quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sejam Bem Vindos Todos Cristalinos! Vamos navegar!

Conhecendo os Cristalinos


Visão da escola:
A Escola Cristal está para o desenvolvimento Integral do Ser Humano em Harmonia com seu meio. O lugar da escola é para o aprendiz explorar o campo de progressão evolutiva individual e coletiva de forma livre e sem restrições para vivenciar as experiencia de inovação e integração para que seus projetos de vida se realizem e sejam arquitetados e reinventados quando necessario. Nós trabalhamos para que a consciencia de Unidade participe mais ativamente das relações de mundo estabelecendo com outros mundos um significado coletivo e dimensões da vida que produza um proposito em comum.um diálogo único, com questionamentos e posicionamentos que formam e caminham para uma perspectiva humanista fraterna que participa de multiplas e otimistas formas no desenvolvimento moral ético consciente no dia a dia. 

Visão da educação:
A idéia é educar e formar e Seres Humanos autonmos e conscientes de si mesmos e ativos na transformação da realidade propiciando movimentos sociais emancipatórios integrados em redes solidarias e humanas que propoem junto aos setores excluidos da sociedade novos espaços que proporcione o surgimento de uma reflexão coletiva (estimulado a interculturalidade Mundial e troca de saberes gerais inclusive sobre  agroecologia e iniciativas para a paz)facilitando e incentivando as abordagens que interagem o conhecimento cientifico e popular ou seja tradicional e contemporaneo visando encontrar os elos participativos encaminhados para uma consciencia UNA e sustentavel com pensamento criativo e propositivo consciente ativo. E também para adequar ao complexo social atual a valorização da existencia, desativando os mecanismos repressores da cosnciencia e poder assim, reinvidicar o direito de SER conhecendo a própria subjetividade e a do outro encontrando estratégias afirmativas que construa um consenso de igualdade e equilibrio (justiça) . 

Paradigma pedagógico:
Nós ensinamos à corresponder os aspectos expressivos da sociedade (marcas reveladas em excessos poluição doenças e desigualdades ) de forma mais completa livre e responsavel, dilatando os padrões e paradigmas de um mundo aprisionado em regras e estruturas que limitam e cegam ao invés de expandir o sentido existencial que compreende o nosso estar e viver bem e verdadeiramente feliz com todas formas de vida existentes.Visamos e construimos novas estratégias de desenvolvimento.
Nossa proposta principal é desvendar as máscaras da sociedade atraves de pedagogias críticas e práticas integrais,!apresentando um mundo real mais rico e detalhado onde tornamos todos os sonhos e projetos possíveis!(o objetivo é gerar reforma do pensamento cartesiano para um olhar mais holítico e eficiente). 

Metodologia:
Através da metodologia Pirata e das correntes e navegações que sobrevivemos pelo ato constante de pertencer á um mundo diverso e livre. (mais detalhes abaixo)

Avaliação:
O desenvolvimento e avaliação das aprendizagens estarão para o auto conhecimento e o crescimento integral de cada cristalino.Os registros e históricos estarão relacionados aos ciclos vinculados á metodologia de navegação.
Curriculo:
Nossa escola quer participar do horizonte de realização adentrando os conteúdos curriculares e abordando as dimensões fundamentais do curriculo que abrange o PCN e o formato de disciplinas permitido pelo MEC para que o  Perfil diferenciado do Cristalino também dialogue com o quadro educativo de outras instituições de ensino;
:
As práticas pedagógicas e curriculares são transdisciplinares e interculturais à nível Globalizado e local. Correspondendo e respeitando as demandas de competencias e demais conteúdos básicos.

Forma de Gestão:
Por isso nossa Gestão é Criativa livre e dinâmica para que a diversidade de percursos possíveis promova um desenvolvimento sustentável e interdisciplinar.

Profissionais pedagógicos:
Para esse trabalho a equipe de orientadores são participantes responsáveis para que os ciclos de navegação sejam completos para todos os Cristalinos. Assegurando uma assistencia amparadas em regulamentos Internos que capacitam a organização estruturada de um acordo único de convivência que pode ser questionado e aprimorado se assim for demandado.

Infra-estrutura e recursos didáticos:
Nossa nau é expansiva e está em todos os ambientes possíveis da Cristal e nosso referencial é um mapa que abrange todos os pólos e portos de aprendizagem do espaço comunidade e esse esquema é coordenado e orientado por nosso projeto de aprendizado que aborda os lugares do desenvolvimento para a ampliação e promoção das competencias e cognições das crianças que contribuirá para a funcionalidade e apropriação de acervos didaticos e pedagógicos contribuindo para outras capacitações fisicas estruturais e para a escola.

sobre recurso didatico:
“O aluno vai recer informações que acrescidas da própria vivencia poderá resultar seu material pedagógico criado por ele mesmo e não um modelo já estabelecido”

Filosofia, ideário:
A sistematização da Escola Cristal é amparada pela filosofia de navegação que aplica através dos estudos ligados á conscienciologia e formação integral os fundamentos básicos para a experimentação e vivencias de um aprendizado focado para evolução pessoal social e profissional agregando valores, habilidades, atitudes e Informações //conhecimento.
O efeito colaborativo sustenta a expressão evolutiva.
Da parte Integral comunicamos o estudo apronfundado dos corpos somáticos: mente, corpo, psquico,inconsciente/sombra, e espirito e energias no aspecto aprofundado e generalizado; Apoiados nas referencias parapsiquicas e estratégias de desenvolvimento para o trabalho inter, extra, intra pessoal e social;Além do trabalho relacionado as pesquisas cientificas de preferencia por pesquisação (práticas e vivencias de campo) e do uso e reconhecimento das novas tecnologias inclusive e principalmente as alternativas.( ecologicas ex: bioconstrução, permacultura e agroecologia) o engajamento com as práticas sustentaveis ecologicas conscientes como a idéia de energias renovaveis conflue com perfeição para que o contexto do prisma Sustentável, do cristal e do barco em navegação participe da harmonização em todas as suas dimensões possíveis.

Perfil:
A escola Cristal ultrapassa o perfil de escola tradicional para que o entendimento de aprendizado seja redefinido ao sentido intinerante de outras capacitações cognitivas com principio não apenas técnico, mas lúdico e libertador do conhecimento e dos conteúdos intrísicos. Entre as atividades a construção do espaço sustentável e a apropriação das tradições locais e populares para a suspensão do trabalho por seu valor de transformação social  e consciente ecologico e mundial.

Paradigma:
Entre os paradigmas do ensino está o próprio questionamento e abordagens da composição das regras civilizatórias e todas as aplicações culturais da comunicação , economia, política e outras interdependencias sociais.
O resultante dessas elaborações da construção e origem do mundo é a reestruturação consciencilogica planetária que repensa e atua de forma mais plena a evolução e participação ativa do homem com seu meio;



A metodologia

Pirata //
parte para a educação como proposta pedagógica que entende o homem como um universo complexo e diverso e espelha o mundo como assim o apreende e por isso é único e complementar e fundamental para a composiçãode um núcleo prisma que com todas as deformidades e espectros distorcidos e cariados acessa os pontos compartilhados, os “lugares” em comum. 
Como uma onda que agrega todas as dimensões individuais e coletivas e organiza , harmoniza os pensamentos, projeções, proposições conscientes e inconscientes.
Para isso nós buscamos a  identidade Cristal e a metodologia Pirata porque o principio de navegação permite que compreendamos melhor as dinâmicas do aprendizado proposto.
A difusão da idéia que estamos integrados em uma intenção evolutiva que ocupa um espaço em comum, a qual cada um tem uma dimensão própria que deve ser explorada , vivenciada  de forma completa e o mais feliz e prazerosa possível, ou seja de forma autonoma e livre!
A assimilação desse trabalho em grupo caracteriza e dá forma á todo o cristal, o barco;
Os entrelances do aprendizados está para que essa expansão individual respeite tambem os limites e conheça as diferenças e semelhanças positivas e negativas, sendo este último um princípio específico do trabalho pirata.
Os elementos lúdicos que ilustram e dão acesso para a expressão do conhecimento, participa das esferas que compoe a integralidade dos indivíduos : mente, corpo, espirito, alma  como particularidades essenciais e assim a cognição comunicativa que formam as relações  com o mundo – kósmo e todos os respectivos encontros especificos providos da ciencia contemporanea que de maneira fisica . meta fisica e quantica abrange tudo isso.
O sentido do autoconhecimento e auto aceitação direcionam.se ao sentido autonomia e participação solidaria no contexo do barco. Formando os aspectos conscientes como o principal objetivo do personagem cristalino na aventura pirata.
Esses aspectos estão de muitas maneiras excluidos da aceitação na sociedade porém se manifestam em toda via; São caracteristicas grosseiras, rudes, violentas egoístas e vaidosas que no processo metodologico pirata são forças motoras e potenciais latentes que vibram muitas ondas que podem levar nossa embarcação com mais velocidade para as virtudes evolucionais que buscamos, todos os defeitos e ruídos são elementos construtivos e fortes que na harmonia do cristal primando os elementos e os fundamentos conscienciais de liberdade união e realização de uma ancora final, ou seja um porto em comum.
Vamos sendo conduzidos em livre expresso para as ondas mais altas do conhecimento em conhecimento.
Toda a experimentação e orientação será por ordem de um mapa central que nos guiará além das fronteiras sociais e pessoais que encontramos no caminho para o destino em comum que é o principio e o fim em si mesmo: a autorealização;

Principios  Fundamentais:

Prisma Poligonal Holo Harmonico: Uma forma de fazer amor;
O projeto do Prisma é assumir a responsabilidade de humanização/ harmonização com o trabalho de desenvolvimento evolutivo consciencial através de práticas integrais que organizam e estruturam a atividade edificante interpessoal e o contexto social a qual estamos inseridos.




Projeto pedagógico:
Pedagogia Cristal


a ÓTICA CRISTAL

Educação por uma outra  ótica :
Escola Cristal , Genesis : o principio da criação

Justificativa: “a crise do mundo é uma crise de ótica”
Pensamos que as multiplas formas de viver ser e estar no mundo que manifesta uma diversidade religiosa cientifica cultural e filosofica podem ser integradas e nosso trabalho é revelar o encontro que permite a relação fraterna livre e respeitosa por todas as diversidades e ópticas de existir e viver. Nosso principio é  unidade e o programa visa o sensibilizar artistico para o despertar das consciencias e estabelicer novos níveis evolutivos em dinamica inclusiva , integral. A “aventura” de um “despertar” são provações evolutivas que propomos com práticas, abordagens e dinâmicas holístico integrais que comporta o desenvolvimento das cognições e os potenciais humanos, éticos e transformadores que sustentam o autoconhecimento indvidualizado  e a percepção ampliada do coletivo e da força vital criativa intra fisica e extra fisica.


Dinamicas Cristais orginais.
Estágios de desenvolvimento para o aprendizado e/em navegação

“Um bom mapa não consegue impedir os erros, mas pode revelar os pontos cegos e nos ajudar a pisar no lugar certo ao explorar novas áreas da vida. Saber onde procurar e que perguntas fazer são vantagens enormes”

Módulos para o despertar:

Mapa evolutivo:

Piratas em ação !
Representar ETHOS (morada: individual>habitos costumes meios e formas de estar e se relacionar com o mundo)
Aprender a Realizar o seu estilo, no jeito que lhe é próprio!
Conhecer seu projeto/programa existencial e buscar traçar os caminhos (didáticos  pedagogicos e dinamicos integrais) para realiza.lo !

1. Motivação (X)
2. Mapa Coração / Mapa Corações
3.Percursos InterATIVOs.

Função : São núcleos/pontos- Eixos de Alinhamento e rotação : onde tudo e todos interagem de diferentes formas para um destino em comum!

Mapa CENTRAL interativo (o mural guia de todo o trabalho):

Dimensões tempo/ espaço/ identidade: multiplas perspectivas
ETHOS coletivo !

Desafio: compreeder e suplementar os caminhos existentes e trabalhar a interatividade dos mapas individuais que revelam os “segredos dos corações” para a introduzir a perspectiva de unidade onde todos os saberes e conhecimentos instríscicos para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem coletiva sejam compartilhados.]


“O real é a Potencialização de todas  as realidades”

Interação:
Identificar as dimensões do seu ser no mundo e desenvolver as perspectivas de si mesmo, os outros e de todas as outras coisas conectadas ex: Eu/Nós/Isto/Istos

.Cognições /mente corpo espirito(Combinações, Equilibrio, Expansão/Contração,Associação, Movimento, )
.Sombras (Frequencias, Intensidade, Força, Propagação, Velocidade)
. Atividades (Prática Integral Cristal, Curriculo, Ciclos, Avaliações, Instalações)

Interpretação:
cada um influencia o significado dado as suas experiencias. O significado acrescenta dimensionalidade a intenção com que se experimenta a criaçaõ dos mapas. A interpretação e leitura deste é tão importante quanto a experiêcia, pois é ela que vai determinar em grande medida o impacto a longo prazo em nossa vida.

“Racionalizar as diferenças e buscar compreender o outro, uma forma de ”

5. Saudações Piratas
*para O ensino dÊformar*! (Reimaginação educativa)


6.Convite para Navegação :

*uma cósmo visão da embarcação* por uma óptica organica  pessoal

Havia naquele lugar um vazio escuro
no vazio escuro ninguém quis entrar
vazio escuro dá medo frio confusão

Havia em outro lugar cheio e claro
nesse lugar também ninguém quis entrar
cheio e claro dá incomodo estranheza solidão

O navegante . . .

Neste lugar todos queriam habitar !!!
Na bússula dos ventos um novo barco está para partir
Filho do Cristal sua tripulação é infantil

Nossas ferramentas são jogos, brincardeiras, danças para cultivo e partilha.
Aprendemos navegando a remar unidos e a ir sempre de encotro
com nosso destino CORAÇÃO.

Neste barco não temos capitão é no intercambio de liberdade que
encontramos nossa própria direção
Conhecer as estrelas, flutuar com as ondas sem preocupação.

Quando estamos em nosso destino não tem chanse para
estarmos perdidos ou com medo de turbação.

O capitalismo são os nossos inimigos. . . .

Que amamos quando fazemos solidariedade e igualdade

e são nesss ondas que nos encontramos em direção
Ao porto seguro que semeamos em cada respiração

Para entrarmos em alto mar é necessário saber respirar.

Saber é também conhecer o barco, suas partes e funções.

Se integrar como quando se monta um cavalo,
sendo UM só galopando as estações.

Desenvolvar as forças do pensamento
a mente o corpo o espirito e as energias
para construir a união em harmonia

Os cinco sentidos

Conhecer seu barco para que o nosso barco seja um só
com Força, Raízes e Frutos.

Nosso material didático é Crista e vive na Crista das ondas
lá onde vive o arco-íris

Encontramos na diversidadade destas cores
todas linhas para um bordado alegre e consistente
buscamos a união das cores para a PAZ.

E para o encontro destes diversos elos propomos o caminho do coração.
Um percurso didático experimental construtivo solidário

expontaneo e vital.

Entre as metodologias nos sustentamos a simplicidade e da energia criativa
de um afelicidade múua como gozo sem igual
e neste Lugar

ANCORAMOS;


considerações:
os mapas informam as práticas que irão interagir com os ciclos de navegação
são as direções e elementos estruturais que entre a diversidade personalizada/identidade indvidual em quadrantes alinhaveis e rotativos a qual bordamos e pintamos a unidade que é o Cristal, o nosso barco do conhecimento.


“nenhum mapa pode incluir todos os detalhes, mas  pode abrir espaços para todos eles. por exemplo: seria impossível encaixar todas as direções concebíveis no mostrador de uma bússula. No entanto, a bússula abre esaço para cada direção possível c/ duas orientações possíveis NORTE/SUL LESTE/OESTE.”


6.Organização: sistematização:

Ajuda a transformar amontoados em conjuntos ao identificar padrões fundamentais que conectam os amontoados;
Perceber esse planos e projetos diferenciados teremos uma pauta que reunirá o conteúdo ativo consciencial em níveis e ações realizadas.
É o corpo inicial da escola, o esqueleto. Nossa caveira didática Cristalina Sustentável e permacultural! que representa o Prisma Poligonal Holo Harmonico.

“Pensamentos criam a realidade, as emoções são geradas pelo pensamento e é você quem causa a sua realidade” Psicologia da alma.


Orientação:
“A auto realização é saber no corpo, na mente e na alma que somos um com a onipresença de Deus, não precisamos rezar para que venha a nós, não estamos meramente próximos a ela em todas as ocasiões, mas a Onipresença de Deus é nossa Onipresença;Somos parte Dele agora, assim como sempre seremos. Tudo que temos que fazer é aprimorar nosso conhecimento.Yogananda;


Cristalização Pirata :Ser aprendiz de voce mesmo e tornar-SEu mundo !


Perceba os sons a sua volta e perceba as suas sensações corporais.
Perceba que você não é identico a esses sons e sensações.
Todos os sons e sensasões são objetos que se dão á consciencia que voce na verdade é.
Perceba os seus pensamentos lembranças motivaçoes ou impulsos.
Todos eles se dão como objetos á consciencia que voce é.
Você é o Um que sempre estea presente.
Nunca houve um momento em que você estivesse ausente.
Você sempre foi você.
Então, perceba você.
Perceba a quididade que você é.
Não finja que está procurando, encontrando ou esquecendo o UM que você verdadeiramente é.


DICA CRISTALINA: para melhor cOMpreensão do trabalho tome uma vitamina homeopatica OM;

Observação Pirata: meticuloso cuidado com pressupostos morais éticos de conformidade social duvidosos!

Para evitar percalsos no caminho um diagnósticO:

 "sueno que solamente tu sueñas es un sueño que solamente tu sueñas
pero sueño que juntos soñamos es realidad" (Raul Seixas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário