Picasso.

5-      Tarefa pra casa: desenho do seu sonho (influência do surrealismo)

 

 

Material didático

- folha a4

-Cola

-tesoura

-papéis coloridos

- tecidos tamanhos diversos

 

 

Perguntas para observação:

1-      Como acontece a transição de um estilo artístico para outro?

2-      Quais os fatos que influenciaram esses artistas?

3-      Qual a importância dessas artes nos dias de hoje?

 

Avaliação:

Realização das atividades

 

Bibliografia: Livro didático Millenium oitavo ano

 

 

Nono ano:

Tema: Linguagens da Arte na Natureza

Subtema: música, desenho observação e textura

Justificativa: como é importante conhecer as estruturas da Arte que na natureza encontra-se! Fundamental identificar as múltiplas dimensões que a natureza é para os artistas e suas significações de mundo.

 

Objetivo geral: explorar os elementos da natureza como textura, imagem e música.

 

Objetivo específico:

- explorar linhas, ritmos e formas, para aprender a falar artisticamente deles junto com as muitas possibilidades de arte representadas na história contemporânea e passada.

-conhecer artistas que exploram aspectos da natureza

-proporcionar uma experiência com composição tanto de música como de artes visuais

-reconhecer as formas naturais e como elas eram apresentadas em diferentes épocas e contextos;

 

Seleção de Conteúdos:

- Linguagem visual: linhas, cores, formas, texturas

-Linguagem artística: ritmo/tempo (música)

-Habilidades: comunicação, expressão musical, leitura de imagem e mundo.

 

Procedimento Metodológico:

1-Iniciaremos com atividade do livro onde vamos interpretar o ritmo e o tempo numa estrutura musical

2-a atividade será um desafio para cada um, como um jogo musical

3-após criarem sua própria estrutura musical irão apresentar para turma

4-Depois entregarei pedaços de folhas, galhos, flores e eles farão uma composição com as texturas

5-Na aula seguinte levarei frutas para eles desenharem como observação de natureza morta;

6-No final faremos uma reflexão sobre o que estamos aprendendo em relação ao conteúdo artístico experimentado;

 

Avaliação:

- Realização das atividades e participatividade.

 

 

Perguntas para Observação:

 

1-      Onde encontramos arte na natureza e natureza na arte?

2-      Qual a importância da expressão com os elementos da natureza qual a principal diferença?

3-      Quais as características das vibrações, intensidades, altura da música e como se encontram na natureza?

 

Material didático:

-Frutas

-galhos folhas flores areia

-cola

-lápis de desenho

-folha a4

-tesoura

 

Bibliografia: Livro didático millenium nono ano.